Não adianta, para chegar na combinação perfeita você precisa descobrir boas ideias de molho para bife frito que sejam simples.
Apreciar aquele belo bife suculento é bom demais, agora, preparar uma misturinha que traga mais sabor, é sensacional. O preparo tem que ser simples, pois não adianta fazer algo que é mais demorado ou complicado que a carne, né?
Nesse sentido, a partir desse ponto você aprenderá apenas as melhores ideias de molhos. Acompanhe e descubra como enriquecer o sabor do bife suculento para qualquer ocasião!
4 ideias simples de molho para bife frito que acompanham bem
Em geral, as melhores combinações entre carne e molho acontecem quando fazemos receitas de bife acebolado, não é verdade? Isso porque sempre sobra aquele fundo de frigideira que guarda sabores de outro planeta.
Com isso, basta pensar em determinados ingredientes que possam desgrudar e resultar num verdadeiro molho aveludado. No entanto, às vezes temos que abusar da criatividade com um molho que aprimore o bife, especialmente bife de frango.
Portanto, ao montar a nossa lista a seguir, considerei todas estas questões e acredito ter chegado a bons resultados. Dessa forma, se você quer dar um “up” no seu bife frito, esse é o momento certo!
1. Molho de maionese é o preparo mais curinga que existe
O molho de maionese é muito saboroso, aqui em casa temperamos bifes com maionese e servimos com molho de maionese. Pode parecer redundante e muita gente me pergunta: “mas por que colocar maionese na carne?”.
A resposta é sempre a mesma: quando você provar o potencial de sabor da maionese com bife, não há volta. Provavelmente colocará sempre em suas receitas, e outra, é difícil quem não gosta dessa harmonia.
Ingredientes
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 fio de azeite;
- 1 cebola grande cortada em rodelas;
- 2 dentes de alho picados;
- ½ xícara (chá) de água;
- 4 colheres (sopa) de maionese (colheres bem cheias);
- Salsinha picada a gosto.
Tudo funciona assim, você prepara bifes de alcatra ou contrafilé, de espessura média. A fritura vai deixar um “queimadinho” na frigideira, certo? Então, adicione um fio de azeite, refogue e frite a cebola com o alho até dourar.
Depois disso, junte a água e a maionese na sequência, mexendo até engrossar e ficar cremoso. Finalize com uma pitada de salsinha picada, espalhe sobre o bife ainda quentinho e coma de olhos fechados. Não tem erro, é fácil e fica incrivelmente saboroso.
DICA EXTRA: aqui você pode fazer alguns ajustes, como trocar a água por caldo de carne. Ou ainda, adicionar 1 colherinha de shoyu. O molho fica igualmente saboroso com pedacinhos de cogumelos ou mesmo azeitonas. Enfim, modifique como preferir!
2. Molho rápido de laranja que é uma maravilha de facilidade
Por mais que queiramos sofisticar a carne rápida do almoço, frequentemente são as opções rápidas que nos ajudam mais. Desse modo, essa sugestão de molho de laranja funciona porque você só precisará de:
- Suco de 1 laranja
- 2 colheres (sopa) de mel
- Noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto
Você acabou de fritar aquele filezinho de frango ultra suculento, mas quer muito um molho para comer com frango frito. Daí você olha para a panela e pensa: e se eu deglaçar a frigideira, será que fica bom?
Pois bem, adicione manteiga ou azeite na frigideira, apenas para formar mais um pouco de gordura. Se estivesse fazendo bife de alcatra, nem precisaria, pois, a carne tem gordura, o frango por outro lado, é seco.
Em seguida, ligue em fogo médio, coloque o suco de laranja e mexa para desgrudar o fundo. Feito isso, adicione mel, noz-moscada, pimenta e misture vigorosamente para desprender todo o conteúdo da frigideira.
Por último, quando estiver encorpado, apetitoso e parecendo um “caramelo salgado”, espalhe sobre o frango. Aposto com você que vai se tornar um dos molhos para carne preferidos em sua casa.
3. Opção expressa de molho de cebola com creme de leite
Vamos supor que você foi fazer o molho de maionese, mas infelizmente acabou a maionese. Porém, você dá uma espiada na geladeira e, por sorte, tem creme de leite fresco. Dessa forma, “você está no céu”, pois dá para fazer um molho extraordinário:
- 2 cebolas fatiadas
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
- 1 ramo de alecrim picado
- 1 colher (café) de molho inglês
Adicione primeiro a cebola com um tablete pequeno de manteiga na frigideira, ligue em fogo médio e aguarde derreter. Nesse momento, a cebola vai começar a murchar e ficar amarelada por conta do resquício da panela, certo?
Por conseguinte, acrescente o creme de leite, o alecrim picado e o molho inglês, misture tudo. O ponto é você quem escolhe, mas quando estiver aveludado está perfeito.
SUGESTÃO DE BIFE FRITO: bom, não é bem um bife, mas sim um medalhão de filé mignon. A recomendação vem no sentido de combinar sua suculência indiscutível, com a pancada de sabor do molho, você deve experimentar!
4. Clássico molho de mostarda para acompanhar bife frito
Se até hoje você ainda não experimentou molho de mostarda para carne, tenho uma notícia ruim: você está fazendo errado. Assim como a maionese, a mostarda tem a qualidade de elevar qualquer bife frito.
Por exemplo, caso você saiba como fazer bife de cupim, o molho de mostarda vai destacar ainda mais suas qualidades. Não gosta de cupim, mas adora o acém cortado para bife? Sem problemas, você terá um excelente resultado.
Contudo, essa quarta sugestão é um prato cheio, literalmente, já que faremos um delicioso bife de pernil, olha que delícia. E como acompanhamento, um molho de mostarda clássico, mas muito sofisticado e chique para surpreender de verdade.
- 2 colheres (sopa) de mostarda da sua preferência
- Creme de leite fresco a gosto para dar o ponto
- 100ml de vinho branco seco
- Manteiga a gosto
Depois que fritar o pernil de porco, escorra o excesso de gordura e especiarias para não queimar. Em seguida, coloque uma pontinha de manteiga nova e aqueça, juntando o vinho posteriormente.
O ideal aqui é mexer para evaporar o álcool do vinho, ganhar cor e reduzir. Logo depois você coloca a mostarda e mexa para agregar no vinho. Por último, acrescente o creme de leite fresco e deixe apurar a ponto de ficar cremoso. Sirva sobre os bifes!
DICA EXTRA: uma dica bacana é finalizar a carne, ou seja, o ponto da carne diretamente no molho. Como resultado, você serve tudo junto no prato e isso agrega ao visual da refeição. No vídeo abaixo, você encontra o molho, mas com o preparo do filé mignon suíno, que também vale muito a pena!
Muitas possibilidades de molho para bife frito que você deve explorar
Uma coisa que você pode tirar das sugestões de hoje, é a possibilidade de usá-las das mais variadas formas possíveis. Por exemplo, se eu sugeri um molho para frango, nada impede de utilizar como molho para bife a cavalo, compreende?
O mesmo vale para o preparo dessa última sugestão, onde você pode optar pela carne vermelha no lugar da carne de porco. Afinal de contas, é essa versatilidade que facilita nossa refeição semanal, mas sem deixar a qualidade e os sabores de fora.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Caso tenham ajudado você a encontrar um molho que sempre teve vontade de experimentar, que tal compartilhar nas redes sociais para ajudar outras pessoas também? Até a próxima!