O problema não é saber preparar um bom frango cozido ou ensopado, o desafio mesmo é descobrir o que fazer com o caldo do frango que sobrou. A única coisa que dá para adiantar é não descartar em hipótese alguma, pois todo o sabor está ali.
Via de regra, os preparos com frango levam algum tipo de molho ou a própria cocção resulta em caldos saborosos. Entretanto, a falta de experiência culinária faz muita gente simplesmente descartar essa riqueza de sabor. Hoje você aprende a evitar isso!
O que fazer com o caldo do frango que sobrou: 5 formas criativas de reaproveitar nas receitas
Em noites frias, nada melhor do que escolher uma boa carne para ensopado e preparar aquela comida que aquece a alma. Na maioria das vezes, o frango é a escolha certa, pois é fácil de fazer, barato e rende caldos deliciosos.
Contudo, é comum sobrar uma parte considerável daquele caldo, pois as pessoas querem mesmo é a carne. Para essas e outras situações, aprenda como armazenar caldo de frango para utilizar em outras receitas.
1. Sopas e caldos cremosos
Toda receita de sopa e caldo, seja de frango ou de carne bovina, leva grandes quantidades de líquidos. O mais comum é adicionar água para fazer volume, em outros cenários, o caldo de legumes funciona bem.
Mas o que você acha de usar o caldo do frango como base para uma nova sopa ou para aquele caldinho cremoso? Além de agregar mais sabor, o preparo fica nutritivo, já que você pode adicionar: cenoura, batata, vagem, abobrinha e até brócolis.
- Sugestão de aproveitamento do caldo: utilize o caldo do frango para fazer um macarrão com frango.
- Base do preparo: após cozinhar o macarrão no caldo, coloque pedacinhos de frango desfiado.
- Legumes adicionais: cenoura picadinha, aipo para trazer textura e cebola e alho para uma receitinha clássica.
- Temperos adicionais: combine ervas frescas, como salsa, cebolinha e coentro.
2. Arroz do dia a dia e preparo de risotos
O arroz é o alimento mais consumido no dia a dia de todo mundo, e devido à correria, a receita é sempre a mesma. Cebola e alho refogado, temperos e água para cozinhar o arroz, certo?
Mas e se no lugar da água você usasse o caldo do frango, não traria mais sabor à receita? Basta você fazer isso uma vez para compreender como o caldo que sobrou do frango é rico em sabor, pois ele transforma o arroz comum.
- Prepare um maravilhoso arroz de frango com legumes e caldo de frango.
- Reinvente o preparo tradicional com um arroz cremoso com cogumelos.
Agora, se tem uma coisa que fica sensacional com o caldo do frango, são as receitas de risoto. Se você entende a preparação do risoto, sabe que a receita pede muito líquido para cozinhar o grão.
Então, dissolva o caldo do frango em água e use como parte da hidratação no risoto, fica muito bom.
3. Adição a molhos e preparos úmidos
Você realmente não sabe o que fazer com o caldo do frango que sobrou. Além disso, tem pouca experiência em receitas complexas? Então, esta dica é para você. Sabia que dá para incorporar o caldo do frango a novos molhos?
Sabe quando você grelha frango e sobra aquela crosta de tempero e sabor no fundo da frigideira? Pois então, você pode adicionar o caldo à frigideira para deglaçar o fundo. Assim, você cria um dos melhores molhos para carne, olha só:
- Adicione 2 colheres de manteiga à panela e aguarde derreter.
- Entre com 2 colheres de farinha de trigo e misture à manteiga.
- Você vai notar que se forma uma massinha amarela.
- Em seguida, misture até cozinhar a massa e acastanhar.
- Nesse momento, acrescente o caldo do frango e continue mexendo.
- Por fim, quando espessar você terá um molho sofisticado.
4. Cozimento de grãos e leguminosas
Atualmente, muitos brasileiros buscam uma alimentação mais saudável, e isso envolve ingredientes específicos. Nesse contexto, o consumo de grãos e leguminosas cresceu muito, a exemplo da quinoa e da cevada.
Por conseguinte, esses ingredientes passam por uma hidratação antes do preparo das receitas, geralmente, feita em água. Então, nessa sugestão você substituirá a água pelo caldo do frango, que é rico em nutrientes, como proteínas e minerais.
A técnica é ideal para cozinhar os grãos que você utiliza em saladas, sopas nutritivas e até acompanhamentos mais complexos. Todavia, se os grãos não são a sua praia, uma dica interessante é usar o caldo para cozinhar, por exemplo, o feijão diário.
Isso mesmo, troque parte da água pelo caldo dissolvido e cozinhe o feijão mais saboroso que você já provou. Inclusive, adicione pedacinhos do couro do bacon, aí sim o negócio fica divino!
5. Congele o caldo de frango e tenha sempre um tempero incrível
A última solução sobre o que fazer com o caldo do frango que sobrou que não envolve receitas, é congelar. Muita gente que precisa agilizar as refeições diárias tem o hábito de congelar temperos.
Dias atrás eu vi um vídeo onde a pessoa processava temperos naturais com azeite e congelava em forminhas de gelo. Daí no momento de preparar arroz, temperar feijão ou mesmo no tempero da carne, basta usar os cubos, excelente ideia.
Mas será que isso dá certo com o caldo do frango? E a resposta é sim, você pode congelar para utilizar nas mais variadas preparações. Como resultado, você sempre terá um caldo caseiro prontinho para agregar mais sabor.
Para não interferir na consistência e no visual dos pratos, você pode coar o caldo do frango antes de congelar.
Vai me dizer que você ainda não sabe o que fazer com o caldo do frango que sobrou? Confesso que meu congelador está cheio de forminhas com cubos de caldo, inclusive de frango. Tanto é, que eu reduzi até a quantidade de sal na comida, fica a dica.
Gostou do conteúdo? Então, leve as dicas para mais pessoas e até a próxima!