Se você cansou de assar e grelhar os mesmos tipos de carnes, talvez a maminha na churrasqueira possa agradar. Inclusive, é uma carne surpreendente.
Antigamente a maminha era um corte muito mais utilizado, pois o churrasqueiro raiz compreendia seu papel e qualidade como assado. Porém, conforme os cortes de carnes evoluem, determinadas carnes conhecidas caem no esquecimento.
Pensando nisso, fiz questão de montar um breve guia para o churrasco ideal a partir dessa carne simplesmente fantástica. Recomendo a você conferir as ótimas dicas!
Como você deve cortar e fazer maminha na churrasqueira com perfeição?
É impossível e até errado alguém dizer que a carne maminha é um corte duro ou que não entrega qualidade. Gosto de pensar que há dois fatores que pesam para isso: carne de baixa qualidade e trabalho malfeito de açougue.
Você pode pegar a melhor maminha, digamos da carne Angus, que se o açougueiro não souber cortar pode prejudicar. Da mesma forma que podemos entregar uma carne de baixa qualidade na mão do profissional, ele faz “mágica”.
Obviamente que o foco do nosso conteúdo é quando você compra a peça inteira da maminha, correto? Isso porque fica muito mais fácil e assertivo cortar em casa para churrasco.
Quanto aos temperos, prefiro sugerir a você para usar ingredientes básicos, como sal, pimenta-do-reino e, no máximo, um tempero chimichurri. Afinal, tempero para churrasco deve ser apenas para realçar a carne e não mascarar seu sabor natural.
1. Como cortar e temperar a maminha para assar na churrasqueira
Atualmente, encontramos muita qualidade nos açougues, onde trazemos para casa carnes limpas e prontas para consumo. Dessa forma, a maminha terá pouca rebarba, gordura em excesso e sebo para retirar, ou seja, estará pronta para assar.
Entretanto, aqui vai o primeiro segredo, que é cortar a carne para não ficar dura, você sabe como fazer? A maminha é conhecida pelas fibras alongadas e, em alguns casos, rígidas, mas é facilmente contornada com o corte ideal. Faça da seguinte forma:
- Coloque a peça com a gordura virada para cima sobre uma bancada ou tábua.
- Em seguida, utilize uma faca com um bom fio de corte, de modo a tirar bifes limpos.
- Para assar maminha cortada na churrasqueira, é vital cortar contra as fibras.
- Nesse caso, você terá que cortar no sentido da largura da peça ao invés de cortar seguindo o comprimento.
- Pense como se fosse uma picanha para churrasqueira, e corte dessa maneira.
- A recomendação é tirar bons bifes de pelo menos 2 dedos de espessura.
- Isso porque a carne perde umidade e reduz de tamanho.
- Repita o processo até chegar na parte mais afunilada, que é onde você tem que tirar bifes mais grossos.
“Ah, mas eu já vi açougueiro cortando bifes no sentido da fibra, dá certo?”. Olha, pode até dar, mas daí você terá que ajustar para chegar no ponto da carne ideal. Se deixar passar, provavelmente ficará mais firme.
DICA EXTRA: como fazer o corte borboleta de maminha para churrasqueira
Olha, tive que “escavar” bastante a internet e testar aqui, mas acredito ter chegado num resultado favorável. O corte borboleta geralmente é feito com a carne raquete, uma vez que a composição das fibras ajuda no processo.
Por outro lado, na maminha você terá que fazer uma “gambiarra” para acertar o corte. Além do mais, vale dizer que esse corte é feito especificamente quando a peça está chegando no fim. Porém, dá para fazer com a peça inteira, assim:
- Da mesma forma que no método acima, coloque a peça com a gordura para cima.
- Na sequência, meça 2 dedos e desça com a faca, mas sem separar o bife.
- Agora, siga cortando como se fosse fazer outro bife e aí sim você vai separar.
- Acontece que como você não cortou até o final, é como se dois bifes estivessem grudados.
- E é justamente isso que dá o “formato” de uma borboleta.
- Para finalizar, esse corte é sensacional para grelhar porque fica muito suculento, macio e fácil de assar.
Outra dica bacana, corte também como se fosse medalhão, de modo a espetar em formato de “C”. Como resultado, faça um churrasco digno das churrascarias que servem aquelas carnes que são um pecado de tão apetitosas.
2. Assando maminha cortada na churrasqueira + método de cocção perfeito
Nessa etapa você já está com os bifes cortados, certo? Então, é hora de salpicar sal triturado, pimenta-do-reino e levar ao braseiro. Lembrando que a altura do braseiro dependerá da espessura da carne.
Então, se você tirar bifes com mais de 2 dedos, é interessante colocar a uma altura entre 20cm e 30cm. Por outro lado, se você gosta de carne ao ponto, coloque os bifes próximos da brasa, numa altura de 15cm. Veja como assar perfeitamente:
- Com o braseiro incandescente, tempere a carne com sal triturado e pimenta-do-reino.
- Aguarde entre 3 e 5 minutos para que a dispersão dos líquidos internos se estabilize.
- Depois disso, leve à grelha em braseiro forte, aguardando cerca de 4 minutos.
- Passado esse tempo, coloque pedaços de manteiga temperada com ervas por cima e aguarde mais 2 minutos.
- Vire os bifes, torne a colocar manteiga e aguarde mais 4 a 5 minutos.
- Por último, suba a carne para a parte mais alta da churrasqueira e espere cerca de 3 minutos.
- Essa é a jogada para deixar a carne naquele ponto rosado maravilhoso.
- Caso você prefira bem-passado, é só aguardar uns minutos extras, está tudo certo também.
De verdade mesmo, seguir esse passo a passo te levará a uma das carnes mais macias e suculentas. Isso sem contar que chega a desmanchar na boca, você nem sentirá falta de alcatra ou contrafilé depois dessa. Se você só acredita vendo, confira o vídeo:
DÚVIDA FREQUENTE: tem como fazer maminha na churrasqueira elétrica?
Assumindo que nem todo mundo tem espaço ou grana para investir numa churrasqueira convencional, resta apenas a churrasqueira elétrica, concorda? Mas será que realmente dá para fazer maminha na churrasqueira elétrica? Fica bom de verdade?
Existe uma única resposta para todas estas dúvidas: sim, dá para fazer um tremendo churrascão nesse tipo de equipamento. Claro, você tem que considerar algumas coisas, como espessura da carne, tipo de corte e tempo de cocção.
O preparo é basicamente o mesmo, ou seja, cortar, temperar e assar no ponto que mais gosta. Não se preocupe, encontrei um vídeo recheado de dicas, ah, quase esqueci, você aprenderá como defumar carne artesanalmente, que tal?
Já escolheu seu preparo favorito de maminha na churrasqueira?
Fala para mim se tem dificuldade em preparar maminha na churrasqueira, tem? É óbvio que não, e hoje você sai daqui com tudo para acertar no corte, tempero e ponto dos bifes.
Uma última dica fenomenal que dou, é investir um tempinho no preparo daquele molho para carne que combina com maminha. Pode ser de mostarda, de manteiga com ervas e especiarias e mesmo de manjericão, fica um espetáculo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para agitar seu perfil e, de quebra, ajudar outras pessoas que estão no mesmo dilema. Até a próxima!