Muita gente sonha em fazer fondue ao menos uma vez, especialmente no frio, e acertar nos molhos para fondue de carne pode ser o ponto alto da experiência.
Fondue de carne é bem simples de fazer, pois você frita levemente a carne em óleo e combina com molho. Dessa forma, o molho acaba se tornando ingrediente-chave para uma degustação sensacional e inesquecível, mas não se preocupe, é muito fácil.
Então, dá uma conferida nesta lista recheada de sabor, dicas e molhos que valorizam a experiência de uma ocasião especial. Vamos conferir?
7 opções deliciosas de molhos para fondue de carne + dicas exclusivas
1. Molho diferente de pesto de manjericão
Se assim como eu você se fascina quando passa nos corredores de molhos de um supermercado, essa vai te surpreender. Certamente você já viu aquele molho pesto verde sensacional, não é mesmo? Mas o preço desanima e a gente acaba não levando.
O pesto é um molho italiano indispensável para consumir com carne e leva em sua composição:
- Folhas de manjericão a gosto;
- 2 dentes de alho;
- 50g de parmesão ou queijo pecorino ralado;
- 10 colheres (sopa) de azeite;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 50g de nozes (opcional).
Coloque todos os ingredientes num processador, deixando o azeite por último. Agora, processe até ficar homogêneo e consistente, prontinho, sirva com a carne da sua preferência.
O molho pesto é um dos melhores acompanhamentos para fondue de carne, pois entrega complexidade e muito sabor!
2. Molho incrível de tomate seco
Olha só, vou listar ingredientes e você me diz se tem como dar errado esse delicioso molho de tomate seco:
- 60g de tomate seco
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- Cheiro-verde a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
- Pimenta branca moída na hora a gosto
E então, não é a combinação perfeita para uma carne macia e suculenta? Ah, e o melhor de tudo é a facilidade para fazer. Antes de mais nada, dê uma leve picada nos tomates e coloque no potinho próprio para servir com o fondue.
Em seguida, adicione o requeijão e misture. Depois coloque a maionese e volte a misturar. Por fim, acrescente o cheiro-verde picado, o azeite e mexa até incorporar!
3. Molho acentuado de cebola caramelizada
Confesso que esse molho não é para todos, pois leva dois ingredientes controversos, molho shoyu e açúcar mascavo. Contudo, gosto de abrir o leque de possibilidades, justamente para que todos possam conhecer mais e mais opções.
Dito isso, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e adicione 1 cebola grande picada. Depois disso, refogue por um minuto até dourar. Na sequência, coloque 1 colher (sopa) de shoyu e 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo.
Por fim, misture bem para incorporar e deixe fritar até a cebola ficar transparente. Se você escolheu alcatra ou contrafilé, saiba que acertou em cheio, pois combina perfeitamente!
4. Molho de azeitonas combina demais com carne
Para quem está pensando em montar aquela mesa farta de opções, o molho de azeitona é indispensável. E estou falando de azeitonas pretas, que é para trazer um toque incrível de sabor, anote aí:
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 14 azeitonas pretas sem caroço
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de manjericão
- Pimenta-do-reino a gosto
Para fazer basta colocar tudo no liquidificador e bater até ficar cremoso do que jeito que mais gostar. “Ah, mas vou “cortar caminho” e usar o molho pronto de azeitona”. Sem problemas, mas saiba que nunca irá obter o sabor dessa minha sugestão!
5. Molho de alcaparras sofisticado e fácil
Essa sugestão de molho acompanha muito bem carne vermelha macia e suculenta. Então, saber como cortar filé mignon pode ser uma alternativa para combinar com molho de alcaparras, veja o que precisa:
- 1 vidro de alcaparras (100g)
- 2 dentes de alho
- Azeite suficiente para ajudar a bater os ingredientes
- Cheiro-verde
- Sal, pimenta-do-reino e ervas finas a gosto
- 1 colher (sopa) de mostarda
No liquidificador ou processador, coloque as alcaparras, o alho, o cheiro-verde picado, a mostarda e os temperos. Em seguida, adicione azeite apenas para facilitar o processamento. Transfira para o recipiente que será servido e boa degustação!
DICA EXTRA: caso sobre molho de alcaparras ou ingredientes, uma boa pedida é preparar um maravilhoso filé de peixe grelhado. Por conseguinte, você espalha o molho sobre os filés e saboreia a verdadeira combinação dos deuses!
6. Tradicional molho de pimenta + 5 variações
Embora simples, eu adoro trazer esse tipo de molho como combinação. Isso porque é possível preparar de diferentes maneiras, veja algumas combinações de ingredientes:
- Pimenta dedo-de-moça + maionese + azeite + sal + pimenta-do-reino.
- Maionese de ervas finas + molho de pimenta pronto.
- Pode-se utilizar também diferentes tipos de geleia de pimenta.
- Maionese + ketchup + mostarda + pimenta de cheiro
- Molho completo de pimenta com cebola, alho, pimenta dedo-de-moça, pimenta de cheiro, pimenta biquinho, tomate e cheiro-verde
7. Molho tártaro não pode faltar
E como não pode faltar em nenhuma lista de molhos para fondue de carne, temos o molho tártaro. Por sua vez, o molho entrega uma bela complexidade de sabores e não precisa usar apenas carne cara não.
Digo isso porque cortes mais em conta rendem ótimos resultados e deixam a noite de fondue ainda mais especial. Veja os ingredientes de uma receita básica:
- 1 + ½ xícara (chá) de maionese
- ½ xícara (chá) de pepino em conserva (picles)
- ½ colher (chá) de shoyu
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
Coloque tudo numa tigela e misture até incorporar os ingredientes. Leve à geladeira para resfriar e sirva na sequência. Entretanto, você também pode incrementar utilizando cenoura, cheiro-verde e suco de limão, veja um vídeo completo:
DICA EXTRA: não deixe o molho de queijo para fondue de fora!
Não é só porque você não está escolhendo carne para fondue de queijo que você não pode preparar um molho de queijo. Pelo contrário, trazer a consistência e o sabor maravilhoso de queijos à mesa, torna o fondue de carne ainda mais fantástico.
Nesse caso, você tem uma gama de queijo, conheça a combinação para arrasar:
- 250g de queijo Emmental
- 250g de queijo Gruyère
- 50g de parmesão
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 3 dentes de alho
- 3 copos de vinho branco seco (600ml)
- ½ cebola picada
- Tomilho, pimenta-do-reino, louro e noz-moscada a gosto
Embora o preparo seja bem simples, disponibilizo um vídeo completo para você acompanhar passo a passo:
Aposte em combinações diferentes na hora de fritar a carne
Essa é uma dica pessoal, pois para mim faz toda a diferença. O preparo tradicional do fondue de carne se resume a mergulhar cubos da carne em óleo “temperado” quente, correto?
Mas e se ao invés do óleo você usasse um delicioso caldo de legumes? Ou quem sabe caldo de carne? Além disso, é possível fazer com vinho tinto, onde você dá aquela selada na carne em vinho quente, fica incrível!
Essa sugestão é muito válida para quem não gosta tanto de óleo, ou para quem tem problemas gástricos. Pode apostar sem medo!
Aproveite cada um dos molhos para fondue feito com carne
Apesar de muitos acharem que preparar esse fondue é complicado, as receitas são fáceis. Na realidade, a diferenciação está mesmo nos molhos para fondue de carne. Afinal, são eles que agregam sabor e entregam experiências bem marcantes.
Então, não deixe de experimentar todos ou planeje uma noite repleta de opções para os amigos. Agora fica faltando escolher a carne para o dia dos namorados, que combina com fondue e é uma alternativa divina!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com quem possa tirar aproveitar muito para colocar em prática e até a próxima!