Você prefere molho clássico ou criativo com carne suína? Pergunto isso porque gostaria de apresentar a você um molho de goiabada para carne de porco, que tal?
Longe de mim dizer que aquele delicioso molho feito com vinho ou mesmo mostarda e alho, fique ruim. É que o sabor agridoce proporcionado pela goiaba é realmente diferenciado e realça perfeitamente os cortes suínos.
Quer aprender uma receita maravilhosa de molho de goiaba para deixar tudo mais delicioso, seja no churrasco ou na refeição? Confira!
Como fazer molho de goiabada para carne de porco?
Quando o churrasco envolve carne vermelha e frango, até que o molho não é tão necessário ou obrigatório. Agora, sempre que tem corte suíno, a experiência só fica completa com aquele molho para carne de porco assada, né?
Não que os cortes de porco fiquem apagados sem molho, mas é que a carne merece um toque extra. E nada melhor para colocar isso na prática, do que o molho de goiaba que está prestes a aprender. Marque aí os ingredientes!
Ingredientes
- 300g de goiabada cascão picada em cubos pequenos;
- 50g de extrato de tomate;
- 120ml de vinho do Porto;
- 20g de melaço de cana-de-açúcar;
- 20g de mostarda em pó;
- 6 dentes de alho amassados;
- Sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto;
- 250ml de água;
- 100ml de suco de limão;
- 1 pimenta de cheiro picada (opcional).
Modo de preparo
- Em uma panela de fundo grosso, coloque a goiabada, o extrato de tomate e o vinho do porto.
- Ligue em fogo médio e misture inicialmente para agregar os ingredientes.
- Em seguida, acrescente melaço, mostarda, alho e pimenta de cheiro, volte a mexer.
- Na sequência, acrescente os temperos, a água, misture e tampe a panela.
- O tempo médio de cozimento para apurar os ingredientes e ficar cremoso é de 30 minutos em fogo baixo.
- Porém, vá acompanhando o preparo e mexendo de vez em quando.
- Quando terminar o tempo, retire do fogo e junte o suco de limão, misture para ficar homogêneo.
- Por último, reserve até aquela deliciosa costela de porco na churrasqueira chegar no ponto.
De verdade, esse molho é bem versátil e combina com praticamente todos os cortes do porco, basta experimentar!
DICA EXCLUSIVA: como transformar o molho de goiabada com toque picante?
Falando ainda da receita anterior, tem gente que simplesmente derrete a goiabada e junta alho e cebola fritos. Também fica saboroso, mas decidi mostrar essa em especial, por conter ingredientes diferenciados que tornam a refeição mais especial.
Por outro lado, separei um outro molho que pode agradar uma grande parcela dos churrasqueiros que adoram sabores agridoces apimentados. Nesse sentido, estou falando de um molho de goiabada divino, com um leve toque de pimenta presente.
- 150ml de goiabada cascão de boa qualidade (pode ser aquela em pasta)
- ½ colher (sopa) de pasta de pimenta da sua preferência
- 2 dentes de alho laminados fritos na manteiga
A ideia é misturar estes ingredientes até formar uma mistura bem cremosa e homogênea. A pasta de pimenta, por sua vez, vai equilibrar perfeitamente o dulçor acentuado da goiabada. Enquanto isso, o alho frito confere mais uma camada de sabor.
Inclusive, você pode servir como molho de mesa ou espalhar sobre o assado e finalizar na brasa. Minha recomendação é passar sobre o pernil na churrasqueira um pouco antes de finalizar.
Dessa forma, o molho dá uma caramelizada espetacular e entrega um dos assados mais saborosos que você já comeu. “Nossa, mas já tinha colocado lombo suíno na churrasqueira, casa bem?”. Sim, fica perfeito!
O lombo de porco tem um sabor mais suave e uma textura mais apetitosa, já que possui bastante umidade!
4 cortes do porco que combinam com molho de goiabada
A carne de porco no churrasco é sinônimo de molho agridoce, concorda comigo? Porém, quais os melhores cortes?
Quais combinam com receitas agridoces. Será que o pernil suíno é ideal? Ou quem sabe a copa lombo suíno é mais molhadinha e macia?
Bom, costumo sempre deixar isso em aberto, primeiro porque dá mais liberdade a você. E segundo, porque cada churrasqueada fica melhor com a combinação entre os cortes preparados.
Por exemplo, acho muito melhor combinar um churrasco com costelinha de porco marinada e cortes bovinos, do que com frango. Entende? Desse modo, fiz um levantamento geral de algumas sugestões que podem ser realmente interessantes:
- Barriga de porco: também conhecida como panceta, possui um sabor agradável e suave. Por isso, tenha moderação na intensidade do molho para não sobressair o sabor da carne.
- Pernil traseiro suíno: pedaço “carnudo” e de sabor acentuado, aqui sim você pode deixar o molho de goiabada brilhar. Aliás, experimente adicionar pimenta bode picada, traz um “tchã” a mais.
- Picanha suína: assim como a panceta, a picanha de porco é macia, saborosa e derrete na churrasqueira. Quanto ao molho, é ideal trazer sabores mais puxados aos temperos naturais.
- Carré suíno: o carré de porco tem uma textura delicada e sabores “afetivos”. Então, crie receitas bem equilibradas, usando ingredientes salgados para balancear o dulçor.
Para complementar essa lista de encher os olhos, separei mais um vídeo para você acompanhar junto. Se trata de uma costelinha de porco cozida, com molho reduzido de goiabada. É simples, fica gostoso e você pode personalizar como preferir:
2 ideias de molho de frutas que combinam com carne de porco
E já que estamos falando dos melhores molhos para carne, especialmente os agridoces para os cortes suínos, que tal inovar? Dessa maneira, ao invés de ficar inventando moda ao adicionar ingredientes no molho de goiabada, faremos diferente.
Isso porque minha ideia é mostrar a você que dá para fazer molho com outras frutas. No fim das contas, a carne de porco ama toques agridoces, como abacaxi e maracujá.
1. Molho agridoce de abacaxi diferente
Vejo algumas receitas por aí que o pessoal força a barra ao dizer que é molho agridoce de abacaxi. Quando na verdade, as pessoas usam suco concentrado artificial. Infelizmente, esse produto deixa um gosto residual no molho, não fica legal.
Por outro lado, com um pouquinho de disposição e vontade, dá para elaborar receitas dignas de restaurante, como essa sugestão:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 1 xícara (chá) de suco de abacaxi
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 2 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (chá) de colorau (opcional)
Para não deixar o molho ácido demais, bata o abacaxi no liquidificador com água até ficar homogêneo. Em seguida, coloque numa panela e adicione o restante dos ingredientes, misturando para agregar.
Por fim, vá mexendo em fogo baixo até espessar, junte e misture o colorau por último. Desligue e aguarde apurar. Dá para molhar pedaços suculentos de lombo suíno ou pernil desfiado, fica muito bom!
2. Turbine suas receitas de carne suína com um molho de maracujá agridoce
Vou adiantando que não é todo mundo que gosta de molho de maracujá. Mas dê uma chance que você vai se amarrar na ideia. Além de ser barato e prático, é uma explosão de sabor com a maciez da carne suína, veja:
Ingredientes
- Polpa de 1 maracujá
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de amido de milho para dissolver em 100ml de água
- ½ cebola ralada
- Sal, pimenta-do-reino e pitada de noz-moscada a gosto
- 50g de manteiga
Na frigideira, derreta a manteiga, coloque a cebola e acrescente o açúcar. Depois disso, adicione a polpa do maracujá, os temperos e deixe apurar alguns minutos.
Por fim, entre com o amido dissolvido e cozinhe para ganhar uma consistência ultra cremosa. E simples assim, você tem um molho aveludado e equilibrado para espalhar sobre seu assado ou grelhado.
Molho de goiabada para carne de porco é o ápice da harmonização de sabores incríveis
Vai me dizer que não gostou demais das dicas de hoje? Aquele molho de goiabada apimentado ou clássico, é de fazer qualquer um se apaixonar ainda mais pelo churrasco. Não deixe de provar também essas duas últimas ideias maravilhosas e aprimore de vez suas refeições.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com todo mundo se você acha que alguém vai gostar tanto quanto você, tudo bem? Até a próxima!