A dificuldade não é preparar medalhão suíno, mas sim escolher apenas uma receita dentre milhares de versões que essa carne suave e saborosa possibilita. O medalhão é uma grata surpresa para quem quer fugir um pouco do lombo e do pernil.
Contudo, em meio aos cortes suínos, o medalhão é um dos mais provocadores em termos de execução. Isso porque a carne tem pouca gordura, ou seja, resseca facilmente durante a cocção, além disso, é preciso reforçar os temperos naturais.
Sendo assim, para não correr riscos evitáveis, convido você a acompanhar dicas valiosas, tudo através de uma receita passo a passo, vamos?
Receita de medalhão suíno imperdível para fazer em qualquer ocasião
Via de regra, o medalhão suíno é uma das porções mais nobres do filé mignon de porco, pois é a parte central mais alta e suculenta. E é justamente essa bela porção arredondada e visivelmente macia que você utilizará no preparo. Vale destacar isso porque também dá para fazer medalhão do lombo suíno.
Agora que você já entendeu que o medalhão é um corte praticamente sem gordura, é hora de focar no bacon. Então, prefira um bacon com mais equilíbrio entre carne e gordura.
Assim, o medalhão absorve melhor a untuosidade do bacon, certo? A receita tem um tempo de preparo médio de 25 a 30 minutos, até menos quando você tiver prática. Portanto, é ideal para refeições rápidas e até como petiscos.
Ingredientes
- 8 medalhões de filé mignon suíno (espessura de 2 dedos)
- 8 fatias suculentas de bacon
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho picadinhos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon (ou outra do seu gosto)
- 1 colher (sopa) de mel (equilibra a acidez do prato)
- 1 colher (chá) de molho inglês ou de soja
- Cheiro-verde picado a gosto para finalizar
Preparando os medalhões
O medalhão é realmente delicado e suave, então você não precisa de muito rodeio para prepará-lo. Sendo assim, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto dos dois lados. Ah, coloque também um fio de azeite para dar um toque mais untuoso.
Em seguida, enrole uma fatia generosa de bacon em volta do medalhão e use um palito de dente para prender. Reserve por 5 minutos para pegar o tempero.
Selagem perfeita do medalhão de porco
Enquanto a carne descansa, aqueça uma frigideira em fogo médio até ganhar uniformidade de temperatura. Se você tiver uma frigideira de ferro ou de fundo triplo é melhor para a retenção perfeita de calor.
Agora, coloque um fio generoso de azeite e entre com os medalhões. É muito importante colocar e não mexer nos primeiros 2 a 3 minutos. Em seguida, vire a carne e adicione manteiga à frigideira. Com uma colher, regue os medalhões para uma cocção homogênea. Assim que dourar, retire e reserve a carne.
Faça um molho suave e cremoso
Para fazer o molho de mostarda para a carne, comece com a manteiga na frigideira. Quando derreter, junte o alho e refogue por 2 minutinhos até ganhar cor. Nesse momento, adicione o creme de leite, a mostarda, o mel e o molho inglês.
Por último, misture bem o molho e cozinhe por aproximadamente 4 a 5 minutos ou até encorpar.
BÔNUS: quer preparar um molho mais sofisticado e elegante? Então, você também pode incrementar 1 taça de vinho branco seco. Porém, o vinho deve entrar antes da mostarda para que você consiga apurar o álcool. Além do mais, no caso do vinho você pode deixar de fora o mel e o molho inglês, porque não fazem sentido!
Cozinhe o medalhão no molho para finalizar
Nesse momento você arrasou no preparo do medalhão suíno, pois ele está suculento e um ponto menos do cozimento perfeito. Por conseguinte, quando finalizar o molho, volte os medalhões e termine de cozinhá-los dentro do molho.
Como resultado, a carne vai absorver a umidade do molho, sua potência e sabor. Não esqueça de dar um toque de frescor com o cheiro-verde picadinho e convide a família para aquela refeição digna de chef de cozinha, hein?
Abaixo eu deixo um vídeo que fala bem sobre a receita acima, assim você pode acompanhar enquanto prepara em sua cozinha:
DICA RÁPIDA: dê mais sabor ao medalhão suíno com uma marinada especial para carne de porco
Diferentemente de outros cortes, como copa lombo suíno, o medalhão tem um sabor suave, mas muito agradável. Porém, se você não acertar a mão no tempero, infelizmente é uma carne que pode ficar insossa. E você não quer que isso aconteça, né?
Portanto, a alternativa é criar mais uma camada de sabor além do tempero principal. Você pode se perguntar como fazer isso, e eu respondo: através de uma marinada para carne de porco sensacional:
- Suco de laranja
- Alecrim fresco
- Toque de pimenta-do-reino
- Dentes de alho amassados com casca
- Azeite
- Alho-poró se preferir mais pungência no sabor
Após cortar o medalhão, coloque-os em um recipiente e adicione os ingredientes acima. Em seguida, misture para espalhar os temperos e reserve entre 60 e 90 minutos. Depois é só seguir com a receita.
O que acontece aqui é que a marinada é uma combinação de componentes ácidos e cítricos. Consequentemente, a fibra da carne se expande, por assim dizer, e puxa os sabores e líquidos da marinada.
Como num passe de mágica, a carne fica mais suculenta, saborosa e perfeita para grelhar, é incrível e você precisa provar!
Gostou de aprender mais sobre o medalhão suíno?
Eu vejo que muita gente ainda não conhece bem o medalhão suíno, especialmente do filé mignon de porco. Mas quem experimenta, dificilmente deixa de ter na geladeira, ainda mais por ser uma carne barata.
Portanto, você acaba de ganhar uma opção excepcionalmente versátil e saborosa. Adapte-a às suas receitas e elabore versões de autoria própria, nada bate um sabor único que apenas você consegue reproduzir.
Me despeço e fico na expectativa por você ter visto relevância nas dicas de hoje. Se você gostou, não deixe de compartilhar e até a próxima!