A linguiça está entre os embutidos mais consumidos pelos brasileiros, que a utilizam em porções, recheios, pizzas e, claro, naquela feijoada, só que mesmo assim, a grande maioria não sabe se linguiça defumada precisa cozinhar ou não, e agora?
Bem, todos sabem que os embutidos não são o alimento ideal para a manutenção da saúde. Mas convenhamos, eles agilizam bastante as refeições, né? Neste conteúdo compartilho a verdade que você precisa antes de consumir, confira!
Será que linguiça defumada precisa cozinhar? Pontos para considerar antes de consumir
Existem milhares de produtos que são vendidos como linguiça defumada, e o principal deles é a linguiça calabresa defumada. Para saber se você precisa cozinhar, vamos entender o que é esse produto que faz parte do cardápio de muitos.
A linguiça defumada é um embutido, geralmente de carne suína pura, que passa pelo processo de defumação industrial. Então, o produto recebe um pré-cozimento por meio da defumação que pode levar horas, logo, ele sai “pronto” da indústria.
Por conseguinte, boa parte das linguiças chega às prateleiras com a seguinte informação: “produto pronto para consumo, basta aquecer”. Em teoria, aquela linguiça pode ser consumida sem a necessidade de um novo cozimento.
Quer dizer que você pode comer de olhos fechados, ou seja, não é preciso cozinhar? Veja bem, se você compra um produto que atesta o consumo imediato porque está pronto, ele possivelmente recebe a certificação que comprova isso, certo?
Contudo, a pergunta certa seria: “eu devo consumir linguiça defumada sem cozinhá-la?”. E a minha resposta é: “embora você possa, você não deveria”. Abaixo eu destaco alguns motivos para você refletir.
Segurança alimentar
Quando se fala em embutidos, como a linguiça frescal ou a toscana, todo cuidado ainda é pouco. Primeiro, trata-se de produtos feitos com carne de porco, que exige mais cuidado na conservação.
E outra, o processo de fabricação é sensível e, embora não pareça, não é 100% livre de agentes contaminantes. É óbvio que se você considerar uma grande indústria, os processos devem beirar a perfeição, mas lembra que “o seguro morreu de velho”?
Pois então, o produto pode ter sido exposto à contaminação em alguma das suas etapas de fabricação:
- Contaminação durante a industrialização do alimento.
- Problemas no transporte podem tornar o alimento inseguro.
- Falhas no armazenamento também expõem a linguiça a agentes contaminantes.
Portanto, é impossível atestar com 100% de garantia a integridade do produto, mesmo que visualmente não aparenta estar estragado, concorda? Então, uma nova cocção diminui os riscos porque elimina potenciais bactérias.
Textura e sabor
A indústria produz linguiças de forma a realçar sua aparência natural e estimular nossa vontade de consumir. Em alguns casos, isso quase chega a acontecer, mas o visual da linguiça pré-cozida pode parecer um tanto quanto “cru” para a maioria.
Por isso, quando você a cozinha novamente, aspectos como textura e sabor se tornam mais agradáveis. Desse modo, o sabor se transforma e sua experiência gustativa fica melhor. É óbvio que se você fizer como linguiça para feijoada, o próprio cozimento no caldo é suficiente para reviver suas características!
Redução de gorduras e substâncias indesejadas
Pessoalmente, algo que me faz cozinhar a linguiça defumada toda vez é o nível de gordura da mistura. Isso porque algumas marcas parecem não se importar com a quantidade de gordura da receita.
Então, a sensação de mastigar pedaços inteiros de gordura não me deixa com tanta água na boca. Por outro lado, quando você cozinha, frita ou assa, toda essa gordura se mistura perfeitamente à carne, aí sim fica delicioso.
Aquecimento uniforme
Apesar de a linguiça ser um ingrediente indispensável em diferentes receitas, ela ainda é uma carne processada. E como todo produto de alto processamento, a defumação e o pré-cozimento acontecem em níveis mínimos para viabilizar a comercialização.
Nesse cenário, é interessante você cozinhar a linguiça para que haja uniformidade, tanto na temperatura quanto na consistência.
DICA EXTRA: atenção na hora de comprar linguiça defumada
Você sabia que as indústrias implementam mudanças diárias em suas fórmulas, receitas e produtos? Embora eles divulguem as informações em suas embalagens, o consumidor comum pode não acompanhar isso em tempo real.
No caso da linguiça, é ainda mais importante ficar de olho na descrição do produto e na sua categoria. Enquanto muitas marcas oferecem produtos mais naturais e de menor processamento, outras tantas optam pela opção de baratear os produtos.
Nesse contexto, você precisa verificar se a linguiça que você pretende comprar é linguiça calabresa defumada ou linguiça tipo calabresa defumada.
A diferença entre as duas pode parecer apenas o termo “Tipo”, certo? Porém, o produto tipo calabresa recebe a adição de diversos ingredientes ruins para a saúde, a exemplo de CMS (Carne Mecanicamente Separada).
Ainda que o processo tenha regulamentação, só para você compreender, a CMS é um subproduto de etapas industriais. Eu destaco a moagem e separação de carcaças, ossos e partes de carcaças, que inclusive, também são adicionadas em ração animal. Tudo para baratear e ampliar sua viabilidade comercial, fique de olho!
Linguiça defumada tradicional também precisa cozinhar?
No mercado você encontra distintos tipos de linguiça, assim como a linguiça calabresa que eu falei a respeito acima. Entretanto, algumas pessoas podem ficar em dúvida quanto à linguiça defumada tradicional, especificamente sobre a linguicinha.
Se você pegar, por exemplo, a linguiça toscana, dificilmente ela será defumada, pois trata-se de um produto fresco.
Por outro lado, em alimentos como a linguiça fininha defumada, é crucial ter os mesmo cuidados que qualquer embutido que passou pela defumação, isto é, recomenda-se um novo cozimento antes do consumo.
“Ah, mas é que aqui na região tem conhecidos que produzem linguiça defumada artesanal, os cuidados são os mesmos?”. Sem sombra de dúvidas, você deve redobrar os cuidados e, sobretudo, cozinhar sempre antes de consumir.
Diferentemente da indústria, o produto 100% artesanal dificilmente tem um controle sanitário tão rígido, logo, ele se torna altamente perecível.
Conclusão sobre a necessidade de cozimento da linguiça defumada
E então, agora que você descobriu finalmente a verdade, ou seja, que a linguiça defumada precisa cozinhar, o que muda em suas receitas? De verdade? As minhas receitas com linguiça ficam ainda mais deliciosas, pois o alimento fica no ponto perfeito.
Como você viu, o produto diz que você não precisa cozinhar porque está pronto para consumo. Mas no fim do dia, a decisão é sua, e tudo que eu podia compartilhar já está em suas mãos. Espero que tenha gostado das dicas, até a próxima!