Preparar farofa para acompanhar salmão pode tornar a refeição memorável, mas também ofuscar o peixe que é o protagonista. Por isso, entender o que combina com o sabor natural do salmão é indispensável para escolher a farofa ideal.
Ingredientes mais cítricos e frescos e texturas crocantes costumam realçar as qualidades naturais do salmão.
Se você quer ter a melhor experiência de apreciar um salmão grelhado com uma boa farofa de acompanhamento, as sugestões a seguir são imperdíveis, confira!
5 sugestões de farofa para acompanhar salmão que mais combinam e valorizam o peixe
A farofa é um prato com raiz brasileira, presente de Norte a Sul, é uma das guarnições mais consumidas. Apesar disso, normalmente os preparos tendem a ser simples porque a pessoa não enxerga seu real valor.
Embora a farofa nem sempre surja como a primeira opção de acompanhamento para salmão, a verdade é que combina muito.
1. Farofa de maracujá para acompanhar salmão
Uma excelente farofa para acompanhar salmão, é a farofa de maracujá, conhece? O maracujá é velho conhecido como complemento do peixe, a exemplo do salmão ao molho de maracujá. Confira um preparo simples, rápido e delicioso:
- Farinha de milho flocada a gosto
- Polpa de 1 maracujá grande com semente
- 1 cebola média cortada em meia-lua
- 3 a 4 colheres (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá
- Salsinha picada a gosto
Primeiro, aqueça a frigideira e adicione 2 colheres de manteiga. Antes que a manteiga derreta, junte cebola e refogue até ficar quase transparente. É agora que você entra com a polpa do maracujá, misture e refogue por 2 minutos.
Em seguida, coloque o restante da manteiga e a farinha, mexa para incorporar os sabores. Nesse momento, a farinha absorve o sabor do maracujá. Para finalizar, acrescente o concentrado de maracujá, sal e pimenta e finalize com a salsinha.
Além de entregar uma harmonia perfeita com o salmão, essa receita é muito versátil e funciona até mesmo como farofa para acompanhar moqueca de peixe, não deixe de experimentar!
2. Farofa molhadinha com inspiração amazônica ideal para peixes
Considerando que nem todos são fãs de maracujá, a segunda farofa para salmão tem inspiração amazônica. Você vai se surpreender com o sabor desta farofa que é tiro e queda com um bom salmão assado com temperos cítricos.
Dentre os ingredientes, você vai precisar de farinha d’água, leite de coco, vinagrete, pimenta de cheiro, coentro, azeite e manteiga. A ideia é preparar uma farofa mais molhadinha, grossa e que você sente na boca.
O truque de mestre é adicionar vinagrete com acidez balanceada, assim ele não destoa do restante. Eu encontrei um vídeo completo por onde você pode acompanhar passo a passo esta sugestão única:
3. Farofa de cenoura e castanha-do-Pará
Não venha me dizer que você nunca experimentou farofa de cenoura? O preparo é comumente usado como farofa para rechear peixe, pois os ingredientes impedem que o peixe resseque por dentro.
Agora, quando você coloca essa farofinha ao lado daquela posta de salmão suculenta, acredite, é sabor que não acaba mais. Vou passar uma sugestão de ingredientes que sempre utilizo em casa, mas você pode fazer do seu jeito, tudo bem?
Ingredientes da farofa
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cenoura grande sem casca ralada
- 2 cebolas pequenas picadas
- ½ xícara (chá) de castanha-do-Pará fresca e picada
- Sal, pimenta-do-reino e toque de pimenta calabresa a gosto
Para fazer não há segredo, basta derreter a manteiga, refogar a cebola e juntar o restante dos ingredientes. No entanto, acredito que o segredo aqui seja a consistência.
Na hora de refogar a cenoura, procure manter sua estrutura para dar aquela crocância na mordida. Dessa forma, você cria um contraponto à maciez do salmão e eleva a sofisticação do prato.
4. Farofa de bacon e maçã com um toque especial de manteiga
Saindo um pouco dos sabores suaves, chegou o momento de falar da farofa que o brasileiro mais ama. Se você pensou em farofa de bacon, parabéns, você acertou em cheio, é impossível não lembrar deste ingrediente rico em sabor.
Contudo, o equilíbrio da farofa está no dulçor da maçã, que agrega mais uma camada incrível de sabor. Aqueça uma frigideira e derreta a pontinha de uma colher de manteiga só para estimular a cocção, entre com o bacon defumado em cubos.
Assim que o bacon fritar por completo, retire, reserve e mantenha a gordura na frigideira. Em seguida, refogue a maçã até caramelar, entre com mais manteiga e farinha de mandioca até dar o ponto.
Por último, junte o bacon, corrija os temperos e sirva quente com o salmão ainda fumegante. Ah, se você quiser quebrar o sabor forte do bacon, incremente com ervas frescas e até cheiro-verde picadinho, fica incrível.
5. Farofa de limão e alho é versátil para acompanhar salmão
Após escolher o prato com salmão de forma cuidadosa, você não quer errar na farofa para salmão, né? Então, o jeito é apelar para a farofa de limão e alho, supersimples, rápida e incrivelmente aromática, anote aí:
- 300g de farinha de Panko (mais grossinha e crocante)
- 80g de manteiga
- 4 dentes de alho picadinhos (quase uma pastinha picada na faca)
- 250g de castanha-do-Pará triturada (substitua por qualquer outra)
- Raspas e suco de 2 limões siciliano
- Salsinha fresca picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O método de preparo é igual às outras farofas acima, isto é, refogar na manteiga e fritar a farinha Panko até acastanhar. Porém, o segredo está na adição do suco de limão.
Eu recomendo você colocar o suco de 1 limão, provar e, se achar necessário, colocar o suco do segundo limão. Como resultado, a farofa traz muita crocância, um sabor presente e perfeito para servir com salmão assado no papilote (vapor).
Qual versão de farofa para acompanhar salmão é mais a sua praia? Costumo dizer que farofa é tão prática de fazer, que você pode servir duas opções numa mesma refeição, use e abuse da versatilidade, compartilhe as dicas e até a próxima!