Galinhada é sempre um bom motivo para reunir família e amigos, mas fazer galinhada para 20 pessoas requer bastante planejamento.
Esse cuidado não se reflete apenas na satisfação das pessoas, mas também no sabor final dos ingredientes da receita. Porém, não vá achando que é um bicho de sete cabeças. Pois, sabendo dosar as quantidades e seguindo o passo a passo, dá certo.
Então, confira tudo que você precisa saber para fazer bonito na próxima grande refeição com galinhada. Vamos lá?
Qual a quantidade de ingredientes para uma galinhada para 20 pessoas?
Olha, depende da “disposição” dos convidados para degustar sua galinhada. Falo por experiência própria, com os amigos aqui eu sempre faço uma quantidade a mais para suprir a todos. Ainda mais quando consigo deixar o frango cozido macio.
Brincadeiras à parte, saiba que as quantidades variam bastante mesmo. Primeiramente porque galinhada é um prato que você diversifica consideravelmente, ou seja, dá para mudar os ingredientes por completo.
E outra, devemos considerar sempre os preparos adicionais, como farofa, purê, aquele arroz carreteiro e saladas. Dessa forma, é um cálculo que precisa ser bem pensado.
Para se ter ideia, já vi algumas receitas que levam até 1kg a mais de frango, olha só. Em compensação, outras combinações investem na quantidade “enxuta” de frango, mas com incrementos, como tomate, pequi e quiabo.
“Você está querendo dizer carne para quiabada?”. Não, galinhada mesmo. Isso porque em Goiás e parte de Minas Gerais, o quiabo é um ingrediente indispensável. Bom, vamos ao que interessa.
Sugestão de proporção e cálculo dos ingredientes
- 4kg de frango (pode ser diverso ou coxa e sobrecoxa cortada, fica suculenta);
- 1,5kg de arroz (em torno de 15 xícaras de arroz);
- 1 pimentão vermelho picado;
- 4 cebolas médias picadas;
- 4 cenouras médias picadas;
- 150ml de extrato de tomate;
- 30g de colorau;
- 20g de páprica doce;
- 15g de açafrão;
- 1 cabeça de alho picada;
- 4 folhas de louro;
- 5 tabletes de caldo de galinha;
- Suco de 2 limões ou ½ copo de vinagre;
- 4 latas de milho verde sem a conserva;
- 2 colheres (sopa) de sal ou a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto.
Então, como pode ver, é uma lista longa, que é uma baita sugestão para compreender o processo. Porém, você sempre pode fazer substituições. Por exemplo, substitua o cheiro-verde por coentro ou troque metade do milho por ervilha.
Mude as quantidades ou inclua novos temperos naturais para carne, como manjerona. Inclua ½ alho-poró, escolha tomate fresco ao invés do extrato, utilize caldo natural de legumes, no lugar do caldo industrializado.
Portanto, não há limites, desde que respeite as quantidades e considere o sal a cada modificação nos ingredientes.
Como medir a quantidade dos ingredientes para galinhada?
Somente quem já viu a avó cozinhando, presenciou algo fora do comum. Nesse sentido, me refiro à adição de temperos sem medição alguma, onde o sabor fica magnífico, concorda?
Então, o conhecimento de antigamente é algo que não tem preço hoje. Essa capacidade de adicionar ingredientes às receitas sem medir e com resultados inacreditáveis ficou no passado, e isso é uma pena.
No entanto, fui em busca de algumas dicas e apresento a você uma “técnica” para nunca errar nos ingredientes.
Ingredientes a cada 5 pessoas
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 + ½ xícaras (chá) de arroz
- 1kg de coxa e sobrecoxa (ou outros cortes)
- ½ colher (sopa) de sal
- 1 lata de milho
- 4 dentes de alho
- 1 tablete de caldo de galinha
- Temperos e especiarias a gosto
- ¼ maço de cheiro-verde
Ingredientes a cada 10 pessoas
- 2 cenouras
- 2 cebolas
- 5 xícaras (chá) de arroz
- 1 tablete de caldo de galinha
- 2kg de coxa e sobrecoxa (ou outros cortes)
- 1 colher (sopa) de sal (não tão cheia)
- 2 latas de milho
- 8 dentes de alho
- Temperos e especiarias a gosto
- ½ maço de cheiro-verde
Sendo assim, essa proporção é fundamental para criar receitas equilibradas que sirvam precisamente a quantidade de pessoas sentadas à mesa. Inclusive, nessa sugestão, a quantidade de sal é suficiente em vista dos cubos de galinha que já têm sal!
Quais as melhores partes da galinha para fazer galinhada?
Essa é uma outra dúvida realmente comum. Contudo, essa decisão é muito pessoal, pois cada pessoa prefere uma parte específica do frango. Há quem não abra mão do pescoço de frango, da coxinha e dos miúdos.
Por outro lado, tem gente que só usa partes nobres do peito e pedaços de sobrecoxa, por serem mais macias. Mas e se eu te falar que já vi receitas de galinhada que levam até mesmo a sambiquira de frango?
Diante disso, dá para notar que você pode optar por qualquer corte, correto? Só que é aquela coisa, você ainda precisará ponderar a quantidade total de frango, independentemente do corte, certo?
Receita de galinhada para 20 pessoas fácil e saborosa
Bom, agora que você conhece os ingredientes para galinhada para 20 pessoas, vamos ao que interessa. Abaixo você encontra um passo a passo superinteressante para validar seu novo conhecimento.
Depois dessa receita, saiba que nunca mais terá paz, sempre vai ter alguém pedindo para você repetir a façanha. Para efeito de facilitar seu entendimento, vamos utilizar a mesma receita com os ingredientes sugeridos lá em cima, tudo bem?
1. Como limpar o frango para galinhada
Antes de mais nada, não será preciso fazer nenhum tipo de marinada para frango. Na verdade, o primeiro passo é dar uma limpada no frango, de modo a eliminar totalmente seu cheiro natural.
Para isso, coloque a carne num recipiente grande, acrescente suco de limão, vinagre e água. Misture bem e reserve por pelo menos 30 minutos. Em seguida, lave novamente o frango para eliminar parte do vinagre.
Isso é fundamental para deixar a carne bem neutra, a fim de absorver completamente os temperos.
2. Refogando inicialmente os ingredientes
A etapa mais importante é a refoga dos ingredientes. É aqui que você começa a dar corpo e consistência ideal à galinhada:
- Tempere o frango com alho, cebola e um pouco de suco de limão ou vinagre, misture bem.
- Agora, numa panela grande, aqueça manteiga ou banha de porco até derreter.
- Acrescente cebola, alho, pimentão e demais ingredientes para refogar.
- Outro ponto importante, é escolher se vai adicionar as especiarias na carne ou no caldo da panela.
- Geralmente eu coloco diretamente na carne, acho que dá mais sabor.
- Então, depois que refogar você vai adicionar o frango, complementar com mais temperos que sobraram e mexer.
- Nessa etapa, é crucial paciência para que a carne libere caldo e cozinhe em seu próprio líquido.
- Depois disso, acrescente sal, pimenta-do-reino, tomate, cenoura, milho e misture bem.
- Talvez seja necessário tampar para refogar mais um pouco.
Vale ressaltar que não existe um processo único para refogar os ingredientes. Você pode acrescentar conforme vai apurando, pois, o resultado é o mesmo.
3. Finalize com arroz no momento certo e deixe apurar
Agora, quanto ao arroz você tem uma importante decisão à frente. Logo, é possível cozinhar o arroz na panela com os ingredientes. Mas também preparar separado e juntar tudo no final.
Se considerar o preparo clássico, o arroz vai direto na panela, depois entra a água e a correção dos temperos. Contudo, para fazer isso você precisa de uma panela com grandes proporções. É por isso que a maioria faz separado e junta posteriormente.
Caso escolha colocar o arroz direto no refogado, a proporção de água continua sendo a que utiliza diariamente. Por exemplo, o mais comum são 2 xícaras (chá) de água para cada xícara de arroz.
Vou deixar um vídeo, no qual o preparo do arroz é separado da carne, assim você entende melhor do que estou falando:
DICA EXTRA: aguarde a água secar completamente
Você sabia que há um segredo para fazer galinhada para 20 pessoas bem suculenta e sequinha na medida? Espere a água secar por completo e a mistura apurar. Dessa forma, vá controlando com a tampa, finalize com cheiro-verde fresco e bom apetite!
Preparar galinhada para 20 pessoas é uma arte que agora você conhece!
Não adianta, galinhada é um prato que você só aperfeiçoa conforme repete o preparo. Então, se por acaso algo não sair como o esperado, chame o pessoal novamente e tente outra vez. Tenho certeza que vai dominar a receita em pouco tempo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas com a mesma dúvida, até a próxima!