Muito se fala no sabor e na suculência da costela bovina assada, mas por acaso você já experimentou um delicioso molho para costela de porco com mel que realça a combinação de carne suína com as especiarias certas?
Pois é, poucas pessoas conhecem o que estou prestes a compartilhar com você, que é justamente o que combina com costela de porco. Sendo assim, me empreste alguns minutinhos do seu tempo e confira o melhor molho para costela da sua vida!
Se surpreenda com a receita de molho para costela de porco e mel
Não importa se você faz costela suína na churrasqueira ou na airfryer, desde que saiba combinar temperos, é improvável errar. Porém, quando você adiciona mel à receita, automaticamente deve ficar de olho em alguns aspectos.
Primeiro, você não quer que a costelinha vire uma sobremesa, certo? Tampouco pretende mascarar o sabor natural delicioso do corte de porco, né?
Costumo dizer que preparar costela suína com molho à base de mel, qualquer um faz. No entanto, fazer isso com máximo controle do processo e plena consciência do resultado, é uma conquista para poucos. Quer ser uma dessas pessoas? Anote tudo!
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de mel;
- ¼ xícara (chá) de molho de soja (shoyu ou molho inglês);
- ¼ xícara (chá) de vinagre de maçã;
- 4 dentes de alho picadinhos;
- ¼ xícara (chá) de molho barbecue (de boa qualidade de preferência);
- 1 cebola pequena picadinha;
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon (ou outra escura, como preferir);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional, mas equilibra a acidez).
Vale ressaltar, a quantidade dos ingredientes é ideal para criar um molho balanceado, com acidez e dulçor na medida. Então, caso decida realizar alguma alteração, considere tudo isso no ingrediente escolhido, tudo bem?
Veja como preparar a base do molho
Uma vez que você se atenta aos componentes da receita, a preparação é muito simples na verdade. Mesmo porque ainda falamos de um molho agridoce para costelinha de porco, né? Montei um passo a passo para simplificar!
- Aqueça uma panela com um fio de azeite suficiente para refogar a cebola e o alho.
- É importante refogar até que a cebola fique transparente.
- Nesse momento, junte mel, vinagre de maçã, molho de soja e o molho barbecue.
- Agora, misture bem para agregar e deixar o molho homogêneo.
- Na sequência, acrescente mostarda, temperos e extrato de baunilha.
- A baunilha tem o papel puramente de adicionar uma camada de complexidade ao sabor, mas não é obrigatória.
Eu tomaria um cuidado extra com a adição de sal, pois ele pode rapidamente passar do ponto. Nesse sentido, quando misturar mostarda e pimenta, prove novamente e veja se há necessidade de correção.
Cozimento perfeito da mistura
Existem dois pontos vitais para que o molho para costela de porco com mel dê certo: ponto de fervura; finalização na consistência perfeita. Diante disso, deixe em fogo médio até que a mistura levante fervura, ou seja, até começar a borbulhar.
Em seguida, baixe o fogo, misture mais uma vez e deixe cozinhar entre 10 e 15 minutos. Caso sua mistura esteja espessa demais logo no início, fique de olho e mexa ocasionalmente. Ao término do tempo, verifique se o molho ganhou consistência média.
Vale reforçar que não é interessante deixar o molho muito grosso, porque ele será finalizado no assamento da costela, certo?
Aplicação correta do molho na costela suína
Esse molho é tão versátil e saboroso, que você pode servi-lo juntamente com a costela, ou finalizar a carne com o molho. Pessoalmente, eu prefiro pincelar o molho na costela para que a caramelização aconteça gradualmente.
Nesse contexto, quando faltar entre 15 e 20 minutos do assamento da carne, pincele uma camada generosa de molho. Veja, é fundamental cobrir toda a superfície uniformemente, para que a caramelização fique com um aspecto irresistível.
Por fim, torne a pincelar a cada 5 minutos e garanta uma crosta que você olhe e diga: “nossa vida, eu preciso degustar essa carne nesse exato momento!”. Lembre-se de não exagerar no assamento da carne só para ganhar cor, pois porco resseca fácil:
DICA VALIOSA: quais ingredientes opcionais valorizam ainda mais a combinação?
Sempre que falamos sobre molho para carne suína, o pessoal fica travado nos mesmos ingredientes. Porém, a realidade é que dá para seguir caminhos distintos e experimentar novos sabores a cada receita.
Por exemplo, aqui a gente sempre faz costela de porco com molho de goiabada, já provou? Confesso que eu tinha preconceito, mas poxa vida, que sabor indescritível. Então, olha só algumas coisas que você pode testar no molho:
- Laranja traz caramelização e sabor cítrico.
- Reduza amora e incorpore ao molho para um toque de acidez.
- Mostarda de Dijon e gengibre agregam picância.
Tudo que você precisava para fazer o melhor molho para costela de porco e mel
Não adianta, você pode preparar diferentes cortes bovinos, inclusive de costela, mas quase nenhum oferece as vantagens da costelinha de porco. Me refiro ao sabor suave, maciez natural e flexibilidade para experimentar sabores magníficos.
Agora, você adquiriu uma nova visão quanto ao molho para costela de porco com mel, mas não se limite a isso. Procure sempre diferenciar, nem que seja em uma especiaria, a exemplo do chimichurri na carne.
O que achou das dicas e sugestões de hoje? Se foram úteis para você, que tal compartilhar com outras pessoas? Até a próxima!