Depois que você aprender essa receita de lombo de porco no forno, nunca mais vai usar outro corte suíno.
Dificilmente o lombo é a primeira escolha que vem à cabeça na hora de fazer um assado. Um dos motivos é que é uma carne com menos gordura entre as fibras, o que contribui e facilita o ressecamento. Mas e se você pudesse resolver isso?
Pois é justamente o que eu preparei. Uma receita bem fácil e suculenta. Aliás, separei ótimas dicas para variar os preparos com esse corte nobre. Vamos conferir?
Como fazer lombo de porco no forno assado e suculento?
Basta uma oportunidade para o brasileiro assar carne, e as opções variam entre pernil, barriga de porco assada e picanha. E nesse cenário, o lombo é facilmente esquecido porque é normal acabar ressecado.
Por conta disso, as pessoas deixam para “arriscar” com lombo quando chega o momento de escolher as carnes de Natal. Aí sim o lombo entra em cena e brilha na maioria das mesas brasileiras.
Só que esse corte é um dos mais versáteis e fáceis de preparar. Dessa forma, você pode assar, fritar, grelhar em bifes, fazer recheado e tudo mais que conseguir imaginar.
E para provar que dá para fazer assado com muita maciez e sabor, fui em busca de uma receita exclusiva. Apresento a você um preparo digno de fim de ano, mas que pode ser feito a qualquer momento, anote tudo!
Ingredientes
- 1,8kg de lombo de porco;
- 5 dentes de alho amassados;
- 2 colheres (sopa) de mel;
- 1 colher (sopa) de mostarda;
- 1 + ½ xícara (chá) de suco de laranja;
- 2 cebolas picadas;
- 1 colher (café) de sal ou a gosto;
- Pimenta-do-reino, açafrão e páprica picante a gosto.
Um tempero extra que faz toda diferença no lombo, é colocar alecrim na carne. Alecrim é aromático e poderoso, especialmente em sabor. Porém, nessa receita você colocará apenas na hora de assar!
1. Como temperar lombo de porco para assar no forno?
O lombo suíno é um dos muitos cortes de porco que você nunca tempera e prepara imediatamente. Falo isso porque a carne tem características suaves, como baixo teor de gordura. Com isso, é fundamental aumentar o contato com os temperos.
“Ah, mas eu já vi conhecidos prepararem copa lombo suíno com tempero rápido e até que ficou saboroso”. Embora os dois cortes levam o termo “lombo” no nome, são cortes diferentes e possuem aspectos distintos.
A copa lombo, por exemplo, é uma carne com muito mais gordura entremeada. Isso por si só já dá um sabor a mais à carne.
Sendo assim, o processo para temperar lombo de porco para assar é fazer uma deliciosa marinada para carne de porco. Além de dar mais sabor à carne, é uma técnica fundamental para ressaltar maciez e preservar suculência.
- Coloque os ingredientes da lista no liquidificador.
- Caso falte líquido para quase cobrir os ingredientes, você pode adicionar água ou mais suco.
- Em seguida, liquidifique até ficar um tempero homogêneo e sedoso.
- Agora, faça furos na carne com uma faca e ajeite a peça num saco para alimentos.
- Por fim, despeje o tempero batido no liquidificador sobre a carne e feche a embalagem.
- Leve à geladeira por no mínimo 2 horas.
Uma sugestão valiosa é marinar pelo máximo de tempo possível. Então, uma alternativa pode ser temperar à noite para o preparo do dia seguinte!
DICA EXTRA: eu vejo algumas pessoas adicionando açúcar nessa marinada, mas não é necessário. Afinal, temos o suco de laranja e o mel que oferecem o suficiente para balancear acidez e dulçor!
2. Como assar lombo no forno com papel-alumínio?
A pergunta mais comum nessa etapa é quanto tempo leva para assar lombo de porco? Gosto de pensar que todo preparo, principalmente os assados, é único e nunca leva o mesmo tempo.
Faça o teste, prepare lombo assado na sua casa, e depois reproduza a mesma receita na casa de um conhecido. O resultado nunca será igual, por mais que você utilize os mesmos ingredientes e siga cada etapa.
Em outras palavras, você deve conhecer o seu forno, considerar o tamanho da carne e o tempo da marinada. Pode parecer mero detalhe, mas é crucial para deixar o lombo realmente desmanchando. Seguindo a receita, asse da seguinte forma:
- Pegue uma forma retangular que caiba a carne sem apertos.
- Em seguida, forre a forma com várias camadas de papel-alumínio.
- O segredo é colocar o alumínio de modo que ao fechar, você envolva a peça de todas as direções.
- Além disso, tenha certeza de forrar bem para o caldo do tempero não escorrer.
- Depois disso, embrulhe apertado para cozinhar perfeitamente.
- Na sequência, leve o lombo ao forno preaquecido a 180° por cerca de 2 horas e meia.
- Após esse tempo, retire e transfira para uma forma sem alumínio que não grude e volte ao forno para dourar.
- O tempo aqui varia, mas assim que ganhar aquela cor maravilhosa de lombo assado, está pronto.
“Olha, tenho que dar o braço a torcer, pois a receita saiu melhor que a encomenda”. Se você acha que assim já está bom, não perde por esperar minha sugestão especial. Antes disso, já vou deixar o vídeo da receita aqui, acompanhe por lá também:
SUGESTÃO DE MOLHO CREMOSO PARA LOMBO DE PORCO NO FORNO
Na assadeira que você assou a primeira etapa, vai sobrar bastante líquido que solta no cozimento, correto? Então, passe esse caldo cheio de sabor para uma panela, adicione suco de 2 laranjas e 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
A ideia aqui é aquecer até virar um molho espesso, bem cremoso e aveludado. “Poxa, mas o meu não deu certo, e agora?”.
Para engrossar o caldo da carne você pode usar a farinha, como sugeri. Mas se não der certo, troque por ½ colher de amido dissolvido em água. Agora sim, basta misturar até ferver e encorpar.
Quando você espalhar esse molho sobre a carne, pode apostar, vai ter valido cada minuto investido na receita!
DICA EXTRA: aproveite e experimente a melhor combinação com farofa
Num primeiro momento pode até parecer uma sugestão de louco, ou seja, servir lombo com farofa? Entretanto, se você seguiu as dicas e o passo a passo, tenho certeza de que seu lombo está suculento. Logo, uma farofa faz sentido e agrega sabor:
- 1 xícara (chá) de bacon
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) farinha de mandioca branca
- 1 xícara (chá) de cebola
- Cheiro-verde a gosto
Para fazer essa farofa, você precisa fritar o bacon com um fio de azeite até dourar. Depois, coloque manteiga e vá mexendo para derreter. Assim que a manteiga incorporar na gordura do bacon, junte a cebola e mexa até refogar.
O último passo é acrescentar a farinha, mexer e dar uma leve tostada. Você sabe que está no ponto ideal quando fica num tom caramelo.
SUGESTÃO DE MONTAGEM DO PRATO
Vamos combinar que a montagem não interfere nos sabores, mas que dá um charme especial dá, não é mesmo? Para isso, coloque a farofa numa travessa branca, arrume a carne por cima cortada em bifes e espalhe o molho encorpado.
O toque final que faltava vem com algumas unidades de pimenta biquinho e salsinha. Sabe aquele almoço de domingo com frango que já estava marcado? Então, pode desmarcar porque você já tem um novo preparo saindo do forno, literalmente!
Guarde estes segredos do lombo suculento a sete chaves
Como você pôde ver em primeira mão, não tem muita firula para fazer lombo. Mas isso porque eu trouxe até você uma receita que funciona, não é verdade?
Contudo, vou deixar aqui algumas dicas que representam o segredo do lombo macio. A partir disso, você pode mudar e transformar suas receitas sempre que quiser porque saberá como preparar a carne:
- Sempre que puder, faça marinadas fantásticas, esse é o primeiro passo para manter suculento.
- Nessa receita não foi preciso, mas se quiser você pode selar o lombo na frigideira antes de assar.
- Se a ocasião for pequena, prefira peças menores que tomem menos tempo.
- Compre apenas lombo que tenha uma boa capa de gordura externa.
- Aposte na marinada seca com alecrim, sal, azeite e pimenta-do-reino para preparos rápidos.
Prontinho, agora você sabe perfeitamente como fazer lombo de porco no forno, basta ter vontade de surpreender a todos com uma carne que mais parece picanha suína do que lombo assado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite e compartilhe com todo mundo que sempre fala mal do lombo, prove que estão errados, combinado? Até a próxima!