Podemos afirmar que a linguiça calabresa fininha é um dos embutidos mais saborosos e fáceis de encontrar, mas como preparar?
A primeira coisa que pode vir à mente é fazer somente frita para acompanhar as refeições. Porém, a linguiça fininha é pura versatilidade na cozinha e quando você planeja as receitas, é garantia de sucesso.
Então, caso você já tenha tentado incorporar em seus pratos, mas percebeu que não rendeu combinações bacanas, acompanhe o conteúdo. Vamos lá?
5 maneiras deliciosas de fazer linguiça calabresa fininha em sua casa
Algumas pessoas apostam apenas em aprender como fritar bacon porque parece ser mais simples. Enquanto outras dizem que a linguiça não perde nada em sabor. Se isso é verdade ou não, vou deixar para você decidir, mas o que posso fazer é dar dicas de como preparar a melhor linguiça fininha.
A praticidade é marca registrada da linguiça calabresa, já que pode ir em ensopado, macarrão, com legumes e aperitivos. Portanto, a lista a seguir é variada e pode ajudar você a criar cardápios recheados de sabor e boas opções!
1. Macarrão cremoso com linguiça fininha defumada
Para começar com o pé direito, recomendo um delicioso macarrão feito com linguiça. Isso porque é um preparo rápido, prático, barato e com linguiça fica ainda mais gostoso.
Nesse sentido, não há segredo quanto à forma de fazer. Afinal, basta cozinhar a massa, fritar os ingredientes, adicionar molho e juntar ao macarrão al dente. E se ao invés de falarmos do preparo, eu mostrasse algumas sugestões diferenciadas?
Sugestão 1 de penne com linguiça fina
- 1 pacote de macarrão tipo penne
- 4 linguiças fininhas (defumadas ou não) cortadas em rodelas
- 4 tomates em cubos
- 2 copos de requeijão
- 2 xícaras (chá) de parmesão ralado
- Sal, pimenta-do-reino, pimenta-calabresa e cheiro-verde a gosto
O segredo dessa receita está em não adicionar óleo, manteiga ou azeite para fritar a linguiça, visto que solta gordura suficiente. Depois é só juntar o restante dos ingredientes e servir com o macarrão!
Sugestão 2 de talharim com linguiça calabresa
- 1 pacote de macarrão tipo talharim
- 500ml de molho de tomate
- 1 talo de manjericão
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho processados
- 1 cenoura
- Louro, manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto
- Óleo suficiente para fritar os ingredientes
Além de super barata, essa receita tem um segredinho que é surpresa. Então, vou deixar o vídeo completo para você acompanhar e decidir se compensa fazer, dá uma olhada:
DICA EXTRA: o grande truque aqui é saber como fritar linguiça fininha e não adicionar mais nenhuma fonte de gordura. Assim que as rodelas começam a fritar, a gordura do embutido se solta, formando a base ideal para a fritura correta!
2. Inove com o estrogonofe de calabresa fininha
Por essa eu tenho certeza que você não esperava, estrogonofe de calabresa fininha entrega uma explosão de sabores inigualável. Inclusive, você não precisa fazer apenas com a linguiça, já que pode incorporar pedacinhos de frango, fica incrível.
- 400g de linguiça fininha defumada em cubos pequenos
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de ketchup
- 1 cebola média picada
- 4 dentes de alho processados
- Champignon a gosto
- Sal, pimenta-do-reino e ervas finas a gosto
- Óleo ou azeite suficiente para refogar os ingredientes.
De forma simples, refogue a cebola e o alho. Adicione a manteiga e misture para incorporar. Depois você vai temperar, acrescentar champignon, ketchup, o creme de leite, mexer bem e deixar apurar.
Sirva com batata-palha e arroz branco que é a melhor combinação que existe para o dia a dia!
3. Escondidinho de linguiça calabresa defumada e fininha
A maravilha de preparar escondidinho é que é um prato bem popular, versátil e saboroso. Por exemplo, você pode fazer com purê de mandioquinha, batata, cenoura, abóbora, entre outros.
Inclusive, pode fazer com calabresa, juntar um pouco de carne moída e espalhar um belo queijo parmesão para gratinar. Contudo, uma dica de ouro é fazer uma calabresa mais enxuta.
Digo isso porque caso esteja encharcado você corre o risco de perder o ponto do purê. Ou pior, acabar com um escondidinho repleto de óleo!
4. Prepare um delicioso pão recheado de calabresa
Você sabe que está craque no preparo de linguiça quando começa a pensar em tudo que combina. Um bom exemplo é a sugestão de pão recheado com linguiça fininha de calabresa.
Além da linguiça, adicione bastante tomate, cebola, queijo, presunto e orégano. A massa do pão pode ser desde a tradicional até o pão italiano caseiro. Por fim, basta rechear a massa crua, enrolar e assar.
Como é uma receita que envolve mais ingredientes e “técnicas”, confira um vídeo completo como apoio:
5. Receita simples de linguiça acebolada irresistível
Agora, se quer algo básico e rápido para acompanhar aquele almoço caprichado, que tal uma receita de linguiça calabresa acebolada? Vale ressaltar que a ideia é combinar mais de um tipo de linguiça, criando um mix de sabores:
- 4 linguiças calabresa defumada fininha
- 1 linguiça calabresa fresca
- 1 linguiça toscana fresca
- Coentro, hortelã, manjericão e salsinha a gosto
- Raspas e suco de 1 limão siciliano
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
Sem segredo algum, frite as linguiças cortadas em rodelas até ficarem com aspecto de grelhadas. Em seguida, frite a cebola cortada em rodelas finas até dourar na sobra da fritura na frigideira.
Por último, coloque as cebolas lindamente douradas sobre as linguiças, corte as ervas frescas, adicione no centro do prato e tempere tudo com o restante dos ingredientes. A ideia é servir um prato leve, saboroso e ao mesmo tempo “refrescante”.
DICA EXTRA: prepare um tira gosto de linguiça acebolada na airfryer
Uma forma de mudar a sugestão acima, é repetir o processo, só que ao invés da frigideira, utilizamos a airfryer. Corte a linguiça em rodelas finas, bem como as cebolas.
A fritura depende de cada equipamento, mas o tempo médio é de 8 minutos para ficar sequinho e incrível. Mas não esqueça de mexer os ingredientes na metade do tempo para garantir que não resseque muito!
Como tirar a pele da linguiça fininha?
A pele da linguiça costuma dividir opiniões. Há quem não ligue e frite tudo junto, mas outras pessoas não comem senão tirar. Entretanto, eu costumo tirar porque acredito que faz diferença no sabor. Para retirar por completo, faça assim:
- Lave bem as linguiças.
- Utilize uma faca pequena e afiada, faça um corte superficial ao longo de toda a lateral.
- Depois é só puxar com cuidado para tirar sem rasgar.
- Vale apontar que a facilidade nesse processo depende da marca da linguiça.
- Algumas são mais difíceis que outras, mas é só ter atenção e paciência.
Quando você finalmente começar a incorporar a linguiça calabresa fininha nas receitas diárias, dificilmente deixa de usar. Afinal de contas, tem sabor, é fácil de fazer e agora você conhece um monte de novas receitas, experimente todas!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com quem está sempre atrás de novos ingredientes e dicas de receitas práticas para o dia a dia. Até a próxima!