Apesar de ser difícil de acontecer, algumas vezes nos perguntamos o que fazer com sobra de carne de panela.
Diferentemente dos preparos onde a carne fica rígida, a carne na pressão continua macia, suculenta e chega a desfiar. Por conta destas vantagens, fica fácil combinar as sobras em muitas outras receitas criativas, diga-se de passagem.
Se eu consegui chamar sua atenção, saiba que você não perde por esperar. Afinal, você vai se deparar com ótimas dicas e sugestões de “tirar o chapéu”!
Afinal, o que fazer com sobra de carne de panela? 4 ideias para evitar desperdício!
Saber reaproveitar sobras de carne pode ser um grande obstáculo se a pessoa não tiver experiência na cozinha. Porém, se a gente consegue fazer até picadinho com sobra de churrasco, encontrar utilidade para a carne cozida é “baba”.
Gosto de pensar que essa situação não é negativa ou preocupante, pelo contrário. Acredito que é uma oportunidade inestimável para expandir nosso leque de habilidades e enriquecer nossas receitas.
1. Sobrou pouca carne? Aproveite e crie um novo preparo com frango!
Esse negócio de sobrar carne é coisa de louco, pois sempre sobra aquele pouquinho que mal dá para reaproveitar direito. Em contrapartida, também não é pouco o bastante para simplesmente descartar, e agora?
Bom, você pode usar sua imaginação, mas minha primeira dica é juntar outros ingredientes para formar uma nova receita.
Ingredientes da nova receita
- 300g de sobras de carne de panela em cubos
- 150g de sassami ou cubos de filé de frango
- 1 cebola média picada
- 2 tomates pequenos picados tipo italiano
- Páprica picante, pimenta-do-reino, açafrão e sal a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 1 xícara (chá) de arroz
- 2 xícaras (chá) de água
- Manteiga a gosto
Comece refogando o alho, depois você tempera e frita o frango até dourar. Agora, coloque os cubos da carne de panela e já entre com a cebola e o tomate. Depois que apurar um pouco, você perceberá que resseca levemente.
Nesse momento, adicione a manteiga e misture para incorporar ao preparo. Por fim, coloque o arroz, mexa e adicione a água. Corrija o sal, os temperos e tampe para cozinhar o arroz.
Como resultado, tenha uma refeição completa, feita do zero, mas com aquele reaproveitamento que todo mundo ama!
DICA EXTRA: se preferir, pode substituir o frango por bacon ou calabresa, para “reanimar” a carne de panela!
2. Opção rápida de omelete com bastante recheio
Toda receita feita com o propósito do reaproveitamento, não precisa ser demorada. Pelo contrário, é fundamental praticidade para facilitar e deixar nossa refeição mais rápida, concorda comigo?
Então, vou te mostrar como fazer uma omelete deliciosa, que leva como recheio, carne de panela que desmancha. Sendo assim, fique à vontade para escolher os ingredientes da omelete, mas segue uma sugestão:
- 3 ovos
- 2 cebolas pequenas picadas
- 1 tomate picado sem sementes
- Sal, pimenta-do-reino, orégano, pimenta calabresa, alho desidratado e chimichurri a gosto
- 2 colheres (sopa) de muçarela ralada
- 1 colher (sopa) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de requeijão cremoso
- 150g de carne de panela desfiada
Para o preparo da omelete é só bater os ovos com cebola, tomate, muçarela, creme de leite e temperos naturais. Depois você leva à frigideira até cozinhar completamente.
O segredo é rechear a omelete pronta com a carne reaquecida na manteiga, cebola e tomate. Além do mais, passe um pouco de requeijão na omelete antes de espalhar a carne e bom apetite!
3. O que acha de torta com sobras de carne, cenoura e batata?
“Ah, porque eu precisava de uma receita com sobra de carne que renda bastante, porque fiz muita carne cozida”. Olha, então você vai se apaixonar por essa sugestão, que é uma torta salgada com sobras de carne.
Ingredientes
- Em torno de 800g a 1kg de carne (mas pode ser menos)
- 4 cebolas picadas grosseiras
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 50g de farinha de trigo
- 4 tomates grandes picados
- 500ml de caldo de carne
- 1kg de batata cozida e amassada
- 500g de cenoura cozida e amassada
- 100ml de leite aquecido
- Manteiga a gosto
- 100g de muçarela ralada para gratinar
Esse preparo se assemelha ao picadinho de carne, pois você realmente cozinha a carne com cebola e tomate até encorpar. O melhor aqui é que não precisa fazer nenhuma massa fermentada, pois usaremos a batata e a cenoura amassadas.
4. Picadinho de forno com sobra de carne de panela é a perfeição da culinária!
Até hoje não encontrei alguém que não gostasse da receita de picadinho de carne simples, é simplesmente um preparo universal. Mas você sabia que dá para reaproveitar a carne de panela nesse preparo?
Porém, ao invés de fazer na frigideira, colocando cebola, tomate e temperos, vamos incrementar de verdade essa sugestão. Afinal de contas, o resultado será um picadinho de forno recheado com muito queijo, cebola e purê de batata.
- 500g de carne de panela em tiras
- 1 cebola média picada
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 4 dentes de alho amassados
- 1 caixinha de creme de leite
- 1kg de batata cozida e amassada
- Sal, pimenta-do-reino, noz moscada e açafrão a gosto
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 xícaras (chá) de muçarela ralada
- Azeite ou manteiga a gosto
A ideia da receita é refogar cebola e alho na manteiga para murchar e dourar. Depois acrescentamos a carne, com todo cuidado para não fritar demais, pois já foi cozida. Na sequência, colocamos os molhos para virar um recheio cremoso.
Já a montagem é bem simples. Coloque uma camada de batata amassada temperada no fundo da travessa. Em seguida, espalhe uma camada de queijo, a carne sobre o queijo e finalize com o restante da muçarela ralada.
Por último, leve ao forno preaquecido a 180° por cerca de 25 minutos. Se ficou alguma dúvida, veja o vídeo e acompanhe os detalhes:
Descobriu tudo que precisava sobre o que fazer com sobra de carne de panela?
No contexto de reaproveitamento de alimentos, o que você decide fazer não importa tanto, desde que faça com máxima criatividade. E nesse momento você já sabe ao menos mais 4 pratos que rendem ótimas experiências gastronômicas, concorda?
Então, implemente uma política de desperdício zero, elevando o nível e qualidade da sua culinária pessoal.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos compartilhar com o máximo de pessoas possível. Assim, mostramos que é possível e simples dar cara nova às sobras do dia a dia. Até a próxima!