É improvável que haja algo mais vantajoso para uma dieta do que frango desfiado fit, e olha que é possível variar bastante nos acompanhamentos e receitas.
Por ser uma proteína magra, o frango é componente obrigatório na marmita daqueles em busca de alimentação mais balanceada. Entretanto, é muito fácil ficar perdido em meio a tantas possibilidades, não é verdade?
Definitivamente, frango é vida e você conhecerá a partir desse momento os melhores preparos e dicas de temperos incríveis, está imperdível. Vamos lá?
Como fazer frango desfiado fit de forma fácil?
Diferentemente de outras carnes, o frango não acompanha somente pratos quentes, mas sobretudo preparos frios, como salada de folhas verdes e vegetais. Só que nesses casos, o tempero ideal para o frango desfiado são opções simples e leves.
Isso porque nós não queremos que o frango roube toda a cena, concorda? Nesse contexto, utilize uma pitadinha de sal, a boa e velha pimenta-do-reino e uma especiaria para trazer cor e sabor, como o açafrão. Pode até parecer simples, mas o sabor é demais.
Ingredientes
- 1kg de peito de frango cortado em cubos;
- 1 cebola média picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 tomate picado;
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde;
- ½ colher (sopa) de colorau;
- Azeite suficiente para refogar;
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.
Passo a passo do preparo
- Primeiramente, cozinhe o peito de frango na pressão com uma pitada de sal.
- Adicione 2 dedos de água acima do frango.
- Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe de 25 a 30 minutos.
- Em seguida, retire a pressão e guarde a água do cozimento para outras receitas.
- Tampe a panela, coloque um pano de prato sobre o cabo e a alça, segure firme e chacoalhe por alguns minutos.
- Esse processo vai desfiar a carne completamente.
- Por fim, em uma panela com azeite, refogue a cebola e o alho, coloque o frango desfiado e misture.
- Ajuste o tempero com sal, pimenta, orégano e colorau e misture bem.
- Junte o tomate picado e mexa para homogeneizar.
- Por último, acrescente o cheiro-verde, um toque de manjericão e deixe até murchar levemente, desligue.
Tenho algumas considerações caso você queira um toque mais saudável, que é utilizar sal de ervas, pois o sal refinado de mesa contém muito iodo.
Além do mais, evite colocar qualquer tempero industrializado, como sachês, tabletes de carne, entre outros.
“Ah, mas esse tipo de tempero facilita tanto a vida da gente”. Até pode ser, mas não está escrito a quantidade de sódio e conservantes presente, por isso, use apenas temperos desidratados, você me agradecerá depois! Veja mais informações no vídeo:
4 temperos ideais para frango desfiado fit + receita prática
É comum e já vi muito por aí as pessoas assumirem uma dieta equilibrada com base em proteínas magras, como frango ou carne branca de peixes, mas acabam pecando na hora de escolher a forma de temperar.
O “pecado” aqui vem no sentido de usar ingredientes industrializados, ou seja, suas receitas com frango desfiado fit não surtem o efeito desejado, resultando na desmotivação e posterior interrupção do planejamento alimentar.
Diante disso, a alternativa mais assertiva é usar e abusar de temperos naturais, especiarias moídas e, se possível, de ervas frescas, como o manjericão, alecrim, tomilho, manjerona, entre outros. Sendo assim, veja alguns mixes de temperos para frango fit:
- Mix de alho amassado + salsinha fresca + páprica defumada + açafrão da terra + sal de ervas.
- Tomate fresco picado + açafrão + curry + pimenta caiena + gengibre em pó + páprica picante.
- Sal rosa + alho processado + cebola em flocos + páprica doce + vinagre de álcool para misturar.
- Sal de ervas + cominho + tempero baiano + açafrão + colorau.
Ideia de receita de sal de ervas
- 1 colher (sopa) de alecrim desidratado
- 2 colheres (sopa) de orégano desidratado
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde desidratado
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de alho desidratado
- 2 colheres (sopa) de manjericão desidratado
Tudo que você precisa fazer é levar estes ingredientes ao liquidificador ou mixer, e bater até incorporar perfeitamente.
Essa dica é muito valiosa, favorecendo as mais variadas dietas e receitas com frango fit desfiado, experimente e substitua de vez o sal da sua alimentação! Assista o vídeo da receita para entender por completo essa dinâmica:
DICA EXTRA: utilize coxa e sobrecoxa desfiada
A grande maioria das receitas de frango desfiado utiliza apenas o peito do frango. Até que faz sentido, pois é o corte com menos gordura. No entanto, minha sugestão é para você experimentar cortes como coxa e sobrecoxa.
O ideal é eliminar o excesso de pele e gordura, especialmente da sobrecoxa, e depois seguir o mesmo procedimento de cozimento do peito. Você vai notar que aquele pouquinho a mais de gordura ajuda a reduzir a quantidade de sal.
Afinal, quanto mais sabor natural tiver o prato com frango desfiado, menos ingredientes prejudiciais é necessário colocar, não é mesmo?
Qual o melhor frango para dieta?
Todos os cortes de frango são excelentes fontes de proteína magra, mas o peito de frango ainda ocupa o primeiro lugar na opinião dos nutricionistas.
Na prática, o peito de frango sem pele acaba sendo o corte mais magro da ave. Além disso, possui bem menos calorias do que a sobrecoxa, por exemplo, ou seja, você absorve a proteína certa.
Tenho certeza de que agora suas receitas de frango desfiado nunca mais serão as mesmas, pois tempero natural aliado ao preparo correto, engrandece o valor nutricional do frango em qualquer dieta.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!