Nenhum preparo com frango é tão bom que não possa melhorar com um molho daqueles, mas por acaso você sabe preparar molho para frango com creme de leite? Posso antecipar que há muitas versões extraordinárias para você explorar a fundo.
O molho cumpre um papel imprescindível com as carnes, porém, quando falamos em frango, ele se torna obrigatório para garantir máxima suculência. A partir de agora você conhecerá 4 opções saborosas, aproveite o passeio gastronômico.
Molho para frango com creme de leite: 4 melhores opções de acompanhamento
Todos têm uma receitinha de molho na ponta da língua, mas nem todos sabem o papel do creme de leite. Em geral, existe a ideia de que o creme de leite serve apenas para encorpar o molho. Mas não apenas isso, pois o ingrediente ajuda a:
- Texturizar o molho com mais cremosidade.
- Equilibrar sabores fortes e ácidos, como mostarda, vinho e alho.
- Obviamente, ele espessa, mas de uma maneira única.
- Dar brilho e aparência à receita, deixando-a mais apetitosa.
Dentre os principais pontos na utilização do creme de leite em molhos, estão: quantidade na medida; adição gradual; cozimento perfeito; combinação com completos (ervas frescas, temperos naturais, vinho branco ou caldo de frango).
1. Tradicional molho de mostarda e mel
Uma cozinheira nunca é completa se não souber preparar um bom molho de mostarda e mel. Falo isso porque a maioria das receitas ficam ácidas ou doces demais, justamente porque não levam creme de leite. E como você viu, ele é estabilizante.
Nesta primeira sugestão, trago até você o melhor e mais equilibrado molho para frango com creme de leite, com uma pegada incrível de potência, anote:
Ingredientes do molho
- 200ml de creme de leite (dê preferência à versão fresca)
- 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon (ou outra que preferir)
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 dente de alho picadinho
- Sal, pimenta-do-reino e toque de açafrão a gosto
O segredo é incorporar o creme de leite aos poucos e misturar para deglaçar a panela. Depois, corrija o tempero e sirva à parte do frango grelhado ou assado, um espetáculo porque a mostarda traz acidez e o mel confere um dulçor único. Por sua vez, o creme de leite une tudo com suavidade!
2. Sensacional versão de molho de alho e ervas
Costumo dizer que o molho de alho é um curinga na cozinha, pois você pode servir até no churrasco. Entretanto, a escolha de ervas enriquece o sabor, abre o leque de nuances e abraça praticamente todo preparo de frango. Olha que sensacional:
- 250ml de creme de leite fresco (aqui funciona o de caixinha também)
- 3 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco picadinho
- 1 colher (sopa) de alecrim fresco picadinho
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
- Leve toque de azeite extra virgem para corrigir a acidez
O segredo para não errar no molho de alho, é utilizar apenas alho fresco e se atentar à acidez. Acontece que normalmente o alho pode dominar o sabor do molho, embora seja prazeroso, nem todos gostam.
Consequentemente, você pode corrigir isso com um toque de acidez, tanto com suco de limão quanto com vinagre. Experimente e corrija conforme for necessário.
Outro ingrediente menos tradicional é o endro, que complementa maravilhosamente todo molho de alho. Quer uma receitinha ainda mais diferente? Olha que ideia fantástica no vídeo a seguir:
3. Molho de vinho branco com cogumelos é um clássico
Vamos de versão de molho para frango com creme de leite um pouco mais ousada e elegante? Então, que tal experimentar um molho de vinho branco com cogumelos?
Nesse contexto, você vai grelhar normalmente os filés de frango até formar aquela crosta dourada no fundo. Em seguida, entre com manteiga, azeite e refogue cebola e alho até ficar transparente.
Depois disso, acrescente 150g de cogumelo Portobello fatiado e refogue até murchar. Após deglaçar o fundo, adicione 200ml de vinho branco seco, ramos de alecrim e tomilho e aguarde o vinho reduzir de volume. Isso indica que o álcool evaporou.
Nesse momento, acrescente 300ml de creme de leite, misture, corrija os temperos e cozinhe até ganhar a consistência ideal. Para fechar com chave de ouro, volte a carne ao molho para envolver os sabores e bom apetite, está irresistível!
4. Molho de curry com creme de leite para frango suculento
Um clássico será sempre um clássico e não há melhor substituto, como é o caso do molho de curry. O curry é o casamento perfeito para servir com frango, tanto é que é a base da culinária indiana.
Entretanto, é crucial ter cuidado extra na adição de curry, senão ele pode dominar facilmente o prato. A seguir, uma lista equilibrada em ingredientes para você se esbaldar:
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de curry em pó
- 2 cebolas pequenas picadinhas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 colher (chá) de páprica doce
- 1 colher (chá) de cominho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Coentro fresco rasgado (opcional)
Como em todo bom molho, refogue os vegetais até murcharem, adicionando curry, páprica e cominho na sequência. Em seguida, diminua o fogo e coloque o creme de leite, mexa bem e corrija os temperos.
Para finalizar, junte coentro para um toque de frescor e sabor e despeje sobre o frango, ou sirva na lateral.
BÔNUS VALIOSO: qual o melhor tipo de creme de leite para molho?
Quando você aprende o conceito sobre como fazer molho para frango com creme de leite, qualquer tipo de produto serve. Os chefs profissionais parecem não gostar da versão de caixinha, mas funciona bem.
Contudo, é inegável que creme de leite fresco é ideal, pois ele aguenta temperaturas mais altas por mais tempo. Além do mais, o teor de gordura muda, o que impacta diretamente na cremosidade. O jeito é fazer e testar, concorda?
Qual sua melhor versão de molho para frango com creme de leite?
Depois de apresentar a você 4 das melhores opções de molho para frango com creme de leite, qual gostou mais? Olha só, se ficar na dúvida, experimente o molho com diferentes preparos de frango.
Por exemplo, se você fizer frango recheado no forno, não deixe de provar a versão de mostarda, é um arraso. Agora, para receitas tradicionais de frango grelhado, eu sugiro aquele de vinho com cogumelo, é uma explosão de sabores.
Não importa qual você escolha, o importante é não deixar de fazer. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!