Os maiores assadores do mundo costumam dizer que praticamente toda carne é boa para assar. Mas será que lombinho bovino para churrasco é uma boa escolha?
Admito que até recentemente eu nunca tinha percebido esse corte no açougue que frequento. Porém, um dia ouvi um burburinho sobre ele e comprei para ver do que se tratava. Quer saber o que eu descobri e se o corte dá para ser perfeitamente assado?
Então, só resta você vir comigo, pois garanto que a surpresa será grande depois do que você descobrir. Afinal, vamos saber tudo sobre essa carne que ganha fama dia após dia!
Será que lombinho bovino para churrasco serve para fazer assado?
De forma prática, sim, você pode fazer churrasco com lombinho bovino, mas nem tudo é tão simples assim. Embora o corte atualmente tenha fama, especialmente na comercialização sob o nome lombinho, a carne exige certas habilidades.
Além disso, muita gente o confunde com outras carnes, como o filé mignon e o lombo de boi. Contudo, esse corte é único e, muitas vezes, é raro de ser encontrado em açougues mais tradicionais.
Isso acontece porque a geração mais nova de açougueiros talvez nunca tenha entrado em contato com o corte. Desse modo, saiba que ele não tem nada a ver com filé mignon e tampouco com lombo de boi.
Na verdade, o lombinho bovino é um corte que fica a par com o filé mignon. De certa forma, ele fica pendurado na lateral do mignon bovino, é daí que vem suas qualidades para o churrasco.
Entretanto, é fundamental compreender suas características e a forma certa de lidar com o preparo “antes do preparo”.
O que você precisa saber sobre o corte lombinho bovino?
Localizado a par com o mignon, o lombinho é um corte que tem uma característica que o torna único. Estou falando da sua cor que, diferentemente das carnes vermelhas clássicas, possui um tom rubro escuro.
Por conta disso, se você o encontrar na vitrine do açougue pode até achar que está meio passado, mas não. O corte tem essa cor de procedência mesmo, assim como algumas peças de filé mignon também são escurecidas.
Todavia, uma das coisas mais inusitadas sobre o lombinho bovino é o seu nome de “batismo”. Sabe aquele apelido que todo açougueiro tem para com as carnes que lida no dia a dia?
Então, nesse caso a carne recebe a gentileza e o carinho de ser chamada de “Gostosa” ou “Gostosinha”, acredita nisso? A história por trás disso é única. É que antigamente as pessoas não enxergavam valor comercial no corte.
Como consequência, a carne era um simples brinde para o pessoal que geralmente descarregava as carcaças. Desse modo, quando o fornecedor chegava com as carcaças, todos começavam a se perguntar cadê a gostosa?
Esse é o lombinho e sua versatilidade como carne de alta qualidade que até então não era reconhecido. Olha aí que interessante para você compartilhar no churrasco com os amigos, né?
Veja mais um pouco das suas qualidades em 5 características incríveis
- Carne de fibras visivelmente macias e suculentas.
- Sabor bastante diferenciado de cortes conhecidos como alcatra ou contrafilé, bem marcante.
- Quando em seu estado rústico, apresenta membranas e nervuras que precisam ser eliminadas a todo custo.
- É muito usada como uma das melhores carnes para espetinho, devido à maciez natural.
- Uma vez limpa, a carne é pequena e realmente lembra um lombinho afunilado.
Em vista disso, o mais importante é focar na limpeza da peça, também conhecida como “toalete da carne”. Como resultado, tenha uma carne barata e subestimada, mas com potencial para elevar completamente os assados, pode apostar!
Como fazer churrasco de lombinho bovino na grelha?
“Certo, você falou tudo sobre a carne, mas como fazer lombinho bovino na churrasqueira?”. Bom, é simples e prático, pois o tempero para churrasco dessa carne é o bom e velho sal e pimenta-do-reino.
Vale ressaltar, que é um assado rápido, ou seja, tenha atenção para chegar no ponto desejado. Vamos anotar os ingredientes desse churrasco exclusivo para você:
Ingredientes
- 2 peças de lombinho bovino (devidamente limpas e sem nervuras);
- Sal triturado e pimenta-do-reino a gosto;
- Chimichurri e pimenta branca a gosto (opcional);
- Azeite (opcional, mas agrega um sabor incrível).
Modo de preparo
- Sem grandes surpresas, depois de limpar corretamente é só espalhar o sal e os temperos dos dois lados.
- Enquanto isso, aguarde até a brasa se formar.
- No momento em que a temperatura estiver constante, leve o lombinho numa distância de 15 a 20cm da brasa.
- O tempo médio é de 8 a 10 minutos, depois você vira e deixa mais 5 a 7 minutos.
- Esse tempo é suficiente para deixar a carne ao ponto, extremamente úmida por dentro e douradíssima por fora.
“Ah, porque eu gosto de carne bem passada, sangrando não desce”. Então, deixe mais uns 4 a 5 minutos de cada lado, mas assuma o risco de ressecar o lombinho.
Outra sugestão valiosíssima, é fazer o lombinho como no churrasco na parrilla, pois o resultado é ainda mais inacreditável. Ficou com alguma dúvida ou não entendeu alguma etapa? O vídeo a seguir pode ajudar:
DICA EXCLUSIVA: de acompanhamento você vai fazer um delicioso pimentão recheado com ovo
Está sem ideias de acompanhamento para churrasco? Sem problemas, pois separei uma sugestão saborosa e simples de ser feita.
Tudo que você vai precisar é de pimentão vermelho e amarelo, ovos e temperos naturais da sua preferência. Corte os pimentões pela metade, sempre no sentido do comprimento. Quebre de dois a três ovos e tempere.
Por fim, leve diretamente à grelha da churrasqueira na menor distância possível. Dessa forma, as bordas dos pimentões ficam tostadinhas e os ovos cozinham uniformemente.
Mas olha só, essa é uma dica básica, já que você pode incrementar com queijos, cheiro-verde e cenoura cozida picada. Tudo que sua imaginação permitir é válido reproduzir, combinado!
Lombinho bovino para churrasco é uma surpresa fantástica para diversificar os assados
Sabendo agora que lombinho bovino para churrasco é a perdição da dieta, que tal chamar todo mundo para experimentar essa iguaria? Não deixe de procurar por esse corte, tenho certeza de que você vai adorar o resultado.
Infelizmente eu me despeço, mas sempre que precisar você pode retornar ao conteúdo para relembrar as dicas, tudo bem?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, você conhece alguém que não faz ideia da existência do lombinho? Esse é o momento perfeito para compartilhar conhecimento útil, use suas redes sociais e até a próxima!