Molho para bife acebolado: 4 Melhores opções para servir

Seja para fazer a mistura render mais ou simplesmente incrementar a refeição, o molho para bife acebolado é algo fantástico. Quer aprender a harmonizar sabores?

Na hora de tirar a receita de molho do papel, você precisa de muita cautela. Primeiro porque a preparação é um simples acompanhamento. E outra, considerar os temperos da carne favorece acertar em cheio na finalização de algo que já é incrível.

Afinal de contas, ninguém gostaria de prejudicar o bife acebolado, que é a estrela, certo? Confira dicas incríveis e sugestões que farão sua boca salivar!

4 melhores opções de molho para bife acebolado que deixam a refeição especial

Não há preparo bom o bastante que um delicioso molho não consiga aperfeiçoar. É assim com peixe, frango, carne de porco e, em especial, carne vermelha. Quando falamos de bife acebolado então, é ainda mais satisfatório.

Tem dias que evito fazer qualquer guarnição à parte do bife, pois gosto é de apreciar o sabor da carne. Por outro lado, em muitas outras oportunidades eu me arrisco e, olha, geralmente o negócio rende combinações dos deuses.

Pensando nisso, fiz uma seleção que acredito ser indispensável na culinária. Você encontrará versões para todos os gostos e preferências!

1. Conheça uma daquelas receitinhas que só vovó sabe fazer

A gente pode até se empenhar na cozinha, mas algumas receitas, técnicas e “atalhos”, apenas nossa avó conhece, né? É o mesmo caso das receitas antigas de frango caipira. Já tentei de tudo, mas nada se aproxima do preparo familiar.

Chegando em nossa primeira posição, trago para você algo que dificilmente encontrará em outro lugar, olha que exclusividade.

Ingredientes

molho para bife acebolado

  • 2 bifes de alcatra
  • 2 dentes de alho amassados ou picados
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (café) de azeite
  • 2 cebolas médias fatiadas em meia-lua
  • 1 tomate italiano maduro fatiado fino
  • ½ pimentão amarelo fatiado
  • 30ml de molho inglês

Modo de preparo

  1. Após fritar o bife, aqueça novamente a frigideira com manteiga ou azeite.
  2. Agora, coloque a cebola, o tomate e o pimentão na frigideira, refogando brevemente.
  3. Em seguida, junte o molho inglês, misture e aguarde levantar fervura.
  4. Se preferir, ainda dá para colocar pedacinhos de alho ou mesmo um toque de mostarda, fica a seu critério.
  5. Por fim, quando espessar bem é só servir sobre os bifes.

Preparo ultrarrápido, fácil de fazer e que rende um molho perfeito. Ah, sem contar que dá para servir em ocasiões especiais, visto que o sabor é sofisticado!

2. Molho de maionese para bife acebolado é um clássico indispensável

É impossível falar de bife acebolado e não remeter automaticamente ao molho de maionese. E tem gente que ainda se pergunta por que colocar maionese na carne, acredita? Simplesmente porque é delicioso e a consistência fica incomparável.

Depois que a carne estiver bem selada e dourada, derreta ½ colher (sopa) de manteiga e um fio de azeite. Feito isso, acrescente 2 cebolas cortadas em anéis e 2 dentes de alho picados. A ideia é fritar até acastanhar a cebola e dourar o alho.

Para deglaçar o fundo da frigideira, você pode incorporar ½ xícara (chá) de água ou mesmo vinho branco seco. Ao reduzir, junte 4 colheres (sopa) de maionese, misture e refogue até ganhar consistência cremosa. Se for necessário, corrija os temperos.

Esse molho é tão versátil, que dá para incorporar mostarda, cebola roxa, molho inglês e creme de leite fresco.

3. Tem tomate fresco e cebola sobrando? Faça esse molho de tomate saboroso

Voltando o foco à praticidade, que tal combinar um molho de tomate fresco caseiro com cebola, alho e temperos naturais? Nesse caso, você pode bater os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Depois disso, o ideal é acrescentar ao bife depois que a cebola murchar e ganhar a cor da carne. O objetivo é cozinhar o molho na própria gordura da carne para preservar aquele sabor rico.

Caso não tenha tomate fresco, dá para fazer com um bom molho de tomate pronto, funciona bem. Eu separei um vídeo de apoio que mostra o passo a passo um pouco diferente, mas serve para direcionar melhor você:

4. Bife acebolado na manteiga com molho de alho e especiarias

A nossa quarta sugestão só pode ser uma das “sete maravilhas da gastronomia”, pois é algo fora da curva. Normalmente estamos acostumados a fazer o molho depois de todo o processo de fritura da carne, né?

Contudo, aqui nesta sugestão o conceito é começar o preparo do molho durante a fritura da carne, assim:

  1. Numa frigideira, coloque 2 colheres de manteiga.
  2. Acrescente raspas de limão siciliano para diminuir o cheiro de gordura.
  3. Quando derreter, adicione dois bifes de contrafilé na frigideira.
  4. Assim que a carne suar, vire e repita para dar acabamento.
  5. Reserve a carne e a tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino.
  6. Voltando à frigideira, adicione suco de 1 limão e 2 dentes de alho.
  7. Quando começar a ferver, desligue o fogo e salpique salsinha.

Já sabe o que fazer agora, né? Espalhar esse molho cheio de sabor sobre os bifes e aproveitar uma carne dos deuses!

Saber fazer um bom molho para bife acebolado é estratégico na cozinha

Eu até entendo que no corre-corre diário, é muito tentador optar pelas saídas mais simples. É aqui que usamos molho pronto de sachê ou misturamos maionese com ketchup. O que não é de todo ruim, concorda? Fica saboroso e é versátil.

No entanto, aprender a fazer molho para bife acebolado é uma técnica que pode literalmente salvar o almoço. No fim das contas, a refeição rende mais, leva mais sabor à mesa e abre o leque de possibilidades.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a atingir mais pessoas que precisam saber sobre o tema. Nada que uma boa compartilhada nas redes sociais não resolva, né? Até a próxima!