Ainda que muita gente ache besteira se perguntar se a linguiça de frango tem porco, esse é um tema importantíssimo que todos devem saber.
Primeiro porque precisamos saber exatamente o que estamos colocando em nosso corpo, de modo a “fiscalizar” nossa alimentação. E segundo, porque a cada dia mais produtos surgem no mercado, muitas vezes com pouca informação ao público.
Ao considerar tais questões, cheguei à conclusão de que era o momento de falar sobre isso. Então, acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre o tema. Vamos lá!
É verdade mesmo que linguiça de frango tem porco?
Na cabeça das pessoas, se um produto é feito de determinada carne, ele deve conter apenas aquela carne, faz sentido. Só que na prática, nem sempre funciona assim, não é verdade? E quando o tema é carne processada então, tudo pode acontecer.
A resposta mais curta é sim, linguiça de frango contém uma fração de carne de porco, essa é a realidade. “Nossa, mas qual corte de porco vai na linguiça de frango?”.
É aqui que as coisas começam a ficar esquisitas, porque não vai corte suíno, por assim dizer.
Na verdade, utiliza-se gordura de porco na composição das linguiças industrializadas. É como se pegássemos barriga de porco, que dá o toucinho, e colocássemos na receita.
Tudo bem, mas por que isso acontece?
Olha, não teria uma resposta definitiva quanto a isso para você, mas posso me arriscar a dizer algo relacionado.
Quando a gente pensa na carne de frango, vemos que não há tanta gordura assim, concorda? Por conseguinte, a gordura de porco entra na receita precisamente para trazer um teor maior de umidade.
E é devido à gordura suína que suas receitas com linguiça de frango ficam incríveis, uma vez que não ressecam.
Vale dizer que a legislação brasileira não define a real composição dos embutidos pela fonte que origina a carne. Em outras palavras, você deve analisar todo e qualquer rótulo antes de comprar.
No fim das contas, no rótulo sim deve constar exatamente os ingredientes, as porcentagens e as fontes de proteínas presentes. Dessa forma, você garante que não compra “gato por lebre”, não é verdade?
DICA EXTRA: e outra, na dúvida você sempre pode aprender a fazer linguiça de frango. A partir das receitas caseiras podemos incorporar praticamente todo ingrediente que acharmos melhor, além dos cortes do frango, é claro!
Tem algum cenário em que a linguiça de frango não tenha porco?
Sim, mas é muito raro você encontrar esse tipo de produto. A não ser que identifique bons produtores e fornecedores de linguiças artesanais. Nesse contexto, a gordura de porco é substituída pela pele de frango.
A pele de frango, por sua vez, é a parte do frango com maior teor de gordura. Com isso, é capaz de trazer a umidade ideal ao embutido, eliminando a necessidade da carne de porco.
Contudo, é aquele negócio, na maioria esmagadora das vezes você vai se deparar com a tradicional, que leva porco!
O que contém dentro da linguiça de frango? Conheça os ingredientes tradicionais!
Que a linguiça de frango tem sabores especiais, relativamente suaves e o fator saudável a seu favor, todos sabemos. Agora, quase ninguém sabe de fato quais os ingredientes principais dessa linguiça.
Sendo assim, fui atrás de informações que pudessem nortear sua decisão de fugir da linguiça toscana, optando pela de frango. E o resultado dessa busca são os ingredientes a seguir:
- Carne de frango em sua maioria
- Gordura suína (toucinho, bacon ou panceta)
- Sal
- Água
- Salsa
- Pimentas pretas e vermelhas
- Alho
- Sal de cura
- Noz moscada
- Cebola em pó
- Alho fresco triturado
- Pimenta malagueta curtida
Não preciso nem dizer que estes ingredientes mudam muito, ou seja, não é uma regra encontrar todos eles. Afinal, cada frigorífico trabalha com determinados temperos naturais e componentes únicos na hora de temperar linguiça.
Como é feita a linguiça de frango: entenda a produção e a proporção de ingredientes
Em termos de produção, mistura de ingredientes e enchimento das linguiças, a de frango é similar à linguiça tipo toscana. O que muda de verdade são os detalhes de cada receita, os cuidados adicionais e a atenção à qualidade.
Pensando nisso, escolhi uma boa receita para você, caso demonstre interesse em produzir artesanalmente, dá só uma olhada:
Ingredientes
- 400g de carne de peito de frango
- 400g de carne de coxa e sobrecoxa desossada
- 200g de toucinho de porco ou pele de frango
- 18g de sal refinado
- 2,5g de sal de cura tipo 1
- 0,5g de pimenta-do-reino moída
- 0,25g de noz moscada
- 4g de cebola em pó
- 4g de alho fresco triturado
- 0,5g de pimenta malagueta curtida (opcional, substitua pela dedo-de-moça)
Modo de preparo prático
- Passe toda a carne pelo moedor com o disco médio.
- Em seguida, troque para o disco fino para moer a pele da coxa e sobrecoxa ou o toucinho.
- Depois disso, misture carne e gordura e acrescente os temperos.
- Mexa para incorporar especiarias e condimentos em tudo, juntando o sal refinado e o sal de cura.
- Na sequência, quando estiver numa consistência mais firme, leve à geladeira por 20 minutos.
- Esse tempo no refrigerador vai dar ainda mais consistência, facilitando o processo de enchimento.
- Por fim, encha as tripas sem exagerar e faça gomos da sua preferência.
Porém, como usamos o sal de cura tipo 1, é interessante reservar a linguiça na geladeira por 12 horas. Simples demais, não é mesmo? Dá uma conferida no vídeo se tiver dúvidas, combinado?
6 receitas de linguiça de frango que rendem preparos saborosos
E que receita de linguiça caseira superbacana acima, não é mesmo? No entanto, não vá confundir linguiça de frango com a linguiça branca porque são coisas completamente diferentes, certo?
Confesso que a linguiça de frango é meu ponto fraco, pois descobri inúmeras maneiras de preparar essa iguaria. Afinal, é uma das melhores linguiças para churrasco, confira:
- Macarrão ao molho branco com lascas de linguiça de frango grelhadas na chapa e cebola caramelizada.
- Linguiça de frango assada no forno com batatas rústicas e molho de maionese para acompanhar.
- Porção deliciosa de linguiça assada na brasa com mandioca frita cremosa e queijo empanado grelhado.
- Versão diferente de sanduíche artesanal com linguiça de frango, picles, rabanete e molho para carne
- Receita de linguiça de frango ao molho de queijo com batata suculenta e açafrão.
- Preparo de linguiça de frango recheada e assada no forno que é um espetáculo.
Para não falar que você não sabe fazer, vou deixar o vídeo do preparo da linguiça recheada. É uma ótima pedida para uma refeição de correria e fica deliciosa, aproveite!
Deu para entender se a linguiça de frango tem porco e o porquê disso?
Quando consideramos os elementos, como umidade e suculência da linguiça de frango, entendemos a importância da gordura suína. A melhor alternativa para evitar o consumo de carne de porco, é atenção ao rótulo.
Ou então, aprender a fazer linguiça de frango, para que você possa administrar os ingredientes adicionados à receita, concorda? Aliás, isso nos permite fazer uma linguiça muito mais saborosa e suculenta na medida.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Assim, mais gente entende o que considerar ao levar determinado produto para casa. Até a próxima!