Que tal aprender a fazer um tradicional e impecável molho de hortelã para cordeiro que vai engrandecer seus assados e churrascos?
A hortelã é um ingrediente icônico no preparo dos variados cortes de cordeiro, mas muita gente utiliza diretamente no tempero. Embora fique igualmente divino, é o molho feito com essa planta aromática e marcante, que transcende o nosso paladar.
Sendo assim, conheça ótimas dicas para facilitar o preparo, tudo através de uma receita imperdível. Você não pode perder essa, acompanhe!
Prove essa receita de molho de hortelã para cordeiro passo a passo
Geralmente o pessoal usa muito hortelã como tempero quando falamos em assar a carne, especialmente no espetinho de cordeiro. Não há loucura maior falar que o sabor fica ruim. Pelo contrário, é uma explosão de sabor que nos pega de surpresa.
Na verdade, as pessoas deveriam consumir muito mais cordeiro do que outras carnes. Isso porque é uma carne com baixo teor de gordura e colesterol. Isso sem contar a suavidade no sabor e a maciez de uma carne rosada e tenra.
Justamente pelas suas qualidades que a recomendação é usar hortelã no molho, ao invés de incorporar na marinada para cordeiro.
Afinal, assim você aprecia a essência verdadeira do sabor, mas sem deixar a distinta qualidade da hortelã de fora.
1. Separe os ingredientes que precisaremos
Não existe unanimidade quanto aos ingredientes certos do molho de hortelã, ou seja, cada pessoa acaba colocando suas particularidades. Mas não veja isso como algo negativo, pois assim degustamos incontáveis mixes de temperos.
Sendo assim, vou te passar a nossa lista de ingredientes. Porém, se você notar algum condimento que não agrade seu paladar, basta substituir:
- 4 dentes de alho processados ou bem picados;
- Suco de 1 limão grande;
- 1 maço de hortelã bem fresca;
- 1 colher (sopa) de mel;
- ½ xícara (chá) de azeite;
- Sal, pimenta-do-reino, manjericão e manjerona a gosto.
DICA EXTRA: caso você tenha o hábito de fazer espetinho, saiba que esse preparo pode funcionar como uma receita de molho para pincelar espetinho, fica um arraso!
2. Prepare o melhor molho de hortelã seguindo cada etapa
“Como diz o outro”, se for ver bem não tem complicação nenhuma na mistura dos ingredientes. Contudo, há alguns pontos de atenção, como por exemplo, as folhas de hortelã precisam estar bem miudinhas.
O alho é outro ingrediente que deve estar bem processado para incorporar certinho e não ressaltar no paladar. Com isso, o ideal é adicionar alho em pasta, de modo a garantir uniformidade.
Então, depois de picar, coloque tudo numa tigela bem bonita, seguindo assim:
- Adicione a hortelã picada.
- Espalhe sal sem exagero.
- Junte a pasta de alho.
- Agora, acrescente suco de limão
- Em seguida, vem a pimenta-do-reino e o mel.
- Por último, entre com bastante azeite para umedecer e dar sabor.
- Misture tudo para que as camadas de tempero fiquem homogêneas.
Viu só como é bem simples de fazer? Se você preferir, acompanhe os detalhes diretamente no vídeo do preparo. Além do molho, aqui você aprenderá a fazer um suculento pernil na churrasqueira, claro, de cordeiro:
“Achei que ficasse menos denso, tem como diminuir a consistência?”. Bom, para isso precisamos fazer algumas alterações. Por exemplo, aconselho a equilibrar um pouco mais de limão com azeite.
Entretanto, cuidado para não exagerar principalmente no limão, já que pode tomar o protagonismo. “Me parece bom, mas prefiro molhos ainda mais encorpados, é possível trazer mais cremosidade?”.
Sim, aqui é possível mudar tudo, veja só duas sugestões.
Sugestão 1 – Molho de hortelã cremoso
Essa versão é magnífica porque leva iogurte e maionese, ou seja, todos ingredientes que se “aconchegam” no cordeiro. Vamos anotar os ingredientes dessa sugestão exclusiva:
- 2 colheres (sopa) de maionese (pode ser tradicional ou de ervas)
- 1 maço de hortelã fresca
- 1 copo de iogurte com mel
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta da Jamaica a gosto
- Azeite suficiente para transformar numa “emulsão” de sabores
Como de praxe, coloque a hortelã bem picadinha e vá adicionando os ingredientes. O pulo do gato aqui é colocar o azeite aos poucos, enquanto mistura com um fuê para ganhar consistência.
Dessa maneira, o azeite é o responsável por fazer seu molho chegar na consistência desejada. A cremosidade ideal é quando notar que o molho fica parado em cima da carne, ou seja, não escorre pelas laterais.
SUGESTÃO DE CONSUMO: prepare uma picanha de cordeiro ao ponto e sirva com esse molho bacana!
Sugestão 2 – Molho de hortelã tipo chimichurri
E para ninguém dizer que eu não penso no churrasqueiro, segue uma deliciosa sugestão de molho de hortelã. A grande diferença, é que utilizamos um mix de ingredientes bem diferentes e voltados para aquele belo carneiro ao ponto:
- ½ maço de hortelã fresca
- ½ maço de salsinha
- 3 dentes de alhos picadinhos
- 2 colheres (sopa) de orégano
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara (chá) de azeite
- ½ xícara (chá) de água
- Sal de parrilla, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto
Novamente, leve tudo para um ramequim, misture para incorporar os temperos e está pronto. Uma dica muito bacana é colocar esse molho próximo da caloria da churrasqueira, pois assim as ervas liberam aroma e sabor!
SUGESTÃO DE CONSUMO: esse molho fica bom com qualquer corte, mas harmonizar com o famoso carré de cordeiro, é uma experiência única. Confira um vídeo recheado de informação valiosa:
3. Como consumir cordeiro com molho de hortelã?
E se eu te falar que não há contraindicações no consumo do molho de hortelã para cordeiro e o corte certo? Isso porque você pode fazer essa sugestão de molho para comer com:
- Pernil de cordeiro assado no papel-alumínio.
- Costeleta de cordeiro na brasa.
- Picanha de cordeiro com sal grosso + toque de manteiga de ervas.
- Lombo de cordeiro grelhado + batata abóbora.
Uma coisa que costumo dizer, é que o molho não precisa necessariamente cobrir toda a carne. Pelo contrário, é algo para umedecer aquele pedaço suculento e “mandar para dentro”.
Portanto, pode preparar as receitas que mostrei aqui hoje, pois são na medida. Isso sem contar que os cortes de cordeiro geralmente são pequenos e acompanham pequenas porções de molho de hortelã.
DICA EXTRA: por que se usa hortelã no consumo de cordeiro?
Na verdade, a hortelã é uma herança de muitos anos atrás. Aliás, o alvo dessa combinação não era nem o cordeiro, mas sim a carne de carneiro. E a razão disso, é que o carneiro possui um sabor muito mais marcante e acentuado.
Logo, a hortelã era uma forma criativa, inteligente e saborosa de contrastar os sabores. Daí as pessoas continuaram a comer juntamente com o cordeiro que possui uma carne bem mais suave e delicada.
Inúmeras opções de molho para valorizar a nobreza do cordeiro
Se eu consegui te surpreender com alguma receita ou dica, meu objetivo foi alcançado. Afinal, agora você sabe exatamente o que fazer quando o assunto é molho de hortelã para cordeiro, não é mesmo?
Não sei como é em sua região, mas experimente os diferentes cortes da carne ovina, pois cada um oferece experiências únicas. E com o molho certo então, seu churrasco de Dia dos Pais está garantido.
Espero muito que tenha gostado das dicas que eu preparei para você. Se possível, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, tudo bem? Tenho certeza de que ajudará muita gente. Até a próxima!