Lombo de boi assado no forno: Aprenda como fazer

Então você já não aguenta mais de vontade e quer aprender a fazer lombo de boi assado no forno? Esse corte é incrível, mas poucas pessoas ainda o aproveitam.

Nada melhor do que diversificar na carne assada para transformar as experiências nas refeições, concorda comigo? Por mais que a carne suína seja ideal para assar no forno, alguns cortes bovinos surgem como alternativas deliciosas.

No conteúdo de hoje, mostrarei tudo que você precisa para aprender de vez a fazer o melhor lombo bovino. Não perca nenhum detalhe e continue a leitura!

Lombo de boi assado no forno é uma receita que você aprende hoje!

lombo de boi assado no forno

Quer dizer que você estava dando “aquela olhada” nas promoções do açougue, quando se deparou com lombo de boi? Instantaneamente você pensou: “vou levar e em casa eu vejo como fazer, afinal está na promoção”.

Entretanto, chegando o momento de preparar, você nem ao menos conhece os melhores temperos, quem dirá o tempo de forno. Adianto para você, se dá para fazer o acém assado no forno mais espetacular, o lombo bovino é moleza.

Sendo assim, já abra seu bloco de notas e faça uma anotação caprichada dos ingredientes da receita:

Ingredientes

  • 1 kg de lombo bovino com boa capa de gordura;
  • 1 kg de batata bolinha com ou sem casca;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 1 colher (sopa) de alecrim seco;
  • 2 cebolas picadas;
  • 1 pimentão vermelho cortado em tiras;
  • Pimenta-do-reino, colorau, louro em pó, manjericão, páprica defumada e toque de açafrão a gosto;
  • 500ml de cerveja clara de boa qualidade;
  • Sal fino ou sal de parrilla a gosto;
  • Azeite suficiente para espalhar os temperos na carne.

Modo de preparo certeiro

  1. Primeiro de tudo, tempere a carne com sal, pimenta e um fio de azeite para grudar.
  2. Em um recipiente grande, coloque as batatas e a carne temperada.
  3. Agora, espalhe cebola, alho, alecrim e as demais especiarias.
  4. Feito isso, coloque o pimentão nas laterais, besunte com mais azeite e massageie a carne.
  5. Depois é só despejar a cerveja por cima, misturar na carne e reservar por 2 horas.
  6. Por fim, cubra com papel-alumínio e pré-aqueça o forno por 15 minutos a 200°.
  7. O tempo médio é de 1 hora a 1 hora e 20 minutos.
  8. É fundamental não assar demais para não ressecar, acompanhe o cozimento para não secar a água.
  9. Por fim, abra e verifique o ponto da carne e a consistência das batatas.

O bacana dessa receita, é aguardar inteirar 1 hora de assado, depois você abre e corta em fatias. Por conseguinte, volta as fatias para pegar mais sabor no molho da assadeira, deixando apenas para dourar o restante.

Quando a carne terminar de assar, transfira para uma travessa e faça um molho para carne. Para isso, coloque todo o conteúdo numa panela, se preferir pode coar. Depois, engrosse o caldo ou incorpore vinho seco, por exemplo, deixando até reduzir.

Agora sim, espalhe sobre a carne e as batatas, afinal, nós comemos primeiro é com os olhos, né? O resultado da carne fica parecido com o lombo de boi na panela de pressão, incrivelmente suculenta e macia. Acompanhe o passo a passo pelo vídeo:

DICA EXCLUSIVA: já pensou em fazer lombo de boi recheado assado no forno?

Essa dica vai para quem comprou um pedaço pequeno de lombo, por isso, o ideal é fazer o assado render. E não há nada melhor para aumentar o rendimento de uma receita, do que rechear, a exemplo do lagarto recheado.

Corte bastante magro e afunilado, o lagarto fica maravilhoso quando recheado, além de render bastante. Em vista disso, com o lombo de boi é a mesma coisa, e aqui você pode escolher recheios como:

  • Recheio de bacon, pimentão amarelo e cenoura em tiras
  • Recheio de linguiça calabresa inteira com bacon é delicioso
  • Sugestão de recheio de queijo coalho e muçarela cremosa
  • Combinação incrível de aspargos, pimentão, espinafre e parmesão
  • Sugestão de recheio cremoso com ricota fresca, muçarela ralada e presunto
  • Combinação irresistível de brócolis com bacon defumado
  • Opção de recheio de escarola e queijo meia cura com cheiro-verde

Independentemente do recheio escolhido, você pode rechear de duas maneiras diferentes. A mais fácil é fazer um corte no centro da peça, que costuma ser arredondada. Em seguida, com cuidado você abre o espaço e recheia bem.

Já a segunda maneira dá um pouco mais de trabalho, mas eu acho mais assertiva para temperar melhor a carne. Assim sendo, corte pela lateral até espalmar a carne por completo.

Depois é só temperar, rechear, enrolar e amarrar, isso dá um acabamento ainda mais divino e apetitoso. Quem aí sabe como rechear lombo de porco, provavelmente terá mais facilidade nessa etapa.

Um último detalhe, na hora de assar é imprescindível cobrir com alumínio para que o cozimento aconteça com uniformidade.

Por que chamamos de lombo bovino sendo que existe o contrafilé?

A confusão entre lombo de boi e outros cortes, como o contrafilé, está no nome como algumas pessoas o conhecem. Em alguns lugares o lombo é chamado de lombinho. Porém, esse pode ser um dos apelidos do filé mignon, só para você ter ideia.

E nós também não podemos dizer que é o contrafilé, pois o contrafilé está no lado oposto do filé mignon. Na verdade, ele compreende toda a extensão do dorso do animal, pegando do final do pescoço ao começo da bacia.

Diante disso, é comum comprar uma peça de lombo que tenha diferentes cortes, como a própria carne acém. Isso porque esse corte fica na parte dianteira, logo após o pescoço. E o corte se estende até o contrafilé e filé mignon.

É justamente por isso que encontramos peças de lombo bem grandes, carnudas e ultra suculentas, bacana demais, né?

Aprimore ainda mais o preparo de lombo de boi assado no forno

E agora, será que a carne para almoço de domingo está garantida, sim ou com toda a certeza? Brincadeiras à parte, o que você achou de aprender a fazer lombo de boi assado no forno? Era tudo que esperava ou acha que tem espaço para aprimorar?

Aqui em casa estamos sempre em busca de sabores inéditos, por isso, os temperos nunca são os mesmos. Dessa maneira, minha última sugestão é se aprofundar nas combinações, pois uma hora você acha o sabor que tanto procura.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite a oportunidade para compartilhar nas redes sociais. Afinal, lombo bovino é tão fácil de encontrar nos açougues, que mais gente poderia tirar vantagem disso, não é mesmo? Até a próxima!