Encontrar soluções sobre o que fazer com caldo de carne que sobrou não evita apenas o desperdício, mas permite complementar o sabor de outros preparos.
À princípio, parece difícil reaproveitar aquele caldinho super saboroso, pois na realidade é preciso harmonizar certinho com outras receitas. Porém, saiba que não é impossível, inclusive, muitas pessoas fazem a mais justamente para essa finalidade.
Portanto, selecionei ótimas sugestões para transformar o caldo de carne em um verdadeiro curinga em sua cozinha. Confira!
O que fazer com caldo de carne que sobrou: 4 sugestões deliciosas e fáceis
Em um primeiro momento, a única ideia que vem à mente é usar o caldo que sobrou em receitas que exigem mais umidade, ou seja, em preparos que tenham algum tipo de carne mesmo.
Contudo, o caldo pode ser utilizado em receitas que você nunca imaginou. Por exemplo, você já pensou em incluir parte do caldo de carne em um estrogonofe de carne?
Ao invés de adicionar água para criar o molho, você acrescenta uma porção do caldo, trazendo mais sabor, consistência e um toque diferenciado. Nesse sentido, escolhi 4 receitinhas bem práticas, veja mais detalhes!
1. Pirão de farinha de mandioca com caldo de carne
Vamos supor que você preparou carne de panela, mas viu que tem muito caldo que não será usado. Com isso, antes do término do cozimento, quando o caldo tiver engrossado, separe 600ml.
Dessa forma, começaremos pelo pirão, que é um típico acompanhamento maravilhoso, mas é também um dos preparos mais rápidos e simples, anote os ingredientes:
- 600ml de caldo de carne
- ½ xícara (chá) de farinha de mandioca
- 1 cebola média picada
- 1 tomate médio picado
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
Na panela você colocará o caldo, a cebola, o tomate e os temperos da sua preferência, não se esqueça de deixar em fogo baixo. Assim que começar a ferver, comece a adicionar a farinha no centro da panela.
É muito importante adicionar e mexer ao mesmo tempo com um fuê. O ponto ideal é quando estiver encorpado e bem grosso. Fica divino e acompanha basicamente tudo.
DICA EXTRA: ideias de receitas diferentes de pirão com caldo
- Pirão com caldo de costela.
- Pirão de caldo de carne com legumes.
- Opção de pirão com caldo de carne guisada.
- Opção de pirão de carne seca cremoso.
2. Risotos diversificados
O risoto é ideal para incorporar o caldo de carne, pois geralmente é uma receita que exige bastante líquido. Sendo assim, o caldo já temperado cai como uma luva para deixar o preparo sensacional, não é verdade?
E olha que não estou falando apenas de um risoto específico, pois é possível combinar com muitos ingredientes, veja sugestões:
- Risoto de moranga com caldo de carne.
- Risoto de alho-poró com um toque de caldo.
- Caldo de legumes com caldo de carne e alho-poró para risoto.
- Opção de risoto de carne ao funghi.
- Opção de risoto com caldo de carne, pedacinhos de carne e palmito.
- Receita de risoto com caldo de cupim na pressão.
- Receita de risoto com caldo de carne encorpado com vinho tinto.
E o melhor de tudo aqui, é que você não precisa de uma grande quantidade de caldo, já que é possível misturar com caldos próprios para risoto. Por sua vez, o caldo de carne vem como um complemento simples para dar mais requinte ao prato.
3. Caldinho de carne com mandioca
Apesar de ser muito consumido em dias frios, o caldo de carne com mandioca é uma boa e barata alternativa para não ter que descartar a sobra. E para quem acha caldo de mandioca com carne sem graça, dá uma olhada nessas receitas:
- Caldo de carne com mandioca simples: receita de “bate e pronto”, misturou está pronto, o diferencial fica por conta dos temperos.
- Caldo de carne com mandioca e calabresa: essa é para incrementar ainda mais a harmonização, pois a calabresa casa bem com a mandioca e o caldo.
- Sugestão de caldo de carne, mandioca e carne moída: adicionar carne moída refogada traz consistência e sustança ao caldo, complemente com um toque de pimenta.
- Opção cremosa de caldo com mandioca, carne seca e requeijão: para fechar com chave de ouro, a opção com carne seca e requeijão dá lugar a um dos melhores caldos com mandioca.
4. Sirva como acompanhamentos para espetinho
Essa dica é para quem tem um negócio de espetinho, onde o caldo de carne será incorporado em acompanhamentos.
Nesse contexto, você pode pensar em porções individuais de bacon defumado com caldo de carne cremoso, quem sabe um pirão caprichado, como mostrado no início, até mesmo caldo de carne com legumes, onde o cliente pode consumir juntamente com aquele espetinho de frango, por exemplo.
Além disso, uma ideia que tem ganhado espaço no mercado, as jantinhas com espetinho.
Consiste basicamente em aliar o maravilhoso espetinho com porções de comida, ficando ainda mais fácil trazer o caldo que sobrou para acentuar o preparo das misturas, ideia genial, não é verdade?
4 dicas para reaproveitar o caldo de carne de forma criativa
Esse tópico não envolve receitas, mas sim dicas para aumentar seu repertório de técnicas para preservar e reaproveitar caldos.
- Com o caldo frio, leve em forminhas de gelo e congele, técnica eficiente para usar em receitas diversas.
- Utilize o caldo no preparo do feijão.
- Para um arroz mais encorpado e saboroso, substitua parte da água pelo caldo de carne.
- Se você já provou espetinho empanado, vai se identificar com essa sugestão, onde o caldo de carne é usado no preparo da massa para empanar, fica incrível!
Não importa a maneira como você reaproveita o caldo, o importante é não descartar, pois como vimos, é possível obter novos sabores, até melhores do que a receita original, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para auxiliar mais pessoas. Até a próxima!