Grande parte das pessoas que preparam joelho de porco, mal sabem que se trata de um típico e famoso prato alemão.
Rejeitado por alguns e amado por outros, é uma receita que não tem complicação alguma, super barata e muito saborosa. Contudo, alguns segredinhos podem fazer a diferença para fixar melhor os temperos e assar no ponto ideal.
O que acha que conhecer um passo a passo exclusivo e recheado de dicas incríveis? Então, vamos lá aprender como fazer o famoso joelho suíno!
Receita passo a passo de joelho de porco: faça assim que dá certo!
Quando pensamos em carne de porco para churrasco, provavelmente a primeira escolha nunca é o joelho. Isso porque os churrasqueiros sempre têm aquela carne de preferência, seja com a costelinha suína ou pernil de porco.
Além disso, há um certo receio de que o joelho seja duro ou fique borrachudo quando assado. Porém, este guia serve justamente para mostrar como é possível preparar o joelho que, pessoalmente, é um dos melhores cortes do porco.
Afinal, temos muitas qualidades e características que tornam o corte indispensável para os assados do fim de semana. Veja seus principais aspectos:
- Grossa camada de gordura que envolve e preserva a carne.
- Carne macia de fibras curtas e ideal para assar.
- Quantidade generosa de carne equilibrada com gordura.
- Pele grossa perfeita para fazer à pururuca.
- Preço camarada que cabe em todos os bolsos.
1. Como escolher o melhor joelho de porco?
O ponto de partida está na escolha do joelho mais ideal apropriado para as receitas. Digo isso porque dá para usar o joelho dianteiro e traseiro. É preciso entender num primeiro momento, que o corte não diz respeito apenas ao joelho do suíno.
Na verdade, falamos da parte que pega do joelho e desce até o tornozelo do animal. Sendo assim, é interessante conhecer suas características, de modo a escolher o ideal para você.
Por conseguinte, ambos são bem parecidos, até mesmo no preço. Mas o joelho traseiro consegue ser ainda mais vantajoso, pois apresenta mais carne do que o dianteiro. E quando falamos em carne com gordura para churrasco, o equilíbrio é ideal.
Então, se prefere uma porção maior de carne vai de joelho traseiro. Agora, se a sua “praia” é uma carne mais gordurosa mesmo, o dianteiro fica maravilhoso também.
Além disso, outra questão é o tamanho da peça. Por exemplo, chegar no açougue e falar que quer joelho traseiro, possivelmente terá uma peça bem grande em mãos. Isso porque pode vir o corte inteiro para você.
Em contrapartida, você pode pedir pedaços fracionados, que são compostos por carne, osso e capa que envolve o corte. Esse é ideal para pequenas receitas de assados e também churrasco para 4 pessoas, pois atende bem!
2. Como temperar joelho de porco?
O bom da carne suína é a possibilidade de incorporar muitos temperos desidratados e frescos, além de líquidos com acidez. E se você pensou em como marinar carne de porco, acabou de ler meus pensamentos.
“Quer dizer que não dá certo temperar e assar rapidinho assim?”. Bom, até dá certo, mas você acaba não aproveitando tudo o que a carne e os sabores podem oferecer. Com isso em mente, veja uma mistura de temperos que fica divina:
- 2 joelhos de porco (em média 600g);
- 1 cebola picada;
- 4 dentes de alho amassados;
- ½ maço de tomilho fresco;
- ½ maço de alecrim fresco;
- Suco de 2 limões;
- 2 folhas de louro;
- 1lt de água;
- 1 xícara (chá) de azeite;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Primeiramente, faça furos em toda a carne. Agora, utilizando um saco próprio para alimentos, coloque os joelhos e adicione os temperos, deixando os líquidos por último. Em seguida, misture bem para incorporar inicialmente.
Depois disso, entre com suco de limão, água e azeite, volte a mexer e feche a embalagem. O tempo recomendado nessa marinada é 12 horas. Eu sei que à princípio pode parecer exagero, mas assim a carne absorve melhor e fica mais macia!
3. Quanto tempo leva para assar um joelho no forno + técnicas para assar
O tempo de forno do joelho é a etapa que mais deixa as pessoas de cabelo em pé. E não é para menos, pois você olha aquela carne grande daquele jeito, logo imagina que fica horas, não é mesmo?
Contudo, precisamos relevar algumas coisas primeiro. Então, se você colocar o joelho cru no forno, aí sim vai levar muitas horas para assar por completo. “Certo, mas então qual a saída para isso?”. Bom, não existe uma, mas sim múltiplas formas de assar.
Para ilustrar bem esse cenário, escolhi duas maneiras de assar. Dessa maneira, fica muito mais fácil para você encontrar o caminho certo aí na sua cozinha.
Sugestão 1 – Pré-cozimento na pressão + finalização no forno
- Depois que finalizar a marinada, transfira o joelho e o conteúdo do tempero para a panela de pressão.
- Em seguida, complete com água, passando dois dedos acima da carne.
- Prove o sal e corrija o tempero se for necessário.
- Agora, tampe a panela e ligue em fogo alto.
- Quando pegar pressão, o tempo de cozimento da carne na pressão é de 35 a 40 minutos.
- Retire a pressão e transfira a carne juntamente com o líquido para uma travessa.
- Leve em forno preaquecido a 200° por cerca de 1 hora.
- Passado esse tempo, abra, regue a carne com o caldo para não ressecar e volte para assar por mais 10 minutos.
Portanto, o tempo médio nesse método é de 1 hora e 50 minutos aproximadamente. Claro, isso pode variar de acordo com o tamanho do joelho. Além disso, usar o fogão a lenha ao invés do forno tradicional pode agilizar ainda mais.
SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: da mesma maneira que você escolhe um acompanhamento para churrasco, deve fazer com o joelho. Isso porque é uma carne potente que casa muito bem com arroz carreteiro e farofa de ovo.
Como é uma receita cheia de detalhes, sugiro que você acompanhe o vídeo do preparo:
Sugestão 2 – Pré-cozimento na panela + finalização na airfryer
Já nesse segundo método, ao invés de colocar na pressão, vamos usar a panela normal. Sendo assim, transfira a carne juntamente com o líquido da marinada para uma panela grande. A quantidade de água deve ser até quase cobrir a peça.
Depois disso, ligue em fogo médio/baixo e deixe por 40 minutos, virando a carne em 20 minutos. Se por acaso zerar o tempo e a carne aparentar estar crua, deixe mais 10 minutos. Pré-aqueça a airfryer a 200° por 10 minutos.
Por fim, programe um tempo de 15 minutos, vire a carne e programe mais 15 minutos. Ao final, o joelho de porco provavelmente estar é desmanchando. Portanto, o tempo total aqui é ainda menor, pois leva em torno de 1 hora e 20 minutos.
Eu tenho certeza que você nunca viu essa receita, é uma exclusividade minha para você. Como combinação, prepare o verdadeiro almoço de domingo, ou seja, carne assada, arroz completo e uma maionese incrível de legumes, que tal? Confira o vídeo do preparo:
Carne barata e que rende bem, esse é o joelho de porco!
Bom, agora você não pode mais dizer que não sabe como fazer o melhor joelho de porco, pois com esse passo a passo, certamente você vai dominar rapidinho o preparo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não esqueça de compartilhar nas redes sociais, pois muita gente procura uma boa opção de carne que seja econômica e ao mesmo tempo versátil de fazer, não é mesmo? Até a próxima!