Não há dúvidas de que a toscana é uma das coisas mais consumidas nos churrascos. Mas afinal, a linguiça toscana é feita de que?
Todos temos esse hábito de comer tudo a qualquer momento sem ao menos saber exatamente como as coisas são feitas. Assumindo que o embutido não falta nas reuniões entre amigos e familiares, o que acha de entender bem o assunto?
Então, esse conteúdo é obrigatório para quem quer saber exatamente o que está comendo. Inclusive, possibilita aprimorar acompanhamentos e assados, confira!
Afinal, linguiça toscana é feita de que? Descubra a receita original!
Praticamente quase ninguém sabe como é feita a linguiça, mas quanto às receitas, todos têm uma na ponta da língua. Afinal, assar, fritar, cozinhar, em farofas, na churrasqueira ou no papel-alumínio, enfim, são infinitas as possibilidades.
E a toscana certamente ocupa um lugar especial nas preparações, pois é uma das mais saborosas e fáceis de encontrar. Isso porque é uma linguiça com custo mais elevado que as outras, ou seja, as pessoas compram porque gostam mesmo.
Nesse contexto, é comum você encontrar receitas diferentes no mercado. Aqui estou falando desde a tradicional até as mais “encorpadas”, com ingredientes e temperos que fogem do preparo original. Então, a toscana é feita do que?
Que carne é feita a linguiça toscana?
Todo embutido é um tipo de carne processada, que leva muitos componentes, como conservantes. Porém, cada linguiça tem uma carne específica e com a toscana não é diferente.
Sendo assim, ela é feita exclusivamente com a carne dos variados cortes de porco. Por sua vez, é uma linguiça suína que leva condimentos básicos e clássicos. A combinação original é a seguinte:
- Carne de porco: podendo ser lombo, pernil, copa lombo suíno, entre outros cortes.
- Gordura suína: geralmente a gordura se difere do corte principal, por exemplo, a linguiça leva copa lombo moída, mas a gordura é do lombo.
- Temperos: a receita tradicional é composta por sal, alho e pimenta.
- Ensacamento: normalmente se utiliza tripa fina, como a tripa de carneiro ou tripa grossa de porco.
“Ah, porque eu já comprei linguiça toscana com outra carne, será que me enganei?”. Difícil dizer, mas, em vista das informações acima, a tradicional linguiça toscana leva apenas carne de porco. Pelo menos no Brasil é assim que funciona.
Onde surgiu a linguiça toscana?
Como o nome bem sugere, a linguiça faz parte da cultura da região da Toscana, na Itália. Entre as principais cidades que fazem parte dessa região rica em gastronomia, estão: Florença, Pisa, Siena, Livorno e Arezzo.
Algo que pouca gente sabe, uma exclusividade para você, é que nessa parte da Itália as receitas de toscana variam. Na verdade, falamos de três tipos incríveis de embutidos que fazem jus à antiga tradição italiana de embutidos.
1. Linguiça “mista” – Salsiccia Bardiccio
“Mas você disse que não havia toscana mista”. Sim, mas quis dizer no Brasil, pois a comercialização é focada na carne suína. Já na Itália, o tipo Bardiccio é uma linguiça feita com carne de porco e miúdos de boi.
2. Linguiça de carne selvagem – Salsiccia di Cinghiale
Agora, essa outra linguiça é muito interessante, pois é produzida com carne de porco selvagem. Isso porque eles utilizam carne de caça de javali e de animais selvagens. Muito se deve pela existência abundante de javalis na região.
3. Linguiça toscana pura – Salsiccia Lucchesia
Se você estiver passando pela Itália e quiser experimentar a tradicional receita de linguiça da Toscana, peça a Salsiccia Lucchesia. Afinal, leva os ingredientes que estamos acostumados, mas com uma pegada bem italiana.
DICA EXTRA: por que as linguiças mudam de um país para o outro?
Você pode estar se perguntando o porquê de no Brasil temos apenas um tipo específico, enquanto na Itália eles diversificam. A fama da toscana brasileira só é possível por causa dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil.
Eles trouxeram suas tradições e combinaram com novas experiências em terras brasileiras. Por conta disso, alguns condimentos são utilizados, como a pimenta-do-reino, noz moscada em pó e o alho.
Portanto, devemos apenas agradecer por termos sido apresentados à essa iguaria que faz parte da nossa vida. Não à toa, é uma carne para o dia a dia que muita gente coloca à mesa, principalmente frita.
Não confunda linguiça toscana com a linguiça calabresa
Outra coisa que muitos confundem e acabam comprando errado no açougue, é a linguiça calabresa. Porém, assim como a toscana, a calabresa também é feita de carne de porco, mas com uma grande diferença.
A linguiça tipo calabresa passa por um processo de cozimento em sua fabricação. Além disso, recebe uma quantidade maior de temperos, pimenta calabresa e ainda pode ser defumada. Em contrapartida, a toscana é fresca e menos “processada”.
Tem como fazer linguiça toscana artesanal?
Sim, quando você aprende como fazer linguiça de porco, dificilmente volta a comprar o produto industrializado. Ainda mais quando a receita é a toscana, o resultado dos cuidados extras se traduz em mais sabor ao assar.
Ingredientes
- 1,6kg de copa lombo moído
- 400g de gordura de lombo moído
- Sal a gosto
- Sal de cura a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 10 dentes de alho picados na faca
- 70ml de água
Modo de preparo
- Coloque a carne moída e a gordura numa forma grande.
- Agora, misture para incorporar a gordura na carne.
- Em seguida, acrescente os temperos e volte a mexer.
- Por último, junte a água aos poucos, apenas para “dar liga”.
- Então, ensaque a carne na tripa escolhida.
- Prefira usar a natural que é mais elástica, a carne desliza facilmente e não interfere no sabor.
Só que pode ser interessante ter algum equipamento de fábrica de linguiça, como o enchedor. Porém, se for para consumo próprio, é comum usar a parte de cima da garrafa pet para encher a tripa.
Porém, tenha certeza de higienizar perfeitamente a “gambiarra” antes de colocar a carne, que é totalmente perecível.
DICA EXTRA: hoje em dia você encontra a “ensacadeira” manual, que é uma espécie de pistola plástica onde você coloca a carne moída, posiciona a tripa na ponta e pressiona até preenchê-la!
Não sabe nem por onde começar? Confira o vídeo a seguir e tenha um Norte:
4 ideias de mistura de carne para linguiça toscana
Você já ouviu falar que o brasileiro não tem limites? Então, podemos comprovar isso na quantidade de “receitas” criativas de linguiça toscana. Mantenha a mente aberta, pois são opções que fogem bastante da mistura tradicional:
- Linguiça toscana feita com pernil moído e barriga de porco com alho, tomilho, pimentas e cheiro-verde.
- Linguiça toscana com vinho tinto seco em substituição à água, com dedo-de-moça picada e páprica doce.
- Sugestão de linguiça toscana de pernil e toucinho moídos, vinho branco e especiarias.
- Opção de linguiça toscana fina apimentada com pimenta dedo-de-moça, pimenta caiena e pimenta jalapeño.
As grandes marcas oferecem linguiças bem tradicionais e mudam apenas os temperos. Na prática, quer dizer que para apreciar uma toscana diferente, o jeito é partir para a produção artesanal.
Nesse contexto, encontrei um vídeo bacana para iniciantes na arte de fazer linguiça. Caso tenha dúvidas, consulte o vídeo a qualquer momento.
Linguiça toscana é feita de que? Agora você conhece a origem e composição!
Daqui em diante, sempre que alguém te perguntar: linguiça toscana é feita de que? Você terá a resposta na ponta da língua, passando a sensação de autoridade no assunto.
Inclusive, pode ser um tema interessante para levar ao próximo churrasco com os amigos, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas!