Apesar de o filé de peixe ser uma mistura simples, descobrir o que combina com peixe frito é a melhor alternativa para quem procura sabor único e receita fácil de fazer.
Quem nunca combinou um molho tártaro cremoso com aquele filé de tilápia frita, não conhece a combinação dos deuses. Até mesmo uma salada refrescante com os ingredientes certos consegue transformar o filé frito numa verdadeira iguaria.
Então, para saber tudo sobre o assunto é só acompanhar as ótimas e irresistíveis dicas que separei para você hoje, uma melhor do que a outra. Vamos conferir?
O que combina com peixe frito: 5 acompanhamentos únicos e deliciosos
Seria mais simples e rápido dizer o que não combina com peixe frito. Na verdade, praticamente tudo vai bem com esse preparo que serve como petisco ou mistura principal das refeições.
Porém, caso se pergunte o que posso servir com peixe frito, saiba que é a coisa mais normal do mundo. Afinal, diante da correria acabamos sem saber o que fazer, mesmo tendo um mundo de possibilidades à nossa frente.
Essas 5 primeiras ideias são indicadas para receitas de filé de peixe para fritar. Estou falando isso porque logo depois mostrarei excelentes sugestões para peixe frito como petisco ou aperitivo, combinado? Então, fique com as sugestões!
1. Sugestão simples para um almoço colorido
O que acha de surpreender no próximo almoço de domingo? Aquela ocasião em que a família está reunida é a oportunidade ideal para trazer algo simples, mas sofisticado em sabor. E a sugestão aqui é preparar:
- Banana da terra frita na manteiga (cortada em formato de “canoa”).
- Batata cozida e finalizada na frigideira com manteiga, orégano e pimenta-do-reino.
- Arroz de legumes com açafrão e muito cheiro-verde.
- Vinagrete simples + couve manteiga picada fina.
O peixe frito pode ser desde tilápia, merluza, pescada, cação, entre outros. Não importa o peixe escolhido, pois a grande estrela será essa combinação incomparável.
A banana frita fica crocante, a batata fica macia na medida, o arroz complementa a refeição e o vinagrete fecha com chave de ouro.
DICA EXTRA: caso tenha escolhido fritar o filé simples, ao invés de fritar peixe com farinha de trigo, pode ser uma boa ideia preparar uma farofa de bacon com ovos, aí sim o almoço fica igual de restaurante!
2. Purê de mandioquinha para acompanhar peixe frito
Uma coisa que vejo muito por aí são pessoas procurando alternativas para substituir o arroz. Logo, para trocar o arroz por uma opção diferenciada e combinar perfeitamente com peixe frito, sugiro o purê de mandioquinha.
“Ah, mas esse purê não vai ficar simples demais?”. Claro que não, nunca traria para você algo simplório, pelo contrário. A sugestão é um purê aveludado de mandioquinha ou batata baroa, como é conhecido, levando ingredientes como:
- 2 mandioquinhas médias
- Sal, pimenta branca e azeite a gosto
- 1 colher (sopa) de creme de queijo (requeijão ou creme de ricota)
- 2 + ½ colheres (sopa) de manteiga
Cozinhe a mandioquinha até ficar bem macia. Coloque no num processador, adicione temperos, creme de queijo e a manteiga.
Por último, bata por 3 a 4 minutos até ficar liso e homogêneo, está pronto o purê. Tudo isso deve levar no máximo 10 minutos! Acompanhe mais detalhes no vídeo:
DICA EXTRA: você também pode fazer um purê de ervilhas ou servir o purê de mandioquinha com um molho de limão, tudo fica incrível com peixe frito!
3. Salada tropical para acompanhar filé de merluza frito
Escolher um tipo de salada para acompanhar filé de peixe frito é, acima de tudo, uma escolha sábia. Além de manter a suavidade dos sabores, favorece um prato leve que vai bem em qualquer ocasião, desde um momento de happy hour até refeições.
Sugestão de salada tropical
- 1 maço de rúcula
- 1 cenoura média ralada
- 3 palmitos cortados
- 1 pepino cortado fino (o tipo japonês traz um crocante extra)
- 12 tomates cereja
- 1 manga
Sugestão de salada de ervas frescas
- 1 cebola roxa fatiada fina
- ½ maço de agrião fresco
- Folhas de salsinha, hortelã e coentro a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Toque de mel opcional
Essa sugestão acompanha muito bem o purê de ervilha que mencionei acima, é refrescante e pede por um filé de pescada frito na manteiga!
4. Salada leve de batata gelada cai como uma luva
Outro acompanhamento incrível é a salada de batata gelada. Nessa receita você pode escolher o preparo tradicional com maionese, adicionar bastante cheiro-verde e um toque limão.
Por outro lado, uma alternativa que sempre faço em casa e que entrega um resultado igualmente fantástico, é usar requeijão. Isso mesmo, salada de batata com requeijão é uma das melhores combinações. Com peixe então, é coisa de outro mundo!
DICA EXTRA: por falar em batata, experimente trocar a salada pela batata gratinada como acompanhamento quente. Derreta um bom queijo parmesão sobre as batatas e finalize com salsinha fresca, já posso até sentir o sabor disso!
5. Legumes e vegetais salteados na frigideira com manteiga
Você já comeu salmão assado com legumes salteados? Se você acha que essa combinação fica gostosa, é porque nunca experimentou com peixe frito. Além disso, você pode usar a mesma frigideira que preparou o peixe, aproveitando aquela crosta de sabor.
Sendo assim, entre as muitas opções para saltear na manteiga, eu gostaria de destacar:
- Cenoura em palito.
- Vagem.
- Aspargo verde.
- Pimentões coloridos.
- Talos da acelga.
- Ervilha torta.
- Brócolis ninja ou de rama.
- Tomate cereja.
- Abobrinha.
- Berinjela.
Enfim, tudo que tiver disponível na geladeira pode entrar no preparo. Aliás, é possível incorporar molho shoyu, gergelim e cogumelos para completar. Apenas experimente e volte aqui para me contar o que achou!
Vale ressaltar que essas dicas não servem apenas para o cotidiano, uma vez que acompanham até mesmo os preparos de peixe para semana santa. Então, fica aí mais uma recomendação de ouro!
DICA EXTRA: 5 ideias de molho para petisco de peixe frito
A realidade é que o peixe não acompanha apenas as refeições, mas funciona como excelente aperitivo. Nesse sentido, nada melhor do que conhecer algumas sugestões para harmonizar aquela isca de tilápia frita, não é verdade?
- Molho cremoso de iogurte com toque de limão e páprica picante.
- Molho diferente de mostarda e mel para tilápia frita
- Tradicional molho tártaro apimentado (combina com todos os peixes fritos).
- Sugestão de molho cremoso de camarão para filé de peixe frito sem empanar.
- Sugestão sofisticada de molho de alcaparras para filés brancos fritos e grelhados.
A partir desse momento, sempre que você precisar decidir sobre o que combina com peixe frito, terá ao menos 10 novas ideias para experimentar, faça bom proveito de cada uma delas!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas aproveite e compartilhe para auxiliar outros cozinheiros no mesmo dilema e até a próxima!