Quem conhece não dispensa e curiosos procuram logo saber do que se trata, já provou limão na carne? Qual a principal função? Como usar corretamente?
Independentemente do sabor proporcionado pelo limão combinado na carne, é fundamental entender o processo químico por trás disso. Além de favorecer preparos mais coerentes, é a única forma de assegurar a integridade e qualidade dos alimentos.
Nesse sentido, saiba que trago muitas informações certeiras e dicas maravilhosas. Assim, você vai tirar o máximo proveito desse ingrediente indispensável!
Limão na carne: entenda em detalhes qual a sua função
Convenhamos que o limão é um ingrediente básico na cozinha, certo? Mas pouca gente compreende o seu papel na culinária, em especial nas carnes. Eu costumo dizer que é mais fácil saber como usar molho inglês na carne, do que o próprio limão.
A falta de experiência com a acidez e o cítrico do limão, coloca rapidamente sua receita em risco. Já imaginou finalmente descobrir o que fazer com contrafilé, mas pecar na adição do limão e arruinar aquele belo bife?
Portanto, separei exclusivamente para você as principais funções do limão. Saiba exatamente onde está pisando e acerte de primeira, vamos lá!
Qual a função do limão na carne: 4 funções que você pode aproveitar!
A coisa mais comum é ouvir que o limão tem o potencial para amaciar a carne, você já ouviu essa? Porém, o objetivo de usar esse fruto pode variar muito de acordo com o propósito e o tipo da receita.
Por exemplo, tem quem utilize para aproveitar sua acidez nas marinadas. Além do mais, o limão também é supereficiente na limpeza e higienização de certas carnes.
Quem aprendeu como limpar camarão para fritar, sabe bem disso. Nesse caso, a alta acidez concentrada ajuda a neutralizar potenciais bactérias, odores e viscosidades. De maneira bem resumida, o limão cumpre ao menos 4 funções:
- Marinadas: seja para trazer novas camadas de sabor ou atuar na maciez, a marinada é a melhor alternativa. Para isso, é essencial equilibrar a acidez com temperos frescos e azeite.
- Na conservação: possuindo altas cargas de ácido cítrico, você terá um excelente conservante natural. Se você lava a carne antes de cozinhar, pode ser interessante começar a usar o limão no processo.
- Como amaciante natural: existem muitos mitos na hora de amaciar a carne. Algumas pessoas usam abacaxi, outras apostam no mamão e no leite. Só que o limão é o mais eficiente para abrir as fibras da carne.
- Para dar mais sabor: finalmente, a jornada pelo sabor perfeito nos leva diretamente ao limão. Quem nunca marinou carne de porco com limão não sabe o que é perfeição no paladar. Serve para quase toda carne.
Portanto, você deve adaptar a utilização do limão na carne de acordo com a sua necessidade primária. Afinal de contas, a quantidade e a concentração do suco, mudam drasticamente de uma função para outra.
Quanto tempo a carne pode ficar no limão? Veja o preparo em cada carne!
Decidi trazer essa dúvida porque é uma das principais perguntas que eu recebo. E então, quanto tempo a carne pode ficar no limão? Bom, depende essencialmente do objetivo do seu uso, considerando tudo que falamos até aqui.
Suponhamos que você deseja fazer bife frito na manteiga, certo? Com isso, o tempo de ação não deve passar de 10 minutos, para não influenciar na estrutura da carne. Por outro lado, carne de porco pode ficar até horas marinando, compreende?
Procurei separar tudo em tópicos específicos a cada tipo de carne, dá uma olhada!
1. Limão na carne bovina exige certo cuidado, mas funciona bem!
Normalmente não costumamos usar muito limão em cortes bovinos. Pelo menos eu nunca vi alguém pegar uma fraldinha ou maminha e temperar com limão. Contudo, eu sei que algumas pessoas fazem dessa forma, inclusive eu.
Isso porque às vezes acrescento umas gotas de limão Taiti ou siciliano para realçar os temperos. Todavia, saiba que é um processo breve, assim:
- Adicione os temperos desejados, como ervas frescas, especiarias e condimentos desidratados.
- Em seguida, acrescente um pouco de limão, podendo ser o Taiti.
- Agora, massageie levemente a carne para espalhar.
- Junte um fio generoso de azeite para dar mais um toque de gordura.
- Aliás, o azeite reage com o limão, deixando a carne ainda mais saborosa.
- Reserve por 10 minutos e frite até chegar no ponto desejado.
Outra maneira criativa de usar limão em carne vermelha, é fazer carne assada de um jeito especial na churrasqueira. Você já usou plástico para assar carne? Então, ao embrulhar juntamente com temperos e limão, o assado fica divino e muito equilibrado.
2. Dá para usar limão na hora de temperar frango?
Sim, frango casa bem demais com limão, mas é aquela coisa, você precisa saber usar. Acontece que essa carne é muito suave e absorve facilmente a concentração do tempero. Logo, abusar no limão pode deixar o frango bastante cítrico.
A minha recomendação aqui é apelar à marinada para frango. Dessa maneira, é possível ter sabor, maciez e praticidade para preparar. Isso funciona bem até mesmo com frango inteiro, sabe quando você tempera e deixa de um dia para o outro?
Então, use um pouco de limão, mas aqui eu sugiro o limão siciliano, pois deixa tudo mais agradável. Se você nunca tiver feito uma boa marinada, deixarei um vídeo em que você encontra todos os passos:
3. Você vai amar o sabor dos cortes suínos com aquele toque de limão
Eu diria que os cortes de porco são os mais propícios para combinar com limão. Na realidade, o cítrico favorece demais as receitas, trazendo sabores únicos, maciez além da conta e diversidade no cardápio. E aqui não há restrições na hora de usar, porque você consegue:
- Temperar carne suína e preparar logo em seguida.
- Elaborar boas versões de marinada, combinando limão, vinho branco seco e até mesmo suco de laranja.
- Se você preferir, faça um delicioso molho para carne de porco assada usando limão como base.
- Em último caso, você pode espremer o suco do limão sobre a carne durante o assamento, também fica incrível.
4. E nos peixes, é possível usufruir dos benefícios do limão? Como usar?
Os peixes, principalmente os peixes de carne branca, são excelentes candidatos para combinar com limão. Entretanto, assim como o frango, é preciso ter alguns cuidados, como acrescentar no momento certo e pelo tempo ideal.
Um bom exemplo de que limão e peixe é uma boa ideia, são as distintas receitas de ceviche de peixe. Aqui dá para ver certinho a ação do limão na carne. Isso porque o processo de cocção química chega a cozinhar o peixe durante a marinada.
Por isso que você precisa planejar bem a receita, para que o peixe não passe do ponto, combinado? “E serve apenas para marinadas, ou posso usar como tempero básico no dia a dia?”. Excelente pergunta, é possível usar no preparo de filés.
Vamos pegar as receitas de tilápia, por exemplo, onde você cria o mix de temperos e despeja suco de limão. Por conseguinte, reserve a carne por 10 a 15 minutos na geladeira, apenas para absorver os sabores. Pronto, agora é só fazer!
Limão na carne é vida, depois que você aprende a usar não para mais!
Falar sobre a utilização de limão na carne é uma daquelas coisas que são comprovadas na prática. Então, tudo que você precisa fazer é “dar a cara à tapa” e criar receitas bem balanceadas. Aí sim você aproveita o melhor dessa combinação.
No mais, esse é o momento ideal para você sair da rotina e experimentar receitas inéditas em sua cozinha.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, como é um assunto de relevância para todos, compartilhe o conteúdo. O pessoal antenado nas redes sociais adora receber esse tipo de dica, até a próxima!