Molho para acompanhar frango assado: Como fazer?

Aprender como fazer molho para acompanhar frango assado nos permite aprimorar qualquer receita, do frango caseiro ao comprado na padaria.

Só que mais importante do que saber preparar, é descobrir como combinar o molho com o tempero da ave assada. É justamente isso que favorece experiências gastronômicas saborosas e criativas nas refeições do dia a dia.

Então, se você quer fugir do convencional hoje é seu dia de sorte, pois trago inúmeras sugestões que só encontramos em restaurantes cinco estrelas. Confira!

5 Receitas de molho para acompanhar frango assado

molho para acompanhar frango assado

Diferentemente dos cortes bovinos onde apreciamos o tempero e o preparo em si, o frango costuma vir acompanhado de molho. Do frango assado em travessa de vidro, ao tradicional frango assado de domingo, há sempre um delicioso molho.

Nunca me esqueço da combinação entre coxa e sobrecoxa assada com açafrão e pimenta-do-reino e um intenso molho de laranja. Ou quem sabe aquela coxinha assada com especiarias e ervas frescas com molho de mostarda e mel, difícil resistir.

E como eu sei que molho é algo bem pessoal, decidi abrir o leque de sugestões hoje. Dessa forma, você encontrará o que busca.

1. Tradicional molho de queijo

Dentre as principais receitas de molhos para carne de frango, essa de queijo posso garantir que é diferenciada. Já aconteceu de você comprar frango assado naquele domingo de correria, onde o tempero geral da carne estava fraco demais?

Em casa mesmo, muitas vezes erramos na hora de temperar, resultando numa carne apagada. Para todas estas situações, o molho de queijo vem para quebrar o tom insosso, pois leva em sua composição:

  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • Azeite a gosto;
  • ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • ½ xícara (chá) de muçarela ralada;
  • Sal, pimenta-do-reino, páprica doce defumada e orégano a gosto;
  • ½ xícara (chá) de requeijão.

Tudo que você precisa fazer é derreter manteiga com azeite na frigideira, colocar os queijos e temperar. Em seguida, quando o queijo ganhar consistência cremosa, você adiciona o requeijão e deixa apurar.

Seja para acompanhar parte do peito assado ou espalhar sobre aquela coxa super dourada, esse molho é divino. Se preferir algo a mais, experimente colocar cebola, alho, trocar os queijos ou quem sabe juntar catupiry, tudo está valendo!

2. Abra a mente com o sabor do molho de laranja cremoso

Frango e laranja são ingredientes que nasceram para ficar juntos. Prova disso é o sabor que esse molho transmite ao frango assado. Além do que, se você sabe como fritar empanado de frango, saiba que o resultado é igualmente favorável.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de suco de laranja coado
  • ⅓ xícara (chá) de vinho branco
  • ¾ xícara (chá) de água
  • 1 cebola
  • 1 tira de casca de laranja
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de amido de milho
  • ¼ de xícara (chá) do caldo formado na assadeira (opcional)

Se você acha que o molho anterior de queijo era bom, é porque ainda não viu a cremosidade desse molho de laranja. Ele chega a ficar aveludado e permite muitas formas de agregar à carne, como:

  1. O molho pode ser espalhado sobre a carne assada, principalmente em cortes como peito ou coxa e sobrecoxa
  2. Você pode servir com um toque a mais de alho para as pessoas mergulharem o frango no molho.
  3. Pode ser servido sob a carne no prato, agregando textura e unindo os sabores.
  4. Além disso, antes de finalizar o assado, espalhe parte do molho sobre a carne ainda no forno.

Independentemente da forma servida, abaixo deixo um vídeo bem detalhado de como obter o melhor resultado!

3. Opção diferente de molho de legumes + técnica profissional

Tudo que faço na cozinha procuro encontrar sentido em outras receitas. Por exemplo, se eu posso fazer um molho que serve tanto para frango quanto carnes vermelhas, por que não fazer?

Nesse sentido, estou falando de bater no liquidificador tomate, cebola, alho, pimentão vermelho, azeite, manjericão, tomilho, sal e pimenta-do-reino. No entanto, essa receita tem um pulo do gato que é a coisa mais “linda de se ver”.

Os ingredientes dessa receita, como cebola, alho, tomate e pimentão vermelho, poderiam ser assados antes de bater no liquidificador. Caso não tenha churrasqueira em casa, leve ao forno por alguns minutos até deixar bem assado.

O sabor característico dos legumes dá mais corpo e acentua o molho. Inclusive, pode ser uma opção para colocar sobre o frango antes de assar. Afinal, acompanhamento é tudo que chega ao nosso prato, e o molho direto no frango dá certo.

4. Molho de bacon casa perfeitamente com carne branca assada

Não importa o tipo do preparo, pois usar bacon como ingrediente dispensa comentários, não é mesmo? E se a receita levar requeijão, extrato de tomate e páprica defumada então, até mesmo o frango pode perder protagonismo.

Brincadeiras à parte, os ingredientes são simples desse molho para acompanhar frango assado, mas o resultado é único:

  • 3 colheres (sopa) de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de requeijão cremoso
  • 150g de bacon frito
  • Parte do óleo da fritura do bacon
  • ½ colher (sopa) de extrato de tomate
  • Sal, páprica defumada e pimenta-do-reino a gosto

A mistura é muito facilitada, pois basta colocar tudo numa tigela e bater com um mixer ou direto no liquidificador. Salpique alguns pedacinhos de bacon por cima e mergulhe aquela lasca de frango assado. Depois é só fechar os olhos e ser feliz!

5. Experimente este molho ultra cremoso de mostarda

Nossa quinta sugestão poderia facilmente ser um acompanhamento para frango frito. Entretanto, o melhor da culinária é se arriscar e testar novas fusões de sabores, concorda comigo?

Por conseguinte, que tal preparar um molho de mostarda com toque de mel, mas com alguns ingredientes que normalmente não vemos nesse tipo de molho?

  • ½ xícara (chá) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • Sal e azeite a gosto
  • Misture semente de mostarda e pimenta-do-reino moídas
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (sopa) creme de leite

Com uma simples colher, vá adicionando os ingredientes numa tigela bem bonita e misture até ficar homogêneo. Serve bem ao frango assado, já que traz um sabor acentuado que se equilibra com a suavidade do frango.

Além disso, pode ser uma deliciosa opção de molho para carne de porco assada, já que a mostarda valoriza a carne suína!

DICA EXTRA: utilize o caldo que sobrou do frango para juntar ao molho

Por vezes nos deparamos com molhos que exigem caldos no preparo. Portanto, separe parte do líquido do cozimento da carne para juntar às receitas. Por exemplo, a sugestão 3 de molho de legumes pode ser aprimorada com esse caldo.

Afinal, o mix dos temperos naturais para carne e sabor natural do frango, estão presentes nesse caldo cheio de personalidade.

Conseguiu pegar a essência de como escolher e preparar o molho para acompanhar frango assado? Não deixe de mesclar estes sabores com diferentes cortes de frango, ao invés do frango assado inteiro apenas, tudo bem?

Assou filés de frango? Use os molhos. Preparou uma sobrecoxa desossada com cebola caramelada? Escolha um molho. Em outras palavras, tudo é possível na hora de extrair máximo proveito das refeições.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar, vai que algum amigo ou familiar aprende e te convida para uma bela refeição, já imaginou? Até a próxima!