Famoso petisco de bar, a moela na panela de pressão pode se tornar uma verdadeira mistura para as refeições da semana, mas é preciso saber fazer.
Embora não seja uma receita complicada, há alguns truques que ajudam a realçar seu sabor e suculência. Posso ressaltar o cuidado com a limpeza e a necessidade de seguir as etapas certas para que o resultado seja mais favorável.
Sendo assim, confira cada uma das dicas incríveis que vão proporcionar a você uma moela bem cozida e saborosa. Vamos lá?
Como fazer moela na pressão: 3 passos para uma receita saborosa
Verdade seja dita, é raro encontrarmos quem realmente gosta de moela e diz isso de boca cheia. Muitas vezes as pessoas têm preconceito por se tratar de um miúdo de frango. Porém, é desse tipo de alimento que surgem receitas memoráveis.
Quem pode provar isso são as pessoas que aprenderam como fazer sarapatel, prato feito basicamente só com miúdos. E falo por experiência, também tinha receio de comer, até que um dia experimentei essa receita na pressão a seguir.
Portanto, siga cada ciclo à risca, dê toques pessoais ao temperar e sirva uma refeição magnífica. Afinal, em vista à carne cara atual, o jeito é diversificar o cardápio, mas sem abrir mão da economia!
Ingredientes da receita
- 1kg de moela;
- Páprica doce, picante, defumada e colorau a gosto;
- 1 cebola picada;
- ½ pimentão verde;
- ½ pimentão amarelo;
- 1 tomate grande sem semente picado;
- 5 dentes de alho processados;
- Óleo para a fritura (prefira azeite ou banha de porco);
- Sálvia e cheiro-verde a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 300ml de água.
Como limpar moela de frango para cozinhar na pressão
A maioria das pessoas que experimentou moela e não gostou, provavelmente fez algo errado ou quem preparou não fez certo. Nesse sentido, a etapa da limpeza deve ter sido feita de qualquer forma ou nem foi realizada.
Digo isso porque quando compramos moela no mercado, geralmente a carne vem com algumas “sujeirinhas” naturais. Estou falando de uma camada de gordura, da presença de pele e da membrana que fica na parte externa.
Diferentemente das carnes para churrasco com gordura, onde a gordura extra engrandece o paladar, a moela é o oposto. Em outras palavras, a gordura presente no miúdo não agrega sabor, uma vez que é indigesta. Para limpar, faça assim:
- Retire a moela fresca da embalagem.
- Coloque num escorredor e lave bem em água corrente.
- A intenção aqui é eliminar aquela “viscosidade” natural.
- Em seguida, com uma faca pequena, retire a gordura, pele e membrana.
- Para facilitar você pode simplesmente raspar estas partes.
- Outra coisa, para eliminar o sabor forte, coloque a moela lavada numa panela.
- Acrescente 4 folhas de louro e suco de 1 + ½ limão.
- Além disso, coloque a casca do limão espremido na panela.
- Depois de levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos.
- Por último, lave novamente e está pronta para cozinhar na pressão.
Com esse processo, a moela fica mais neutra, tanto em sabor quanto na aparência.
DICA EXTRA: uma alternativa para não ter que lidar com a limpeza, é comprar aquela moela embalada de diferentes marcas. Normalmente é um produto que já vem limpo, mas isso tem seu preço. Afinal, esse produto tem um valor elevado!
O pré-cozimento é uma etapa fundamental
Se você sabe como fazer carne de panela de pressão, sabe também que o pré-cozimento é fundamental, não é mesmo? É aqui que você vai selar bem a moela e os demais ingredientes, resultando num molho mais encorpado e tentador.
Com isso, adicione óleo ou banha na panela e esquente em fogo médio. Em seguida, coloque cebola, alho e os condimentos como páprica, colorau e pimenta-do-reino. Misture bem e deixe apurar.
Depois disso, junte a moela à panela, mexa para incorporar os temperos naturais e refogue por alguns minutos. O ideal é refogar até que a moela solte líquidos. Quando notar a formação de água no fundo, acrescente tomate e pimentões.
Quanto ao cozimento, basta fechar e contar o tempo depois que pegar pressão. Entretanto, deixei a parte do tempo de cozimento para falar especificamente sobre isso logo abaixo.
Afinal, é o tempo correto que garante maciez e suculência, aspectos tão importantes no preparo da carne cozida.
DICA EXTRA: caso você não tenha colorau ou páprica sobrando em casa, pode adicionar 1 colher (café) de açúcar quando adicionar a cebola. “Nossa, mas não vai ficar agridoce?”. Não, o açúcar é incorporado, fica imperceptível, além de proporcionar uma cor maravilhosa de caramelado!
Quanto tempo para cozinhar moela de frango na panela de pressão
O tempo de cozimento da moela na panela de pressão é de 20 minutos, em média. Porém depende também de como você vai cozinhar, sendo que são 20 minutos para cozinhar com água e 25 a 30 minutos para cozinhar a moela sem água.
Se você olhar os ingredientes dessa receita, verá que recomendei 300ml de água. Porém, é possível fazer sem essa porção de água, uma vez que a própria moela solta bastante líquido.
Fiz uma pequena comparação de tempo entre adicionar ou não a água no cozimento:
Cozimento sem adição de água
- Além da moela, o tomate e os pimentões também soltam água.
- Dessa maneira, forma-se um caldo razoável no fundo, que é suficiente para o cozimento.
- Só que dessa forma, 20 minutos na pressão podem não ser suficientes.
- Então, você terá que abrir com 20 minutos e conferir o ponto da carne.
- Seguramente, a carne ainda poderá apresentar rigidez.
- Nesse caso, volte à pressão entre 5 e 10 minutos.
DICA EXTRA: “mesmo seguindo os passos, meu molho ficou ralo demais, é normal?”. Sim, infelizmente algumas vezes isso acaba acontecendo, por mais que tentemos evitar. Por que você não aprende como engrossar o caldo da carne? É simples e um verdadeiro salva-vidas!
Cozimento com adição de água
O cozimento com adição de água é o mais recomendado. Isso porque você coloca 300ml de água e depois de 20 minutos de cozimento, a carne está no ponto. Claro, vale a pena conferir, visto que cada panela é diferente.
Existem dois pontos de atenção que gostaria de salientar. O primeiro deles é quanto ao tempero. Logo, adicionar água contribui para a perda do ponto do tempero, ou seja, verifique e corrija antes de finalizar o preparo.
E o segundo ponto é sobre a adição de mais ingredientes, por exemplo, batatas e cenouras. Nesse caso, recomenda-se adicionar entre 5 e 10 minutos a mais, especialmente sem prévio cozimento desses ingredientes.
DÚVIDA FREQUENTE: tem como fazer moela de frango na panela normal?
Sim, você consegue fazer na panela normal, mas o tempo de preparo muda consideravelmente. Isso acontece porque esse cozimento exige mais tempo para amolecer as fibras da moela. Diante disso, veja alguns passos assertivos:
- A limpeza da moela deve ser igualmente impecável.
- Além disso, coloque a carne numa panela com água, vinagre e um toque de limão.
- Cozinhe essa mistura por 30 minutos em fogo médio.
- Depois disso você refoga os ingredientes, temperos e adiciona a moela.
- Em seguida, adicione 200ml de água fervente para cada 500g de moela.
- O pulo do gato é cozinhar pelo tempo necessário para ficar macia e suculenta.
- Esse tempo varia de acordo com o tamanho da receita, ingredientes e do fogão.
- Contudo, o pré-cozimento de 30 minutos agiliza demais o processo.
Depois de hoje a moela na panela de pressão vai fazer parte da sua rotina
Se a gente parar para pensar, a moela é como qualquer carne para cozinhar na panela de pressão, concorda? Seguindo os passos e tendo cuidado para tirar o cheiro forte que vem do açougue, moela na panela de pressão é uma receita espetacular.
Com uma farofa e um arroz branco soltinho, pode fazer uma receita maior, porque não vai sobrar é nada.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe o conteúdo com aquela pessoa que faz cara feia para comer moela. Até a próxima!