Considerado um clássico, o molho de alcaparras para peixe não é tão valorizado como deveria. Se você chegou aqui ansiando aprender, está com sorte.
Eu sou uma pessoa suspeita para falar desse molho, já que amo a combinação com peixes. Se for salmão então, pode apostar que estou dentro. Nesse contexto, se você quer variar e fugir das versões clássicas e batidas, tenho muito a compartilhar.
Acompanhe o conteúdo que traz todas as melhores dicas pertinentes ao assunto. Você sairá daqui expert na harmonização de molho e peixe, pode acreditar!
Aprenda os macetes para fazer molho de alcaparras para peixe
Sempre que a gente decide escolher um molho para comer com peixe, geralmente as alcaparras passam quilômetros de distância, né? Eu até entendo que não é o ingrediente mais popular, mas que seu sabor é inconfundível, ninguém pode negar.
O molho de limão é a preferência nacional, quando muito, as pessoas fazem molho tártaro, mas é raro. Confesso que eu tinha minhas reticências quanto às alcaparras, mas depois que eu fiz, minha nossa, que coisa divina. Anote aí:
Ingredientes
- 400g de lombo de peixe (escolha à vontade);
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 2 dentes de alho batidos;
- Cheiro-verde picado a gosto;
- Suco de 1 limão;
- 4 colheres (sopa) de alcaparras picadas grosseiramente;
- Farinha de trigo suficiente para espessar o molho;
- Sal, pimenta-do-reino e lemon pepper a gosto;
- Azeite suficiente para trazer um sabor maravilhoso;
- 150ml de caldo de legumes caseiro.
Modo de preparo
- Primeira coisa, tempere o peixe com sal, pimenta, suco de limão e lemon pepper.
- A técnica profissional é reservar por cerca de 15 minutos, para que a cocção mecânica aconteça com eficiência.
- Na sequência, passe os lombos na farinha até envolver completamente.
- Enquanto a casquinha se fixa no peixe, derreta manteiga e azeite.
- Feito isso, leve o peixe para fritar até dourar perfeitamente de todos os lados.
- Um segredinho só para você, é salpicar farinha na manteiga, isso ajuda a espessar rapidamente o molho.
- Depois que o peixe estiver pronto, reserve e descarte metade do óleo da frigideira.
- Para finalizar, volte a aquecer o óleo, juntando as alcaparras, alho e caldo de legumes.
- Quando espessar como você preferir, basta desligar e espalhar sobre o peixe.
Perdeu alguma dica ou “boiou” em algum processo? Veja a receita completa na íntegra:
DICA EXCLUSIVA: qual a melhor maneira de aprimorar o molho de alcaparras para peixe?
Você olhou os ingredientes, mas ainda assim não se convenceu do potencial da receita? Pois bem, eu tenho exatamente o que você procura, assumindo que estou em constante evolução na cozinha.
Para falar a verdade, o molho de alcaparras tem um sabor bem distinto, mas ainda assim, básico. Isso porque a receita consiste em refogar brevemente a alcaparra em conserva, onde seu sabor é transferido com suavidade.
Então, é nosso dever transformar essa preparação tradicional, concorda? Acima eu sugeri a utilização de caldo de legumes, né? Porém, você também pode usar:
- Vinho branco seco traz uma acidez ainda mais presente, ideal para peixes de carne escura.
- Esse tipo de peixe é mais gorduroso, tem um sabor marcante e combina com praticamente todo acompanhamento.
- Ao invés de usar caldo de legumes, substitua pelo caldo de peixe.
- Se você não souber como fazer caldo de peixe, basta cozinhar as aparas e cabeça com temperos frescos.
- Outro ingrediente que enriquece o preparo, é o creme de leite fresco.
- Entregando uma textura fantástica e um sabor leve, seu molho vai ficar profissional.
As pessoas tendem a assumir que o molho de alcaparras é bom apenas para peixes caros. Desse modo, é normal considerar apenas bacalhau, salmão, atum e cioba.
Só que a realidade nos mostra que as receitas de tilápia são candidatas excelentes para servir com o molho. Sendo assim, veja abaixo quais os melhores pescados para harmonizar com esse molho dos deuses.
5 peixes deliciosos que ficam irresistíveis com molho de alcaparras
Os pescados invadem cada dia mais as gôndolas e peixarias brasileiras, né? Atualmente você encontra até mesmo o atum fresco, coisa que há pouco tempo era raridade.
E isso nos proporciona a oportunidade que faltava para incorporar de vez o peixe em nossa alimentação, concorda? Diante disso, descubra boas opções de pescados que ficam fabulosos com o molho de alcaparras:
- Salmão: vai fazer salmão assado no forno? O molho de alcaparras é a alternativa para o sucesso. Quer dizer que o salmão grelhado é a boa do dia? Então, esse molho valoriza muito a experiência.
- Truta: devido ao seu sabor suave, delicado e leve, a truta é uma escolha maravilhosa. Porém, procure usar o peixe fresco, já que o congelado inibe as características naturais.
- Robalo: o que dizer sobre esse peixe de carne branca nobre, suculento e saborosíssimo? Posso dizer que é uma das melhores opções.
- Linguado: combinando sua intensidade graciosa com a acidez e azedume das alcaparras, o linguado surpreende. Apesar de não ser o mais barato, é certamente um dos melhores.
- Merluza: você encontra o filé de merluza em praticamente todo supermercado. Com isso é uma escolha acertada que absorve todo o sabor do molho de alcaparras, sem contar que é econômico.
SUGESTÃO EXTRA: experimente o inusitado molho de alcaparras com mostarda
Se eu falar que essa sugestão é unanimidade, estarei mentindo feio. Isso porque a mostarda agrega ainda mais acidez ao molho. No entanto, o molho fica perfeitamente equilibrado e envolve o peixe como nenhuma outra combinação.
O segredo, porém, é usar um produto de qualidade, como a mostarda de Dijon. Aí sim você consegue reforçar a nuance quase imperceptível da maioria dos pescados.
Logo, o molho de mostarda para comer com peixe será a sensação da sua refeição. Todavia, o pulo do gato é apurar na medida correta, onde o molho fica espesso sem empelotar.
Molho de alcaparras para peixe é a escolha campeã em qualquer ocasião
Depois das opções de molho para salmão, como maracujá, o molho de alcaparras para peixe toma conta dos cardápios. Não é por menos que a maioria dos restaurantes renomados disponibiliza versões indescritíveis.
Nesse momento, você tem tudo que precisa para brilhar na cozinha e criar pratos que orgulham. Agarre essa oportunidade com unhas e dentes e aprimore suas habilidades.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a levar esse conhecimento para mais gente, o que acha? Compartilhe nas redes sociais e receba uma chuva de curtidas, pois é isso que a receita merece. Até a próxima!