O que passar no frango para fritar: 3 combinações diferentes

Quando pensamos sobre o que passar no frango para fritar, automaticamente associamos com o empanamento, mas as opções vão além disso.

Tem gente que tempera simples, outras pessoas preferem um mix mais elaborado de temperos, sem contar as receitas que levam algum tipo de condimento mais espesso, como a maionese, por exemplo.

Verdade é que o frango frito pode ser preparado de todas as maneiras possíveis, e separei as melhores dicas para complementar seu repertório. Confira!

O que passar no frango para fritar: 3 combinações diferentes + dica extra

As combinações que separei dizem respeito a diferentes formas de temperar frango, bem como especiarias e temperos que podem compor a receita. Então, não necessariamente falaremos sobre empanamento, como muitos podem pensar.

1. Peito de frango frito com maionese

Essa provavelmente é uma daquelas receitas antigas que foram se perdendo com o tempo, estou falando do frango com maionese. Pode parecer estranho a princípio, mas a maionese dá suculência e muito sabor, anote os ingredientes:

  • 500g de peito de frango cortado em filés;
  • 4 colheres (sopa) de maionese;
  • 1 colher (sopa) de molho barbecue.

Coloque o frango, a maionese e o molho barbecue em uma tigela. Em seguida, misture tudo bem para incorporar os ingredientes, deixe reservado por 10 minutos.

Depois é só fritar em uma frigideira antiaderente, adicionando um bom fio de azeite. O segredo está em deixar o frango selar, ou seja, assim que colocar não mexa mais, virando na sequência e deixando fritar novamente.

DICA EXTRA: você pode alternar esse tempero, pois outro mix sensacional é usar a maionese, alho processado e um toque de pimenta Síria. Como resultado, você terá um frango muito saboroso e suculento!

2. Filé de frango frito com mix de limão e temperos

Para quem acha que frango só combina com o cítrico da laranja, saiba que o limão também é um ingrediente que “anda de mãos dadas” com o frango frito. Nesse sentido, você precisará de alguns ingredientes a mais.

Ingredientes

  • 600g de filés (espessura média)
  • 4 dentes de alho picados
  • Páprica, cominho e coentro a gosto
  • Alecrim seco, noz-moscada e cúrcuma a gosto
  • Suco de 1 limão Taiti pequeno
  • Raspas de limão siciliano
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Em um refratário, coloque os filés de frango.
  2. Adicione o alho bem picadinho.
  3. Em seguida, junte as especiarias e esfregue para incorporar os sabores.
  4. Agora acrescente o suco de limão, as raspas de limão, o azeite e volte a mexer.
  5. Por último, coloque o sal e a pimenta-do-reino, misture e reserve.

Uma dica de ouro é cobrir o frango temperado e levar à geladeira por 1 hora. O resfriamento fará com que a carne puxe o sabor dos temperos, ou seja, o filé frito ficará incrivelmente delicioso.

Por fim, ao retirar é só besuntar com mais azeite e fritar, veja mais detalhes abaixo:

3. Coxinha de frango na marinada

o que passar no frango para fritar

Se o filé de frango frito já fica suculento, é a coxinha frita que tem um tchã a mais, especialmente com essa dica que aprenderá a seguir.

Sendo assim, a ideia é criar uma marinada bem temperada, passando também algumas especiarias na carne, anote os ingredientes:

  • 800g de coxinha da asa (drumet)
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • 1 pitada de alecrim
  • 4 dentes de alho processados
  • 1 pitada de páprica doce
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool
  • 4 colheres (sopa) de água
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Não há mistério aqui e tudo que você precisa fazer, é colocar as coxinhas em um recipiente grande que tenha tampa. Em seguida, junte os temperos, a água, o vinagre e misture para homogeneizar.

O ideal é deixar marinando nessa mistura da noite para o dia, mas não se preocupe, pois, o vinagre garante que o sal fique na medida. Então, a carne vai absorver essa explosão de sabor, deixando-a suculenta e resultando num frango crocante.

DICA EXTRA: transformando o frango frito em parmegiana fácil

Costumo dizer que essa sugestão é o melhor de dois mundos, já que une o sabor do frango frito, com a gostosura do frango à parmegiana.

Diante disso, corte o peito de frango em iscas grandes, tempere com ½ limão, 2 dentes de alho processados, 1 colher (sopa) de maionese, páprica picante, pimenta-do-reino e sal a gosto, misture tudo e reserve na geladeira por 30 minutos para apurar.

Seguindo o preparo tradicional, adicione azeite na frigideira e frite as iscas até dourarem. Em seguida, acrescente molho de tomate na quantidade que preferir, um pouco de água, manjericão fresco e deixe até reduzir o molho.

Por último, junte as fatias de queijo, orégano, tampe e deixe até derreter, prontinho, um frango frito à parmegiana muito saboroso e macio!

4 misturas diferentes para passar no frango

Ainda não encontrou aquela mistura para passar no frango que procurava? Sem problemas, separei mais algumas ideias, inclusive de marinadas, para todos os gostos:

  1. Marinada com azeite + vinagre de limão + cebola e alho desidratado + coentro em flocos + tomilho + manjericão + orégano.
  2. Marinada de vinho branco + extrato de tomate + azeite + vinagre.
  3. Mostarda + suco de limão + sal + azeite para frango cremoso.
  4. Maionese + manteiga + ervas frescas + azeite + sal rosa

Todas estas sugestões servem tanto para marinar de um dia para o outro quanto para temperar na hora e fritar. Afinal, o frango puxa rapidamente os temperos, agilizando o preparo e trazendo mais sabor às receitas.

Ah, vale ressaltar que estes temperos também podem ser combinados ao processo de empanamento, principalmente as misturas mais espessas, justamente as que se fixam ao frango com facilidade!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e entendido o que passar no frango para fritar.