Se você está na dúvida sobre o que colocar na tábua de frios, não se preocupe, pois você está no lugar certo. Selecionamos alguns itens que não podem faltar para te ajudar nessa montagem.
A escolha dos ingredientes varia muito de acordo com cada pessoa, seus gostos e os de seus convidados. Contudo, existem algumas categorias de alimentos que, ao estarem presentes, já garantem uma tábua completa e variada.
Dessa forma, ao longo deste texto, vamos apresentar essas categorias para que, a partir delas e das sugestões compartilhadas, você consiga fazer sua tábua, adaptando conforme suas preferências.
Além disso, traremos algumas dicas de montagem e combinações. Tudo isso para que você consiga preparar uma tábua deliciosa que todos vão amar. Então, nos acompanhe na leitura de hoje.
O que colocar na tábua de frios? 7 itens indispensáveis
Mas afinal, o que colocar na tábua de frios? Na verdade ela precisa ter uma variedade de sabores e texturas para agradar a todos os paladares e permitir várias combinações. Para te ajudar na escolha dos ingredientes, separamos uma lista de alguns itens que não podem faltar:
1. Queijos
Primeiramente, escolha queijos de diferentes tipos e intensidades para oferecer um equilíbrio à tábua. Opções clássicas como gouda, brie, parmesão, gorgonzola e provolone são sempre bem-vindas.
Porém, se você busca sabores mais fortes, experimente roquefort, manchego ou camembert. Para um toque brasileiro, inclua coalho ou queijo minas.
- Quantidade: Calcule cerca de 100 gramas de queijo por pessoa.
2. Embutidos
Outro grupo que não pode faltar são os embutidos. Você pode utilizar presuntos e salames como ponto de partida. Por exemplo, o presunto parma, salame italiano, copa e mortadela são ótimas alternativas. Por outro lado, você também pode adicionar pepperoni, lombo canadense ou outros embutidos de sua preferência.
- Quantidade: 100 gramas de embutidos por pessoa é uma boa medida.
3. Pães
Além disso, como acompanhamento, os pães são excelentes escolhas, pois existem diversos tipos versáteis que combinam bem com diferentes preparos, como a baguete, ciabatta, pão integral e focaccia. O recomendando é cortá-los em fatias finas para facilitar o consumo.
- Dica: Aposte em variedades artesanais com sabores e texturas diferenciados.
4. Frutas
Da mesma forma, as frutas são indispensáveis. Nessa categoria, selecione aquelas de sua preferência ou que estejam disponíveis no momento, ou ainda as que já tenha em casa.
Você pode optar por frutas frescas, como uvas, figos, maçãs, peras e ameixas, e/ou por frutas secas, como damascos, tâmaras e ameixas secas.
- Dica: Combine frutas doces com queijos mais fortes e vice-versa.
5. Geleias
Além das frutas, as geleias também podem ser uma excelente forma de trazer um toque adocicado para a tábua e geralmente combinam super bem com vários queijos. Opções como geleia de figo, damasco, manga ou abacaxi são ótimas alternativas. Você pode escolher algumas delas para servir.
- Dica: Experimente fazer suas próprias geleias em casa para um toque caseiro delicioso.
6. Azeitonas e nozes
Outras opções que adicionam um toque especial à sua tábua são as azeitonas e as nozes. Então, para as azeitonas, escolha suas preferidas, sejam pretas ou verdes, ou até mesmo ambas para mais variedade. Quanto às nozes e castanhas, você pode servir amêndoas, castanhas-do-pará, nozes e avelãs.
- Dica: Você pode marinar as azeitonas em azeite de oliva com ervas frescas, alho e pimenta, ou temperar as nozes com um toque de mel e especiarias antes de servir.
7. Conservas
Por fim, temos as conservas, apreciadas por muitas pessoas. As mais populares são os picles e as cebolas em conserva, excelentes petiscos que adicionam um toque de acidez delicioso. Não se esqueça de escorrer bem o líquido antes de servir.
- Dica: Experimente fazer conservas caseiras com temperos especiais.
Dicas de montagem para tábua de frios
A montagem ideal para uma tábua de frios depende muito do gosto pessoal de cada um. Porém, uma ótima maneira de começar é pensando em combinações equilibradas.
Em primeiro lugar, experimente combinar queijos cremosos com queijos firmes, embutidos macios com opções crocantes, e frutas frescas com frutas secas.
Além disso, é importante distribuir diferentes sabores e texturas: queijos suaves e fortes, embutidos salgados e doces, frutas ácidas e doces.
E não se esqueça da apresentação: utilize uma tábua de madeira ou vidro, além de pratos, bowls e ramequins para criar diferentes alturas e proporcionar um toque visual interessante.
Por último, agrupe os itens por tipo ou crie composições coloridas e harmoniosas. Folhas frescas, ervas aromáticas, flores comestíveis e até mesmo pimentas coloridas podem ser utilizadas para decorar, adicionando um toque final elegante.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Por fim, discutimos ao longo do texto sobre o que colocar na tábua de frios, apresentando categorias que são ótimos pontos de partida para a sua montagem.
A partir das sugestões de hoje, você pode se basear e personalizar, selecionando ingredientes dessas categorias e adicionando outros alimentos, se preferir. Enfim, use sua criatividade!
Dessa forma, esperamos que as dicas de hoje tenham te ajudado de alguma forma. Para concluir, queremos saber como ficou sua tábua. Quais itens você escolheu? Deixe nos comentários abaixo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!