Toda vez que você assa peixe, você sente que a carne poderia ter mais sabor? Então, talvez tenha chegado o momento de aprender o que colocar no peixe para assar, pois a maioria dos pescados tem sabor super leve e delicado.
Temperar peixe não é difícil, principalmente porque os temperos consistem em ervas aromáticas, sal e ingredientes cítricos. Agora, acertar nos ingredientes a ponto de preservar o sabor natural do peixe e, ainda assim, sentir o tempero, isso é desafiador.
Mas não se preocupe, pois separei as melhores ideias e mostrarei o que é bom para temperar peixe. Quer criar receitas impressionantes? Então, acompanhe a leitura!
O que colocar no peixe para assar: 4 combinações de temperos para peixes deliciosos
De todas as carnes que você pode usar no dia a dia, o peixe é o que mais varia em termos de preparo. Por exemplo, a gama de condimentos para temperar peixe para cozinhar é diferente das receitas assadas, muda completamente.
No contexto do peixe assado, é fundamental seguir o “menos é mais”, pois o peixe concentra os sabores. Quer dizer que se você exagerar na pimenta ou no sal, o peixe salga demais e passa na pimenta. Ao contrário do cozido, que se dilui no caldo.
Inclusive, esqueça também a ideia de usar vinagre para temperar peixe, pois há milhares de ingredientes infinitamente melhores para isso.
1. Tempero de ervas frescas para peixe assado
Vamos abrir as sugestões com um tempero clássico e versátil, mas que levanta o sabor da carne. A ideia aqui é criar um buquê aromático com toques mais frescos, ambos aspectos que valorizam a delicadeza do peixe. Sendo assim, você pode usar:
- Azeite extra virgem
- Suco e raspas de limão siciliano
- Alho picadinho
- Salsa fresca picadinha
- Coentro fresco rasgado
- Sal, pimenta-do-reino e ervas finas
O peixe fica a seu critério, mas a minha sugestão é um inconfundível salmão no forno. Retire o peixe da geladeira com antecedência e adicione os temperos, deixando o sal por último. Reserve por 10 minutos e leve para assar até dourar bem.
Como acompanhamento, um risoto simples de alho-poró com palmito e um molho suave feito diretamente da assadeira do preparo.
2. Mix de ingredientes da culinária mediterrânea exclusivo para você
Sempre que eu posso e o assunto me permite sobre o que colocar no peixe para assar, o tempero mediterrâneo está entre minhas sugestões. A culinária mediterrânea é rica em sabor e se utiliza de ingredientes frescos, como:
- Azeite extra virgem
- Alho
- Cebola roxa
- Tomate
- Manjericão
- Tomilho
- Orégano fresco
Para essa combinação, você pode usar o filé de tilápia ou merluza, pois são carnes que suportam bem sabores intensos. Um outro ingrediente que realça e traz “Punch” à receita, é o limão siciliano e seu frescor.
DICA EXTRA: na hora de assar, espalhe rodelas de limão siciliano sobre os filés ou postas. Aliás, uma técnica bacana é reservar as rodelas de limão em mel por 5 minutos, depois é colocar sobre os peixes, fica espetacular!
3. Robalo assado ao molho de curry e iogurte
Que tal deixar a tradição de lado e partir para um tempero que você nem pensava que poderia dar certo? Me refiro a uma combinação ousada e perfeita para temperar robalo.
Caso não saiba, o robalo é um peixe de carne branca, macia e que tem facilidade em absorver os temperos. Por isso, é essencial não exagerar nos condimentos e na quantidade. Mas aí você pode pensar: “mas como usar curry então?”. Olha que sensacional:
- 4 filés de robalo
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural
- 1 colher (chá) de curry em pó
- Suco de 1 limão siciliano
- 2 dentes de alho em lâminas
- Sal e pimenta branca a gosto
A base do tempero é o iogurte, logo, misture tudo e mexa até incorporar. Na sequência, passe sobre os filés e reserve por 30 minutos. Para assar o robalo, eu recomendo preparar uma cama com legumes e vegetais e besuntar azeite.
Por fim, posicione o peixe sobre os legumes, espalhe um fio de azeite e leve para assar rapidamente. Lembre-se, o robalo tem carne macia, logo, assa bem rápido!
4. Ouse com a pescada branca à Belle Meunière
A pescada branca é a escolha certa para quem gosta de peixe com pouca gordura, mas ainda assim saboroso. Por ter uma carne de textura suave, é possível caprichar nos temperos e escolher ingredientes, digamos, mais marcantes.
O peixe à Belle Meunière está presente em praticamente todos os hotéis, é a sensação do momento. Apesar do nome francês confundir as pessoas, saiba que se trata de um peixe, geralmente de carne branca, ao molho de alcaparras.
Ingredientes
- Filés de pescada branca
- 1 cebola em fatias
- Dill fresco
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 1 limão siciliano
- Salsa a gosto
- Vinho branco
- Alcaparras
A receita em si é muito simples, mas o cuidado que eu destaco é quanto à alcaparra. Provavelmente você vai comprá-la em conserva, certo? Então, o líquido da conserva tem muito sal e você deve descartar.
Além disso, é interessante lavar em água corrente para tirar o excesso, depois pode usar tranquilamente. Vou deixar abaixo um vídeo que mostra o passo a passo, confere lá:
Entendeu o que colocar no peixe para assar e, mais importante, o que evitar para garantir que o protagonista do prato seja o peixe? Pense assim, quanto mais coisas você coloca no peixe, menos do seu sabor você aprecia.
Sendo assim, escolha entre 2 e 3 especiarias, 1 erva fresca e quantidades dosadas de suco de limão. No mais, é se divertir e comer bem, porque peixe assado é coisa de outro mundo, né?
Compartilhe as dicas, assim você ajuda mais pessoas, até a próxima!