Você está buscando preparos diferenciados porque não sabe o que combina com farofa de bacon? Na dúvida, fique sempre com as opções úmidas e cremosas.
A verdade é que precisamos criar equilíbrio quando combinamos farofa com algum outro prato, para não ficar ressecado demais. Por exemplo, preparar um delicioso peixe assado bem suculento, é um verdadeiro arraso de sabor no paladar.
Nesse sentido, por que você não despende um tempinho para conferir minhas sugestões de acompanhamento? Aposto que encontrará exatamente o que procura!
O que combina com farofa de bacon: 4 acompanhamentos sensacionais
Normalmente nós buscamos uma farofa como guarnição, a exemplo da farofa para acompanhar pernil assado, né? Contudo, algumas pessoas são tão apaixonadas pela versão com bacon, que a tornam o centro das atenções na refeição.
Seja porque sobrou bacon na geladeira, ou aquela farinha temperada está vencendo, sempre é hora de comer uma farofinha caprichada. Assumindo que eu também já passei por isso, hoje mostrarei o caminho para a felicidade!
1. Escolha um bom peixe para assar rapidamente no forno
Não tem como, parece que peixe assado surgiu para complementar a experiência com boas farofas. E antes que fale que não sabe como assar peixe, saiba que existem espécies e receitas extremamente simples e rápidas.
Por exemplo, o salmão assado no forno pode levar entre 10 e 12 minutos, assim não resseca. Quanto ao tempero para peixe, aposte em especiarias e condimentos, como:
- Lemon pepper
- Tomilho fresco
- Pimenta-do-reino
- Pimenta rosa
- Gotas de limão siciliano
- Azeite
- Chimichurri
“Mas de todos os peixes, você tinha que sugerir bem o salmão, que custa uma fortuna?”. Opa, aqui temos sempre mais sugestões, que tal investir numa boa tilápia? Ou quem sabe uma pescada branca? O filé de merluza nunca decepciona, hein?
Portanto, escolha a proteína branca, capriche nos temperos e asse brevemente no forno. Como resultado, tenha um peixe que desmancha e uma experiência gustativa dos deuses. Afinal, farofa com bacon é potente e cai como uma luva!
DICA EXTRA: sempre que escolho peixe para assar no forno, faço questão de incluir batatas, cenouras e cebola em pétalas. Com isso, o caldo do cozimento do peixe ajuda a umedecer e a cozinhar esses ingredientes. O sabor fica para você descobrir!
2. Carne em tiras é uma escolha deliciosa que agrada a todos
É muito improvável esbarrar em alguém que não gosta de carne em tiras, concorda comigo? Nesse contexto, frite uma boa carne vermelha em tiras médias até dourar, ficar suculenta e deixar o “grudinho” na panela.
O segredo do sucesso é deglaçar o fundo da panela com vinho tinto seco, caldo de carne ou simplesmente manteiga. Quem está acostumado a fritar bife na manteiga, provavelmente já consegue até sentir o aroma de carne frita pela casa.
Além do mais, dá para incluir cebolas em tiras para caramelizar. O “tiro de misericórdia” é voltar a carne ao molho, servindo tudo bem quentinho com a farofa de bacon. O que acha dessa visão do paraíso?
Esse tipo de receita mais molhadinha é um espetáculo para harmonizar com farofa. Pensa comigo, o molho se funde à farofa sequinha que, juntamente com o sabor do bacon, “massageia” as papilas gustativas. Dá para fazer isso com toda carne, como:
- Alcatra ou contrafilé
- Patinho
- Coxão mole
- Fraldinha
- Maminha
Se bobear, dá até para usar as sobras de pernil para fazer em tiras mais desfiadas, olha que fantástico, né? No vídeo abaixo, você encontra um pouquinho de tudo, isto é, picadinho de carne, farofa e outros acompanhamentos surpresas:
3. Peito de frango recheado é um acompanhamento e tanto
Para quem procura diversificar o preparo da isca de frango por uma receita mais criativa, pega a visão aqui. Filé de peito de frango de espessura média, espinafre, requeijão, bacon e muito queijo, como tudo isso soa para você?
Bom, eu posso fazer minhas considerações, pois faço muito aqui em casa. Por conta disso, dá uma olhada nos ingredientes e monte a sua versão:
- Peito de frango aberto ao meio
- Espinafre fresco picadinho a gosto
- Requeijão cremoso a gosto
- 150g de bacon frito em cubinhos (sem o couro)
- Queijo de sua preferência (pode ser muçarela ou outro macio)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Manteiga
- Farinha de trigo (para empanar)
- Ovos (para empanar)
- Farinha de milho flocada (para empanar)
Existem três segredos para fazer o melhor frango recheado. O primeiro deles é dar um susto no espinafre por 20 segundos em água fervente. Depois você transfere imediatamente para uma tigela com água e gelo. Isso preserva sabor, cor e textura.
Já o segundo cuidado é misturar os ingredientes do recheio, enrolar em filme plástico e levar ao congelador até firmar. E por último, depois de enrolar o recheio no frango e temperar a carne, enrole novamente e volte ao congelador.
Agora sim, empane e frite por imersão em óleo quente. Para fechar com chave de ouro, leve ao forno a 180° entre 8 a 10 minutos. Tenha um dos melhores acompanhamentos para sua farofa de bacon.
Quando você cortar, o queijo vai “espatifar” todo no prato, daí é só dar aquela garfada e comer rezando!
4. Se arrisque a combinar um delicioso risoto com a farofa sequinha
A maioria das pessoas arregala os olhos quando recomendo risoto. Na realidade, não sei o porquê, mas muita gente associa o risoto com complexidade. Até parece que um bicho de sete cabeças aparece do nada nesse momento.
Pelo contrário, risoto é um preparo relativamente simples, claro, exige um cuidado a mais, mas nada tão avançado assim. E para provar que é fácil de fazer, separei uma sugestão de risoto de frango, você já apreciou essa “deliciosidade”?
Vale ressaltar, que o resultado de qualquer risoto tende a ser bem suave, que é justamente a qualidade que queremos aproveitar. Dessa maneira, você pode caprichar no bacon da farofa, pois valerá a pena.
Sendo assim, prefiro que você acompanhe o preparo através de um vídeo supercompleto. Com isso, dificilmente você vai errar no ponto do arroz ou no sabor dos temperos.
Agora que você sabe bem o que combina com farofa de bacon, “bora” aproveitar!
Aposto que ao conciliar as sugestões de hoje, nunca mais terá problemas sobre o que combina com farofa de bacon. Afinal, será um imenso prazer procurar novas ideias para incrementar o cardápio da semana, não é mesmo?
Eu fico por aqui, mas com a sensação de ter apresentado 4 preparos fáceis e muito saborosos. E você aí, já vai “esquentando” os motores na cozinha, pois vai sair coisa boa de lá, hein?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar o conteúdo. Por sua vez, você pode tornar a refeição de mais pessoas um verdadeiro arraso. Até a próxima!