Sim, fraldinha é boa para churrasco porque fica suculenta demais e é fácil de preparar, além de render assados rápidos. Aliás, o curioso é poder assar o corte de maneiras diferenciadas e não apenas na grelha, como manda a tradição.
Desse jeito, se você procura uma carne para reunir a família, chamar os amigos e degustar com um bom vinagrete, vá de fraldinha que é sucesso. Agora, se você quer se especializar no preparo, separei dicas para assar fraldinha no churrasco, confira!
Por que a fraldinha é uma carne perfeita para assar na churrasqueira?
Fraldinha é ideal para churrasco porque é a combinação suprema de carne saborosa, fibras macias e gordura na quantidade certa. Para além dessas qualidades, o assado fica pronto com muita rapidez, devido à sua espessura.
Não à toa, muita gente faz fraldinha na parrilla porque a caloria intensa a assa ainda mais rápido. Atualmente, o quilo do bife vazio, como a fraldinha é conhecida, está na casa dos R$30,00 a R$32,00.
E isso é vantajoso porque você só encontra qualidades assim em cortes mais caros, como alcatra, contrafilé e picanha. Convenhamos, se você já experimentou fraldinha grelhada perfeita, sabe que é um corte incomparável.
DÚVIDA: O que é melhor para churrasco maminha ou fraldinha?
E agora, hein, escolher maminha ou fraldinha? Tudo depende da sua preferência, pois as duas saem da parte traseira do boi, ou seja, têm qualidades bem parecidas.
Enquanto a fraldinha tem aquela cobertura bacana de gordura, a maminha é mais magra, mas tem maciez. Se você preza apenas pela delicadeza da carne, escolha a maminha.
Por outro lado, para um sabor marcante que traz a gordurinha e fibras que desmancham, eu escolheria fraldinha, sem dúvidas. Depois que você descobrir o segredo que encontrei do modo de preparo da fraldinha, você não vai querer outra carne.
Fraldinha no churrasco: 3 maneiras de assar fraldinha na churrasqueira
A fraldinha é um dos cortes presentes na carne vazio, que fica localizada no quarto traseiro do boi. Lá no final da costela janela (parte superior) e da costela ponta de agulha (parte inferior), está a peça conhecida como vazio ou fraldão.
Precisamente em uma das pontas da peça está a fraldinha, que é a porção mais macia do corte. É quase impossível não a reconhecer devido às fibras extensas e visíveis ao longo do corte.
Por esse motivo é essencial sempre cortar a fraldinha no sentido oposto às fibras, para quebrar a rigidez natural. Abaixo você encontrará três das melhores maneiras de aproveitar a fraldinha no churrasco.
1. Churrasco tradicional com fraldinha
Você só quer paz e tranquilidade na churrasqueada, tanto é que já adiantou até os acompanhamentos para churrasco. A ideia então é assar uma carninha de boa, sem dificuldade e de maneira rápida.
Pensando nisso, a primeira receita de fraldinha para churrasco envolve: 1 peça de 1,2kg, sal triturado e pimenta-do-reino. Eu separei em passo a passo detalhado:
- Abra a fraldinha e tempere dos dois lados com sal e pimenta.
- Espalhe um fio de azeite para fixar os temperos.
- Em seguida, posicione a fraldinha na grelha a 40cm da brasa.
- O pulo do gato é dobrar a parte fina sobre a parte grossa da gordura.
- Assim, você coloca primeiro a gordura voltada à brasa.
- Quando dourar, inverta o lado e a mantenha dobrada.
- Novamente, quando dourar, desdobre para assar a parte mais fina.
- O assado é muito rápido, coisa de poucos minutos.
O processo de dobrar é o segredo para manter a suculência da carne. Olha só, a parte fina assa bem mais rápido do que a porção com gordura. Então, se você assar tudo no mesmo tempo, a carne vai ressecar e ficar dura.
2. Pirulito de fraldinha assada na churrasqueira
A segunda melhor maneira, e bem diferente, de assar fraldinha é fazer pirulito. Isso mesmo, pirulito de fraldinha será a nova sensação em seus churrascos. Vale dizer que essa é a alternativa para assar a peça inteira por igual, sem precisar ficar dobrando.
Tudo que você precisa fazer é enrolar a fraldinha com a gordura voltada para fora. Na sequência, espete a carne com palitos de madeira, deixando espaço de dois dedos. Agora, corte entre os palitos e faça suculentos pirulitos.
Por último, tempere com sal e especiarias a gosto e leve para grelhar ao ponto que preferir. Com essa técnica a carne fica perfeitamente assada, nem mais, nem menos.
SUGESTÃO EXTRA: dá para fazer churrasco de fraldinha recheada, usando palitos de muçarela, presunto Parma, tomate seco, enfim, praticamente tudo!
3. Fraldinha assada no espeto
Por último, você vai aprender a fazer fraldinha no espeto, uma preparação simples para assados “vapt-vupt”. Antes disso, experimente um tempero pra lá de especial com uma marinada:
- 4 dentes de alho
- 2 ramos de alecrim
- ½ xícara (chá) de suco de limão (Taiti ou siciliano)
- ½ xícara (chá) de azeite
- Sal, pimenta-do-reino e toque de páprica picante a gosto
Leve tudo isso ao liquidificador e bata até ficar homogêneo. Depois, coloque a fraldinha com 800g a 900g em um recipiente e despeje a mistura da marinada. Leve à geladeira entre 4 a 8 horas. Por fim, retire o excesso de tempero e espete a carne.
Aqui você pode assar em suspensão ou na grelha, pois o espeto é apenas para facilitar você encontrar o ponto. O que esperar da receita? Bem, a marinada realça o charme da carne e acaba amaciando ainda mais, fica espetacular.
Quer acompanhar as receitas passo a passo? Então, separei um vídeo superbacana, dá uma olhada:
Fraldinha não é boa para churrasco, é perfeita para os melhores assados!
E agora, você acha que fraldinha é bom para churrasco sim ou com toda a certeza? Sério, não consigo pensar em outra carne que seja tão rápida e que fique tão suculenta no churrasco.
É seu dever se programar para explorar tudo que a fraldinha tem a oferecer. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as e até a próxima!