Frango a passarinho no forno: Como fazer assado?

Antes de saber tudo sobre frango a passarinho no forno, vamos combinar que não é o preparo mais clássico. Porém, é um dos mais deliciosos e suculentos.

Frango a passarinho é sinônimo de fritura, casquinha crocante e muitas possibilidades de combinações, tanto em molho quanto em guarnição. Entretanto, para quem não se importa com a “convenção social”, nada melhor do que assar.

Agora, se você desconhece o preparo ou simplesmente quer aperfeiçoar suas técnicas, está no lugar certo. Afinal, vou te passar tudo o que eu sei sobre a receita. Vamos conferir?

Frango a passarinho assado no forno: como fazer um assado saboroso e macio?

frango a passarinho no forno

Mesmo que a pessoa não faça tanta carne assada no forno, é vantajoso ter um preparo guardado na manga. Assumindo que nem todo dia conseguimos ficar atrás da fritura na receita tradicional, assar no forno é mais que perfeito.

Claro, você sempre pode escolher a receita de frango a passarinho na airfryer, que é uma mão na roda. No entanto, o resultado no forno é algo bem diferente, já que a maciez do frango é uma das vantagens.

Então, se eu estimulei sua curiosidade, confira os ingredientes que vão resultar num tempero para frango a passarinho sensacional.

Ingredientes

  • 1kg de frango cortado a passarinho (coxa e sobrecoxa fica incrível);
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 + ½ colher (chá) de páprica doce;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 colher (chá) de cominho;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 8 ramos de salsinha.

Modo de preparo certeiro

  1. O primeiro passo é pré-aquecer o forno a 220°, pois temperar frango para assar no forno é rápido.
  2. Feito isso, você precisará de um pilão ou mixer, prefira o pilão.
  3. Coloque o alho, as especiarias, o sal e macere até formar uma pastinha cremosa.
  4. Em seguida, adicione o azeite e misture para transformar num tempero incrivelmente aromático e saboroso.
  5. Na sequência, besunte o tempero sobre o frango, de modo a envolver todos os pedaços.
  6. Nesta etapa, o último passo é salpicar a farinha e misturar até ficar com um aspecto homogêneo e grudento.
  7. A farinha é a grande responsável por garantir que a pele fique crocante no forno.
  8. Depois disso, besunte uma assadeira com azeite e espalhe o frango.
  9. É importante deixar espaço entre os pedaços, para que o ar quente circule.
  10. Por fim, leve ao forno por 40 minutos aproximadamente, ainda em 220°.
  11. Na metade do caminho, vire a carne para assar por igual.
  12. Retire do forno e salpique salsinha fresca por cima.

É importante que o frango não esteja gelado ao assar, pois carne fria não fica crocante de jeito nenhum. Quer uma dica sensacional nesse preparo para deixar seu frango a passarinho com mais cara de petisco de boteco?

Então, ao invés de salpicar a salsinha, prefira passar os pedaços de frango individualmente na salsinha, como se fosse empanar. Depois você serve tudo junto e mistura para dar um tom verde maravilhoso, demais né?

DICA EXCLUSIVA: como fazer a receita render com mais sabor e textura

Veja bem, se você parar por aqui e servir o frango a passarinho com uma guarnição simples, está perfeito. Primeiro que assim o frango pode brilhar, mostrando todo seu sabor e suculência.

E outra, um arroz bem temperado é suficiente para selar o casamento. Porém, existem dois ingredientes que eu sempre tento encaixar nessa receita, que é batata e cenoura.

Dessa maneira, sua receita rende bem mais, pois são ingredientes que fazem volume na mesa, de maneira econômica ainda. Em contrapartida, devo apontar que talvez você não consiga a crocância do preparo anterior.

Afinal, o tempo de cozimento muda, alterando assim a consistência do frango. Uma saída para isso, é temperar a batata e a cenoura e assar separadamente. Depois você junta ambos os preparos e serve uma mesa farta.

Como escolher um bom acompanhamento para frango a passarinho?

Se no frango a passarinho tradicional não conseguimos encontrar muitas opções de combinações, o preparo no forno é o oposto. Não que seja impossível ampliar o leque de guarnições, mas é que o preparo frito geralmente atende como petisco.

Enquanto a versão assada no forno, funciona bem como qualquer outra receita de frango assado. A primeira delas é deixar a criatividade fluir na hora de escolher o arroz, apostando em preparos bem temperados.

Os legumes grelhados ou assados no forno são igualmente incríveis. E aqui posso citar abobrinha, berinjela, pimentões, brócolis, couve-flor entre outras opções.

Outra guarnição que não pode faltar, são as saladas para acompanhar frango. Gostaria muito de destacar algumas:

  • Salada vinagrete mais puxada para o ácido.
  • Salada de folhas verdes com um toque de molho de iogurte e mel.
  • Opção de salada de ovo pode complementar uma mesa com arroz, feijão e frango a passarinho.
  • Combinação de acelga picada, rúcula, tomate cereja, pepino japonês ralado e molho balsâmico, agrega cor, textura e explosão de sabor.

Agora, se você não quer ficar quebrando a cabeça para bolar novidades, tenha sempre um molho para frango a passarinho. Talvez seja um dos melhores acompanhamentos, especialmente em ocasiões de descontração.

Isso sem contar que você pode combinar com praticamente tudo que costuma fazer. Já tinha planejado servir batata frita? Dá certo. Estava preparando o tempero para feijoada? Sem problemas, frango a passarinho cai como uma luva.

5 ideias de receita de frango a passarinho assado no forno

Todo mundo tem uma receita que ama demais e, que se possível, faria com grande frequência. O grande problema de repetir muito um preparo, é que chega num ponto em que enjoamos. E o mesmo acontece com frango.

Por ser fácil, barato e muito prático, acaba virando uma carne rápida para almoço. Pensando nisso, para que você não enjoe do frango sequinho e macio, separei algumas sugestões para diversificar os preparos, vamos conferir?

  1. Frango a passarinho no forno com crosta temperado com limão.
  2. Frango a passarinho assado com batata bolinha, cebola e tomate.
  3. Receita de frango a passarinho com tempero asiático e legumes assados.
  4. Receita de frango a passarinho temperado com maionese que fica um arraso de sabor e suculência.
  5. Sugestão de frango a passarinho com calabresa e bacon no forno.

Vale destacar a receita com tempero de maionese na carne. Afinal, é diferenciada e uma ótima pedida para transformar a refeição do dia a dia.

Frango a passarinho no forno é uma daquelas receitas caseiras para guardar a sete chaves

Me diz aí, você gostou de aprender a fazer frango a passarinho no forno? Acha que encontrou mais uma mistura para turbinar o cardápio? Que tal fazer aquele almoço de domingo com frango, e testar as dicas que te passei hoje?

Tenho certeza de que você vai conseguir deixar tudo ainda mais saboroso, ao colocar seus temperos e sua identidade na cozinha.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram válidas e aprimoraram suas habilidades, não deixe de compartilhar nas redes sociais, combinado? Até a próxima!