Qual a melhor linguiça para churrasco? Veja os 4 tipos mais consumidos

Nós herdamos nosso amor por linguiças de nossos ancestrais europeus. Fossem eles ancestrais portugueses, italianos, alemães, poloneses ou qualquer outra nacionalidade. Mas você sabe qual a melhor linguiça para churrasco?

A maioria dos churrascos inclui um prato de linguiça grelhada e, em qualquer churrascaria que se respeite, com seu constante desfile de garçons, um desses espetos estará cheio de linguiça.

Quase toda cultura tem sua própria forma de linguiça, que é um importante alimento rico em calorias. Contudo, ela foi inventada como um meio de manter a carne fresca e consumível antes do advento da refrigeração.

Mesmo que os humanos modernos existam em uma época de conveniência tecnológica incomparável, linguiça ainda é responsável por uma grande parte da dieta cotidiana.

melhor linguiça para churrasco

Qual a melhor linguiça para churrasco?


Existe pelo menos uma dúzia de estilos diferentes de linguiça. No entanto, os tipos mais populares de linguiça são:

  • Linguiça Calabresa – Produto que contém exclusivamente carne de porco e que deve ter o sabor picante característico da utilização de pimentas calabresas, recheadas ou não em linguiças, secas e/ou cozidas.
  • Linguiça Portuguesa – Produto que contém exclusivamente carne de porco e ingredientes de tempero, processados ​​por defumação a quente. A apresentação tradicional é em forma de ferradura e os temperos incluem uma grande quantidade de alho.
  • Linguiça Toscana – Produto que contém exclusivamente carne de porco, crua ou curada, com ou sem gordura adicional de porco e temperos.
  • Paio– Um produto que contenha uma mistura de carne de porco e de vaca (máximo de 20% de carne de bovino), recheada em tripas de linguiças naturais ou artificiais, temperada e curada, e sujeita a defumação quente.

Além desses estilos tradicionais, existem demais linguiças: linguiça de boi, linguiça de porco, linguiça de lombo de porco, linguiça de presunto fresco e linguiça de porco defumada.

Mas que tipo de linguiça usar em um determinado prato vai variar de receita para receita. Por exemplo, receitas de feijoada geralmente é usada linguiça toscana e paio, a cobertura preferida para pizzas é linguiça calabresa e a melhor linguiça para churrasco é a linguiça portuguesa.

Linguiça para churrasco: como assar


A linguiça para churrasco é uma delícia de verão. Além disso, o calor esfumaçado da grelha é uma das melhores maneiras possíveis para dar sabor a uma linguiça fresca.

Além disso, é uma ótima refeição durante a semana, pois elas exigem muito pouca preparação. Você pode transformá-las em um jantar saboroso em apenas alguns minutos.

Muitas vezes, as linguiças grelhadas ficam secas e sem sabor devido à cozedura incorreta. As pessoas tendem a assar linguiça por muito tempo.

Se acaso você colocar uma linguiça direto na churrasqueira, o calor das chamas trará rapidamente os sucos do interior da linguiça para além do ponto de ebulição, e isso fará com que a linguiça se parta. Todos os sucos saborosos vão sair da linguiça e chegarão às chamas e você perderá muito sabor.

Asse a linguiça sobre calor indireto


Uma maneira muito melhor para assar uma linguiça é através do calor indireto. A diferença entre uma linguiça cuidadosamente assada, suculenta e macia e uma linguiça grelhada em fogo alto, seca e assada demais é muito diferente.

  • Antes de tudo, dê as linguiças um ou dois minutos em fogo alto. Isso é para dourar.
  • Em seguida, dê um minuto ou mais em ambos os lados, diminua o fogo da sua grelha para médio.
  • Arrume suas linguiças o mais longe possível da fonte de calor ou feche a tampa o máximo que puder.
  • Deixe assar a carne.
  • As linguiças vão cozinhar em 10 a 15 minutos, dependendo da sua espessura.
  • Retire a carne da grelha.
  • Por fim, sirva com bons pãezinhos, muita cebola picada, chucrute, algumas variedades de mostarda, e até um pouco de maionese.

Se você tem preferência por outro tipo de linguiça no churrasco deixe-nos saber!