Molho verde para churrasco: 4 Receitas simples para fazer

O molho verde para churrasco é um acompanhamento que todo mundo ama, praticamente, mas que poucos sabem fazer. Quer aprender versões únicas?

Eu vejo muitas inovações nos churrascos, no sentido de carnes diferenciadas e guarnições extravagantes. A meu ver, isso é bom porque abre novas possibilidades. Mas ainda assim, eu não desapego das opções clássicas, aposto que você também não, né?

Foi por isso que fiz a melhor seleção que você vai encontrar na internet. Reuni num só conteúdo 4 receitas deliciosas de molho verde para você aproveitar agora!

4 receitas extra deliciosas de molho verde para churrasco ficar completo

Muito se fala na maionese, salpicão, farofa, receitas de arroz e vinagrete, mas o que brilha mesmo é o molho. Não acredita em mim? Então, experimente pegar uma lasca daquela fraldinha na churrasqueira e mergulhar no molho cheio de cheiro-verde.

Já peguei uma cadeira para esperar você vir me dizer como essa combinação derrete na boca. Sem mais delongas, conheça receitas simples, pegue a essência do preparo nos detalhes e tenha muita versatilidade no churrasco!

1. Tradicional molho verde para churrasco versão completa ultra saborosa

Você já encontrou muitas receitas cabulosas de molho pela internet, provavelmente. Cada pessoa transmite a sua experiência e manias na hora de apresentar as receitas, mas sempre existe uma preparação tradicional.

No caso do molho verde isso fica ainda mais evidente, pois você pode usar uma variedade gigantesca de ingredientes. Diante disso, fiz questão de procurar e escarafunchar até encontrar aquela receita suprema, creio ter encontrado.

Prepare-se para descobrir a sua mais nova paixão para servir juntamente das melhores carnes para churrasco, veja o que vai:

Ingredientes do molho

molho verde para churrasco

  • 6 dentes de alho;
  • 100g de azeitona ou a gosto (sem caroço);
  • 1 colher (sopa) de mostarda amarela (colher cheia);
  • ½ cebola branca;
  • Raspas de limão siciliano e laranja a gosto;
  • Folhas de hortelã a gosto;
  • Folhas de manjericão fresco a gosto;
  • 2 a 3 colheres (sopa) de azeite (para a mistura);
  • Azeite suficiente para dar o ponto.

O preparo é muito simples, é só bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Porém, o segredo é adicionar azeite enquanto bate até obter um ponto consistente. Os profissionais chamam essa técnica de emulsionar o molho.

Dá para ser feito com óleo também, mas é fundamental ter cuidado com óleo, pode ficar retrogosto, afinal. O resultado é um molho verde muito aveludado, encorpado e perfeito para acompanhar bons bifes assados de miolo de alcatra.

DICA EXTRA: devido ao seu sabor potente, eu recomendo você combinar esse molho com cortes mais gordurosos. Nesse contexto, um excelente exemplo é o cupim na churrasqueira, que dá um contraste excepcional!

2. Aprenda um rápido molho verde para churrasco com creme de leite

A sua segunda versão de hoje pode ter surgido da exploração dos ingredientes na culinária. Isso porque todo mundo, inclusive você, tem uma receita nascida da “mistureira” de ingredientes, especialmente quando a despensa está zerada.

Com isso, a gente pega tudo que tem pela frente e usa na mistura. Desse modo, estou falando de um molho verde facílimo de ser feito, mas com creme de leite. Esse ingrediente, por sua vez, entra para homogeneizar e dar corpo ao preparo, anote:

  • 1 caixa de creme de leite
  • 5 dentes de alho
  • Temperos naturais para carne a gosto (orégano, manjericão, coentro em pó, alecrim e tomilho desidratados)
  • 4 pimentas de cheiro
  • Suco de 2 limões Taiti
  • 1 maço de cheiro-verde ou a gosto
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • Óleo ou azeite suficiente até dar o ponto

Sem mistério, coloque tudo no liquidificador, exceto o óleo, e bata até triturar e formar um molho inicialmente denso, desligue. Em seguida, mexa com uma colher para desprender qualquer tempero e volte a bater.

No entanto, a velocidade precisa ser baixa e o óleo ou azeite deve ser adicionado em fio. Por fim, faça isso até dar o ponto desejado e seu molho verde está prontinho.

DICA EXTRA: na realidade são duas dicas extras. A primeira é trocar o creme de leite de caixinha pelo fresco, assim você agrega mais sabor e consistência agradável. A segunda sugestão é reservar o molho na geladeira por 3 horas ou mais. Consequentemente, o molho fica mais cremoso e aveludado!

3. Não deixe de fazer a versão de molho verde com maionese para churrasco

Quer dizer que você está com poucos ingredientes e o creme de leite não é um deles? Então, dá uma conferida na geladeira, tem maionese? Tem? Que bom, e alguns dentes de alho, tem pelo menos 3 dentes aí? Certo, agora só falta o cheiro-verde.

Ah, apenas salsinha também funciona. Viu só que com apenas 3 ingredientes você consegue fazer uma versão simples e saborosa, veja a proporção:

  • 3 dentes de alho
  • 500g de maionese
  • Cheiro-verde ou salsinha a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

“Nossa, mas não vai nem óleo?”. Era isso que eu ia comentar agora. Você só precisa adicionar óleo se perceber que ficou muito pesado.

Do contrário, pode servir como um molho verde para churrasco mais grosso mesmo. O preparo? Liquidificador e paciência para bater até o ponto ideal!

DICA EXTRA: se eu fosse você, compraria logo uma boa costela carnuda e repleta de gordura na medida. Daí, é só usar sal grosso e assar costela na churrasqueira, combinando bem demais com o molho verde, simplesmente espetacular!

4. Molho de chimichurri também conta como molho verde para churrasco

Aos poucos o brasileiro médio tem aprendido a usar diferentes temperos na culinária. E a principal vantagem disso é fugir de produtos industrializados repletos de componentes químicos. Porém, a mágica acontece no paladar, com sabores divinos.

Eu gostaria de ressaltar o uso do chimichurri na carne, que proporciona uma gama excepcional de opções e resultados deliciosos. Aposto que muita gente vai implicar comigo nesse momento, ao julgar que molho de chimichurri não é molho verde.

No entanto, vou respeitosamente concordar em discordar de você, pois na minha opinião é molho verde sim. E um dos melhores, diga-se de passagem. Assim como falei na abertura do conteúdo, a intenção era apresentar amplas possibilidades, aí está.

Só que o objetivo é pegar essa versão fantástica e dar um toque diferenciado, puxando-a mais para a versão tradicional:

Ingredientes do molho

  • 1 maço de cheiro-verde picado
  • ½ maço de orégano fresco
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ¼ xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • ¼ xícara (chá) de água
  • 2 dentes de alho picados
  • Pimenta calabresa a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O preparo é muito simples, mas esse molho eu faço questão que você acompanhe em detalhes. Para isso, encontrei um vídeo recheado de dicas, aproveite. Antes do vídeo, não esqueça de harmonizar com ancho ou chorizo no churrasco:

DICA EXCLUSIVA: descubra o ponto ideal do molho verde ao adicionar óleo

Embora você tenha pleno poder de escolha dos ingredientes, uma verdade é universal em toda receita, o ponto do molho. Nesse cenário, você deve entender que o molho verde é o resultado de uma emulsão.

A emulsão, por sua vez, é considerada mistura estável, geralmente feita a partir de dois líquidos que não se misturam. Nesse caso, no molho você tem o azeite ou óleo e um líquido, como água ou vinagre.

Todavia, a receita precisa ter um emulsionante, como a mostarda da primeira receita, compreende? Deixe marcado aí em suas anotações a seguinte proporção perfeita:

  • Considere 3 partes de azeite ou óleo.
  • Essa quantidade é ideal para 1 parte de vinagre ou outro líquido levemente ácido.
  • O emulsionante precisa ser espesso, como 1 colher (sopa) de mostarda.

Por último, complemente com especiarias, condimentos e demais ingredientes do seu agrado. Você terá sempre um preparo equilibrado ao seguir essa proporção!

Capriche na versão de molho verde para churrasco e tenha um acompanhamento incrível

Você pode até saber como usar molho inglês na carne, fazer molho para bife e molho para peixe. Entretanto, se não conhecer uma versão de molho verde para churrasco, seus assados nunca ficam completos.

Que tal pegar todas as sugestões de hoje e criar um verdadeiro festival do molho verde na churrasqueada? E não precisa ser nada chique, hein? Um churrasco simples já está valendo, aproveite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se gostou de verdade, não esqueça de compartilhar e até a próxima!