Você sentiu aquela vontade de comer carne de porco, mas não sabe o que combina com bife de pernil?
Convenhamos que a vida segue no piloto automático a semana toda, não é verdade? Porém, quando o final de semana se aproxima, ficamos sem saber como fugir da rotina, de modo a driblar a mesmice. Saiba de antemão que bife de pernil é versátil.
Na realidade, é uma carne muito fácil de combinar, visto que tem sabor suave. Então, confere só algumas ideias que eu separei especialmente para você!
O que combina com bife de pernil: 4 opções geniais para acompanhar
O grande obstáculo começa muito antes de definir o acompanhamento, pois muita gente fica em dúvida sobre pernil ou lombo. Por fim, o pernil é a bola da vez, mas daí desponta a necessidade de preparar guarnições complementares.
Será que uma saladinha cairia bem? Se eu fizer um arroz amarelo e um feijão cremoso, combina? Ou quem sabe devo investir no preparo de algo mais elaborado, como um risoto de alho-poró?
Vai por mim, vira e mexe também me encontro com as mesmas dúvidas. “Sério, e aí, como você resolve?”. Simples, dou uma olhada na geladeira e despensa, a partir disso consigo visualizar um monte de coisas deliciosas. Quer aprender meu truque?
1. Faça um molho bem cremoso com cogumelos, nata e muito sabor
Nessa primeira sugestão, acho que consegui equilibrar uma dica que pega algo fácil, mas que incrementa com toques especiais. Assumindo que o bife de pernil é frito, provavelmente a frigideira vai ficar com aquele grude, correto?
Então, quando terminar de fritar e reservar os bifes, adicione uma colher de manteiga na frigideira. Em seguida, misture um pouco de azeite e ligue em fogo médio até derreter. Feito isso, entre com 200g de cogumelo Paris fatiado.
A ideia é dourar os cogumelos a ponto de desgrudar a frigideira. Na sequência, acrescente 2 cebolas pequenas cortadas em rodelas e refogue. Assim que murchar a cebola, inclua 4 colheres (sopa) de nata ou creme de leite fresco, misture.
Por fim, tempere com sal, pimenta-do-reino e açafrão, apure até chegar na consistência de molho para carne irresistível. Prontinho, espalhe sobre a carne ou sirva ao lado na refeição, assim todos pegam uma porção generosa!
DICA EXTRA: esse molho é bem versátil, pois se preferir, é viável colocar algumas folhas de espinafre. Além de dar uma cor incrível, o sabor se transforma por completo. Experimente com um arroz feito na hora e um bom suco natural gelado!
2. Pouca gente aproveita a harmonização de bife de pernil e salpicão rápido
Você também associa o salpicão apenas àquela tradicional receita de salpicão de Natal? Que tal fazer uma versão rápida, deixar na geladeira até ficar bem frio e servir como uma salada refrescante? Pois é isso que você aprende agora:
Ingredientes
- 1 peito de frango cozido, temperado e desfiado
- 2 cebolas pequenas picadas
- 1 colher (sopa) de alho amassado
- ½ pimentão verde picado
- ½ pimentão vermelho picado
- 1 cenoura ralada
- Ervilha em conserva a gosto
- 1 vidro de palmito em cubos
- Cheiro-verde picado a gosto
- Azeitona a gosto
- Maionese suficiente para dar o ponto
- ½ caixinha de creme de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cada pessoa tem uma maneira de fazer salpicão. Alguns misturam a maionese e o creme de leite separados. Outros fazem numa panela só, juntando tudo no final. Essa parte eu deixo com você, mas saiba que é um baita acompanhamento para bife.
DICA EXTRA: a única recomendação para essa receita, é não deixar seco demais. Caso perceba que está faltando umidade, não hesite em adicionar mais ingredientes cremosos, combinado? Afinal, infelizmente o pernil costuma ficar seco!
3. Combine o arroz cremoso com brócolis + dica para reaproveitar
A dica de reaproveitamento de hoje, não tem nada a ver com as sobras de pernil. Na realidade, a intenção é utilizar arroz amanhecido para criar uma nova receita a partir dele. Ah, e o melhor é que combina muito com bife suíno de pernil.
Fala para mim se reaproveitar algo que está pronto não é uma verdadeira mão na roda? Para isso, precisaremos de poucas coisas, como:
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 2 cebolas pequenas picadas
- 3 xícaras (chá) de arroz cozido
- 200g de requeijão cremoso
- 150g de creme de leite fresco ou nata
- 100g de queijo parmesão ralado
- 1 cabeça de brócolis em floretes pequenos
Aposto que você vai me agradecer depois, porque o preparo aqui é rápido demais. Para tanto, refogue alho em azeite e manteiga, incorpore a cebola até murchar e entre com brócolis. Neste momento, tempere com sal e pimenta e misture.
Por último, entre com os ingredientes cremosos, misture e deixe até chegar na consistência desejada. Sério, é só isso que você precisa para ter um dos melhores acompanhamentos para pernil.
DICA EXTRA: nesse preparo dá para colocar cenoura ralada, couve-flor, abóbora cabotiá, entre outros. Aliás, se quiser incrementar de verdade, é possível adicionar frango desfiado, daí vai da sua vontade de enriquecer o prato!
4. Opção leve de salada de grão-de-bico com molho de iogurte e hortelã
Diferentemente daquela maravilhosa alcatra com maminha assada na grelha, que evoca um acompanhamento mais robusto, o bife de pernil não. Pelo contrário, pelo menos para mim, a carne de porco tem uma pegada mais leve de sabor.
Devido a isso, a salada de grão-de-bico parece ainda mais promissora, pois é suave e acompanha pratos equilibrados. Deu aquela pontinha de curiosidade? Então, já anote o que vai precisar:
- 250g de grão-de-bico hidratado
- Folhas de louro e tomilho
- ½ xícara (chá) de tomate cereja
- ½ pimentão amarelo picado
- 1 cebola roxa cortada
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- ½ pote de iogurte natural
- Suco de ½ limão Taiti
- 1 colher (sopa) de hortelã picada fresca
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- 80 a 100ml de azeite de oliva
O primeiro passo para dar certo, é cozinhar o grão-de-bico com o louro, o tomilho e o sal. Por conseguinte, o tempo médio é de 25 minutos, mas é importante provar sempre. Quando estiver macio, mas firme, chegou no ponto perfeito.
Em seguida, espere esfriar e coloque numa vasilha, adicionando pimentão, tomate, cebola roxa e salsinha picada. Agora, em um pote você vai misturar o iogurte natural, suco de limão, sal, hortelã picada, vinagre e azeite.
Feito isso, misture muito bem o molho para agregar e ficar homogêneo, prove e sirva sobre a salada já misturada. Porém, pode ser bacana servir o molho separado, assim cada pessoa pode pegar apenas a porção que preferir!
DICA EXTRA: essa combinação me dá água na boca. Mas quando eu preparo um arroz com alho e alho-poró, tenho que confessar, como além da conta. Aqui está mais uma sugestão, ou seja, um arroz no capricho com bife de pernil e salada de grão-de-bico!
Nunca mais fique em dúvida sobre o que combina com bife de pernil, aproveite 4 melhores opções!
Fala aí, agora você sente que encontrou boas alternativas para incrementar a refeição? Tenho convicção de que daqui em diante, saber o que combina com bife de pernil não será mais um problema.
Cabe a você agora dar um jeito de diferenciar com bastante imaginação, pois sabendo fazer, tudo combina bem.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite que elas são relevantes e compartilhe com o pessoal. Que tal compartilhar nas redes sociais para gerar aquele burburinho bacana que abre discussões acaloradas? Até a próxima!