Para fugir do alto preço das carnes nobres para churrasco, todos procuram alternativas mais em conta, como fraldinha ou coxão mole para churrasco. Apesar de custar quase a mesma coisa, o resultado na grelha é completamente diferente.
Na prática, a fraldinha é ideal para quem não abre mão de assados rápidos e suculentos. Já o coxão mole exige mais experiência do churrasqueiro, tanto na escolha da peça quanto no assamento correto. Afinal, é um corte com várias texturas.
Sendo assim, montei um guia especial que mostra qual é a carne mais mole para churrasco, além de dicas e sugestões que você só encontra aqui, confira!
É melhor fraldinha ou coxão mole para churrasco? Veja o que cada corte traz à grelha
Quando falamos nas carnes mais consumidas em churrasco, a fraldinha se destaca mais do que o coxão mole. Isso porque é um corte prático, onde você leva do açougue à grelha sem precisar limpá-la ou cortá-la.
Nesse contexto, a fraldinha é uma carne pequena, com fibras longas e macias, e uma porção perfeita de gordura. Geralmente, você assa uma peça inteira em cerca de 30 minutos, assim, fica num ponto ultra suculento.
Já o coxão mole, ou chã de dentro no Nordeste, é um corte da traseira do boi, assim como a fraldinha. A peça inteira, por sua vez, pesa entre 9kg e 13kg e apresenta uma grande variedade de texturas.
Em sua maioria, o coxão mole tem fibras curtas e macias, nervuras e, em algumas partes, pontos de colágeno. Quanto à gordura, é um corte riquíssimo com boa cobertura de gordura e um teor médio de marmoreio.
Então, você precisa saber escolher o coxão mole para ter um churrasco saboroso e suculento. Os assadores experientes costumam usar a ponta do coxão mole, mais especificamente, a “parte gorda do corte”, pois facilita a preparação de medalhões que parecem picanha.
Quais as qualidades da fraldinha no churrasco?
Escolher fraldinha ou coxão mole para churrasco é muito mais uma questão de preferência do que qualidade, por assim dizer. Mesmo porque os dois cortes rendem churrascos excepcionais, basta saber assá-los.
Contudo, eu separei as principais características da fraldinha, ou seja, o que você deve esperar da fraldinha no churrasco:
- Sua principal qualidade é a textura tenra e sabor agradável.
- O assamento correto forma uma crosta dourada por fora e máxima suculência interna.
- Seu teor moderado de gordura intramuscular derrete com facilidade e inunda as fibras com sabor.
- Por fim, o corte é perfeito para quem ama carne ao ponto e malpassada, pois o assamento é rápido.
Coxão mole para churrasco é uma boa escolha?
Diferentemente da fraldinha, onde você não tem tanta flexibilidade de corte e assamento, o coxão mole vai na contramão disso.
Atualmente, os açougueiros retiram ao menos 6 cortes da peça de coxão mole: parte gorda (ponta da peça com gordura), grelhado magro, baby top (lembra o baby beef do miolo da alcatra), pera do coxão mole, capa do coxão mole e cubos de espetinho.
Dessa forma, cada uma dessas partes tem texturas, gorduras e pontos de cocção distintos. Por conseguinte, o erro mais comum é escolher um corte que não condiz com a técnica do preparo.
Portanto, não é o coxão mole que é duro, mas sim a escolha errada. Com isso em mente, veja o que esperar do chã de dentro na churrasqueira:
- O baixo teor de gordura não atrapalha o sabor ou a suculência.
- Conforme o corte, o coxão mole proporciona uma crosta crocante e levemente caramelizada, com pura suculência interna.
- Vale apontar que as fibras do coxão mole são mais firmes, mas com o preparo correto, ficam igualmente macias.
- Suas maiores vantagens são: custo-benefício, versatilidade, carne magra e mesmo assim, o verdadeiro sabor de churrasco.
- Prefira servir mais ao ponto a bem passada, assim você aproveita o que a carne oferece.
BÔNUS: afinal, qual é a melhor para você assar?
Esqueça a ideia de que há uma vencedora aqui, mesmo porque ambas têm qualidades únicas. Na verdade, é quase injusto compará-las, pois ficam localizadas em regiões diferentes, apesar de estarem na traseira do animal.
Quer a minha recomendação? Então, se você nunca preparou nenhuma das duas, tire um tempinho e experimente-as na mesma churrasqueada. Desse modo, use o mesmo mix de temperos para churrasco nas duas.
Utilize também pedaços equivalentes, por exemplo, asse a capa do coxão mole e a fraldinha inteira. Como resultado, você saberá exatamente qual é mais vantajosa incluir nos próximos churrasco, não fica bem mais simples assim?
Veja 2 formas de assar fraldinha na churrasqueira
Enfim, agora você sabe se deve escolher fraldinha ou coxão mole para churrasco, certo? Mas vem cá, você sabe como preparar estas duas carnes fantásticas?
1. Fraldinha na grelha
Esta é a forma mais fácil e rápida de assar fraldinha inteira na churrasqueira. No tempero para fraldinha, apenas sal grosso ou triturado e pimenta-do-reino. Em seguida, coloque a carne com a gordura para baixo e dobre a parte fina por cima.
Por fim, quando dourar, desdobre a peça e finalize o assamento no ponto que você preferir. Lembre-se apenas de que a carne tem fibras longas e fica melhor ao ponto.
2. Pirulito de fraldinha no espeto
Já o pirulito de fraldinha é fora de série, pois fica visualmente lindo e proporciona um churrasco especial. Para isso, enrole a peça com a gordura para o lado de fora e espete com 2 dedos de distância.
Em seguida, corte entre os espetos de madeira, tempere com sal, pimenta-do-reino e tomilho fresco, e leve à grelha. Depois que dourar, vire e repita pelo tempo que achar necessário. O resultado é tão fenomenal que dá para combinar, por exemplo, com um molho chimichurri potente.
Qual a melhor maneira de assar coxão mole na churrasqueira?
O bacana do coxão mole é a possibilidade de “brincar” com os cortes e suas texturas. Se você prefere churrasco tradicional, utilize a parte gorda do corte para fazer medalhões “a la picanha”.
Por outro lado, se você quer surpreender os convidados, que tal experimentar coxão mole recheado? Isso mesmo, você pode abrir o miolo da peça ou utilizar a capa do coxão mole (é ainda mais fácil). Depois, é só escolher ingredientes como:
- Carne de linguiça toscana
- Fatias generosas de bacon
- Manteiga
- Pimentão vermelho em tiras
- Azeitonas sem caroço
- Pimenta dedo-de-moça
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite para besuntar a peça
- Cebola em rodelas
- Alho picadinho para espalhar
O segredo é enrolar e amarrar bem com barbante, em seguida, enrole em papel-alumínio e asse em braseiro médio. Não se preocupe com os detalhes, este vídeo vai simplificar seu churrasco:
Se você ainda não entendeu, pode escolher fraldinha ou coxão mole para churrasco que é sucesso garantido. Desde que você respeite o tempo e o modo de preparo, qualquer uma das duas proporciona um baita churrasco inesquecível.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!