Quer dizer que você finalmente venceu o receio de errar e quer fazer leitão de Natal, custe o que custar? Saiba que é muito simples!
Eu costumo dizer que assar leitão não é complicado a ponto de fazer a gente desistir. Porém, é um tipo de carne que demanda mais cuidados do que o lombo suíno, por exemplo. Mas nada que possa nos desmotivar, afinal, é época natalina.
Então, você precisa aprender uma receita que derrete na boca e fica crocante por fora. Vamos conferir?
Leitão de Natal: aprenda como fazer assado com este guia especial
O que eu mais vejo por aí são as receitas de leitoa assada, especialmente no fim de ano. Talvez porque a leitoa é bem menor e o trabalho para assar não incomoda. Afinal, no quesito sabor, ambas as carnes são dignas de lamber o beiço.
Uma coisa que eu sempre adianto para todos, é saber conciliar alguns fatores essenciais para o sucesso do assado, como:
- Tempo disponível para o preparo.
- Equilíbrio entre o tamanho da peça e o espaço no forno.
- Mix de temperos escolhidos.
- Técnica utilizada para temperar.
Com estes quatro pilares sob controle, dificilmente você passará perrengue na hora de assar. Além do que, estarei com você ao longo do caminho até a apreciação de uma carne de porco excepcional, “simbora”?
1. Quais temperos utilizar para assar leitão no próximo Natal?
Muitas pessoas me perguntam: “qual tempero é melhor para leitão?”. Ou “Devo colocar ervas desidratadas, quais?”. O que eu acho mais engraçado é que todas lidam com leitão como se ele não fosse uma carne suína.
Entretanto, da mesma maneira que a gente tempera um pernil de porco, devemos fazer com o leitão. Nesse caso, minha melhor sugestão é apostar na marinada, utilizando ingredientes como:
- Pedaços consideráveis de cebola, alho com casca, alho-poró, salsão, aipo e cenoura.
- Um pouco de vinagre para trazer acidez que inicia o “processo prévio” de cozimento.
- Pode substituir pelo vinho branco ou suco de alguma fruta, como limão e laranja.
- Temperos naturais para carne, como alecrim, tomilho, sálvia, cheiro-verde, manjericão, orégano, entre outros.
- Apostar em temperos em grãos, como pimenta-do-reino, pimenta-da-Jamaica, pimenta rosa e pimenta calabresa.
Enfim, tudo que você puder pensar nessa etapa dá para colocar. Para se ter ideia, já vi receitas onde a pessoa lascou uma colherada generosa de molho de pimenta, por exemplo. Contudo, não se preocupe porque eu trouxe uma sugestão pessoal.
SUGESTÃO DE TEMPERO ESPECIAL PARA LEITÃO DE NATAL
- Leitão de 4,5kg;
- 1 cabeça de alho picado;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite para besuntar a gosto;
- 1lt de vinho branco seco;
- Tomilho, louro e alecrim frescos a gosto;
- 1 maço de cheiro-verde picado;
- ½ cebola picada;
- Suco de 3 limões;
- 4 colheres (sopa) de azeite (para a marinada);
- Pedras de gelo suficientes para resfriar a pele do leitão.
2. Como temperar leitão para fazer assado com uma marinada de primeira?
Vamos usar a marinada para pernil como exemplo, pois pernil tende a ter cortes grandes iguais a um leitão. Sendo assim, a ideia é fazer uma marinada sensacional, utilizando os ingredientes da lista acima.
Para isso, misture cebola, alho, sal, pimenta-do-reino e um fio generoso de azeite até formar uma pastinha. Em seguida, massageie a carne com essa pasta, especialmente por dentro, a fim de aromatizar e salga da carne, reserve.
Numa vasilha grande, coloque vinho branco, ervas frescas, cebola, suco e bagaço de limão e azeite, essa é a base. Por último, coloque o leitão temperado numa outra vasilha e despeje a marinada, de modo a quase cobrir a carne.
Pronto, agora é reservar na geladeira o máximo de tempo possível. Assim como no tempero para leitoa, ou qualquer outro corte suíno para falar a verdade, o tempo é a essência. Se possível, deixe marinar por 18 horas para penetrar bem.
DICA EXTRA: antes de colocar para assar, é imprescindível retirar o excesso de temperos e enxugar a pele. Isso evita a umidade que atrapalha no cozimento e na hora de pururucar!
3. Qual parte do leitão é melhor para assar?
Quem nunca ouviu falar em quarto de leitoa ou leitão assado, não é mesmo? A escolha da parte do porco é crucial para o desenrolar do preparo, pois dita a temperatura e tempo ideais.
Há quem ame fazer leitãozinho inteiro, mas não pode ser muito grande, do contrário “leva uma vida” para ficar pronto. Veja uma relação que pode ajudar você a se decidir:
- Leitão inteiro: receita que dá um resultado mais favorável, tanto em maciez quanto em sabor. Porém, é também a que mais exige cuidados, principalmente ao temperar e, sobretudo, ao assar perfeitamente.
- Quarto de leitão: corte mais consumido como leitão de Natal, oferece certa facilidade no preparo. Ideal para assar na churrasqueira ou fogão à lenha grande.
- Meio leitão: se você encontrar um leitãozinho pequeno, é a parte mais vantajosa de se preparar. Além de ser fácil de temperar, o cozimento é mais rápido e a maciez bem evidente.
Se você não tiver tanta intimidade com essa carne, prefira escolher o quarto ou o leitão serrado ao meio. Dessa maneira, seu tempero fica apurado e o tempo joga a seu favor. Como resultado, as chances de oferecer um assado para fim de ano perfeito são grandes!
4. Como assar leitão de Natal suculento e com a pele à pururuca?
Esse é o momento derradeiro, aquele onde “ou vai ou racha”. Brincadeiras à parte, todo cuidado na hora de assar é crucial para deixar o leitão espetacular. Seguindo a receita com cerca de 4,5kg, leve ao forno preaquecido a 180° por 2 a 2 horas e meia.
Depois desse tempo, veja a cor do leitão, se estiver bem dourado está chegando no ponto. Caso contrário, volte ao forno por mais 20 minutos aproximadamente. E agora que vem o macete para pururucar a pele.
Sendo assim, retire o leitão do forno e enxugue superficialmente o couro. Agora, esfregue pedras de gelo no couro para baixar rapidamente a temperatura. Por último, aqueça bastante óleo e regue o couro com uma concha.
O choque térmico entre o couro frio e o óleo quente vai pururucar instantaneamente seu leitão. Olha que técnica absurdamente brilhante para atingir um resultado divino.
Portanto, todos estes passos que você viu, são referentes a uma única receita. É que eu acho muito válido entrar nos detalhes mais técnicos, pois cada pormenor importa para o resultado final. Se você só acredita vendo, o vídeo vem logo a seguir:
Perca o receio e experimente o leitão de Natal na primeira oportunidade!
Para você que já se cansou de fazer frango recheado natalino, o leitão de Natal é uma alternativa bacana. Dificilmente você vai encontrar alguém que não gosta de beliscar aquela carninha rosada que derrete na boca.
Ainda mais depois de absorver dicas realmente valiosas e, sobretudo, válidas. Eu no seu lugar iria correndo ao açougue, porque o Natal vai encostando e as encomendas tendem a ficar escassas. Não deixe para a última hora, hein?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite essa receita que tem tudo a ver com o Natal. Ah, se possível, não esqueça de compartilhar, assim, outras pessoas saem da mesmice do chester assado com batatas, né? Até a próxima!