Considerando que o sabor é a alma da comida bem preparada, é muito importante conhecer os melhores temperos para frango cozido para acertar em cheio.
Na realidade, a carne de frango aceita praticamente tudo que você imaginar, mas quando falamos em frango cozido, existem opções que combinam melhor, entregam mais sabor e equilíbrio e enriquecem qualquer receita.
Então, trago até você as dicas mais fascinantes sobre o mundo dos temperos para frango, assim, toda refeição será uma obra de arte. Vamos conferir?
Quais os melhores temperos para frango cozido?
O primeiro passo para acertar na harmonização da mistura para temperar carne, é entender que cada tipo de preparo “pede” um conjunto diferente de especiarias, temperos frescos e líquidos para incorporar tudo.
Por exemplo, veja essas combinações a seguir e diga se faz sentido como tempero de frango cozido:
- Tempero forte: cerveja + vinagre branco + mostarda + alecrim.
- Tempero sírio: pimenta-da-Jamaica + pimenta-do-reino + cravo + canela + noz-moscada.
Consegue imaginar como o frango cozido com esses temperos poderia ficar com um sabor marcante demais? Não que fique ruim, não é isso, mas simplesmente acaba sobrepondo a delicadeza do sabor do frango recém cozido.
Sendo assim, para conseguir um delicioso frango temperado para não colocar defeitos, veja as especiarias que casam perfeitamente com o preparo!
10 melhores opções para temperar frango cozido
- Alecrim: apesar do sabor marcante, é indispensável para frango cozido, ainda mais quando fresco, mas utilize com moderação para não roubar o sabor da carne
- Curry: outra especiaria de sabor forte, quando usada com sabedoria, traz riqueza de sabor e proporciona ótimas combinações.
- Pimentas: pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta calabresa, todas excelentes para cozinhar frango.
- Legumes: aqui falamos de legumes em pó, como cebola, alho granulado, cebolinha, salsinha e alho-poró, mix de dar água na boca.
- Sementes de especiarias: semente de mostarda e pimenta-rosa trazem perfume e sabor delicado, tenha cautela com a semente de mostarda.
- Orégano: curinga na cozinha, o orégano não é somente para pizzas, pois no frango cozido dá um toque especial.
- Colorau: embora não traga tanto sabor, o colorau dá cor ao frango, deixando ainda mais atrativo aos olhos.
- Tomilho: erva aromática que agrega sabor e perfume ao preparo do frango, vale a pena experimentar, especialmente fresco.
- Mix de chimichurri seco: o chimichurri completo substitui basicamente todo o restante de temperos, pois leva desde cebola e alho, até coentro e mostarda.
- Açafrão: o açafrão não poderia ficar de fora, já que além da cor amarelinha, deixa o frango mais suculento, aromático e saudável.
Sendo assim, você tem uma infinidade de opções para combinar, inovar e experimentar, buscando o mix ideal para suas receitas. Se me permite uma sugestão, prove o seguinte tempero:
- Sal + pimenta-do-reino + açafrão + toque de colorau + orégano.
Por sua vez, caso esteja cozinhando cubos de frango com legumes, essa combinação básica é suficiente para você provar o melhor tempero de frango cozido, pode apostar!
2 sugestões de combinação de temperos na prática
1. Tempero para frango cozido na panela com molho
Para essa receita você pode escolher o corte do frango da sua preferência, onde a sugestão de tempero é a seguinte combinação:
- Cebola picada.
- Tomate picado.
- Alho processado.
- Pimenta-do-reino.
- Uma pitada de pimenta-calabresa.
- Alecrim.
- Cheiro-verde picadinho.
A ideia é cozinhar o frango direto na panela com todos estes temperos, formando um caldo espesso e divinamente saboroso, com um arroz branco então, é garantia de sucesso!
2. Peito de frango cozido em escabeche
Não deixe o nome diferente assustar, pois certamente você até já comeu algo parecido e nem sabe. O peito de frango “escabechado” é um bom exemplo de que com temperos simples se faz um prato de chef, veja os temperos:
- Cebola em tiras
- Cenoura em rodelas finas
- Pimenta-do-reino
- Páprica doce
- Alho processado
- Alecrim
- Açafrão
- Orégano
A ideia é fritar levemente os peitos de frango cortados ao meio em uma frigideira, dourar a cebola, cenoura e alho, incluir os temperos e 300ml de água. Volte o frango e deixe cozinhar bem nesse molho repleto de sabor.
DICA EXTRA: para deixar o cozimento ainda mais gostoso, você pode colocar ½ xícara de vinho tinto ou branco seco e ½ xícara de vinagre, pois ao apurar, o frango estará desmanchando e suculento, enquanto o caldo vira um creme irresistível!
Saiba quais temperos você deve deixar de fora da receita
Se por um lado temos um leque considerável de temperos ideais para frango cozido, por outro, há também especiarias que não combinam. Claro, tudo vai do seu gosto e você pode utilizar sempre que quiser.
Entretanto, é preciso considerar que o frango é uma carne que absorve muito os componentes do tempero, desde o sal até o cominho que você adora usar.
Assim, se o intuito de aprender sobre o tema é para aperfeiçoar um negócio, como por exemplo na venda de espetinho de frango, o recomendado é não incluir nas receitas, veja do que estou falando:
- Cravo: por ter um sabor muito forte, o frango “puxa” e certamente rouba o sabor da carne tenra.
- Hortelã seca ou fresca: evite colocar hortelã também, pois tem uma “pancada” no sabor e o frango ficará apenas com gosto de hortelã.
- Excesso de louro: o louro é bom, mas na medida e não no frango cozido, pegue o feijão, por exemplo, quando usamos muito louro, o feijão acaba apenas com sabor de louro, evite.
- Coentro: muito indicado para carnes assadas, o coentro fresco deve passar longe do cozimento do frango.
- Lúpulo-suneli: essa especiaria reúne endro-seco, manjericão, manjerona, coentro, açafrão, pimenta vermelha, entre outras, ou seja, deixe de lado e aposte na composição simples.
Seja ensopado com legumes, frango cozido na pressão ou coxa e sobrecoxa cozida no molho, a alternativa é usar temperos que realçam o sabor da carne, e agora você conhece muitas variações.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais, pois é um tema muito interessante. Até a próxima!