Falou em pernil na churrasqueira, fica difícil não pensar naquela farofa para acompanhar pernil assado, não é verdade? Mas você conhece uma boa receita?
Eu costumo dizer que todos sabem preparar farofa, mas poucas são as pessoas que acertam em cheio nos pequenos detalhes. E não é porque seja complexo, mas existem alguns segredinhos que fazem toda a diferença, a exemplo do bacon frito.
Quer saber do que estou falando e como aproveitar a oportunidade para aprender receitas incríveis? Então, tudo que deve fazer é continuar a leitura. Vamos conferir?
Como fazer farofa para acompanhar pernil assado de forma rápida e criativa?
Se por acaso você escutar rumores de que pernil não fique tão bom com farofa, não se espante. Digo isso porque muitas experiências não saem como o esperado por inúmeros motivos, a começar pela suculência do pernil.
Quando preparamos pernil na churrasqueira, tem que ter todo um cuidado para a carne não ressecar. Diferentemente de outros cortes que apresentam mais gordura, o pernil tende a perder umidade rapidamente, é importante saber disso.
Somado a isso, a pessoa vai lá e comete o “erro” de servir uma farofa igualmente seca. Como resultado, a refeição acaba com texturas que não agradam 100% o paladar, concorda comigo?
Há quem goste dessa união, mas considere estas questões principalmente quando vai fazer churrasco para 15 pessoas ou mais. Afinal, as carnes e as guarnições precisam estar equilibradas para servir a agradar a todos, né?
Ingredientes
- 300g de bacon em cubos;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 lata de milho verde (sem a conserva);
- Farinha de milho flocada suficiente para dar o ponto;
- 1 cebola pequena fatiada fina;
- ½ cenoura ralada bem fina para trazer crocância;
- Cheiro-verde picado a gosto.
Modo de preparo muito fácil
- Primeiro de tudo, aqueça a manteiga e junte o bacon.
- Quando o bacon fritar levemente, incorpore a cebola e frite para apurar bem.
- Em seguida, acrescente o milho, a cenoura e misture.
- Por sua vez, coloque a farinha de milho aos poucos, mexendo para agregar.
- O ponto ideal é quando a farinha está bem úmida, com aparência de molhadinha e brilhante.
- Por último, salpique cheiro-verde e sirva com aquele belo pedaço de pernil de porco.
O importante aqui é deixar os ingredientes fritarem perfeitamente, mas sem passar do ponto. O bacon mesmo, ele precisa ficar bem frito, mas ainda assim suculento para trazer textura macia à farofa.
Além do que, você pode fazer substituições pontuais, como trocar cenoura por ervilha ou colocar pedacinhos de azeitona. Ou ainda, dar um leve picante com pimenta dedo-de-moça, biquinho e bode.
Em outras palavras, a farofa como acompanhamento para pernil assado é muito democrática, desde que feita com carinho e atenção.
DICA EXCLUSIVA: outra opção super molhadinha e suculenta é a farofa de linguiça
A linguiça é um ingrediente presente no nosso dia a dia, certo? Nesse caso, nada melhor do que apostar na gordura da linguiça toscana para dar um toque super especial na farofa, fica fantástico.
- 2 colheres (sopa) de banha de porco
- 500g de linguiça toscana picada
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- ½ xícara de (chá) de salsinha picada
- 2 tomates italiano pequenos picados
- 1 + ½ xícara (chá) de farinha de mandioca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Numa frigideira, derreta a banha de porco, coloque o alho e a cebola para fritar e dourar. Em seguida, junte a linguiça picada e dê aquela boa fritada para ganhar cor. Depois disso, acrescente tomate, fritando para murchar e agregar à mistura.
Por último, vá colocando a farinha aos poucos, cuidando para não ficar seco e finalize com cheiro-verde. O azeite entra caso seja necessário aumentar a umidade. Então, coloque aos poucos e vá dosando!
Farofa para carne de porco: 5 ideias para todas as ocasiões e gostos
Tenho certeza de que muita gente se surpreendeu quando eu mostrei a farofa de bacon. Para dizer a verdade, as receitas agridoces são a primeira opção de farofa escolhida quando falamos em pernil de porco.
Nesse sentido, o pessoal usa abacaxi, laranja, maracujá, entre outras frutas deliciosas. Desse modo, eu até poderia ter trazido uma farofa de abacaxi como receita principal.
Mas pensei: “por que não mostrar uma farofa clássica, mas bem-feita, né?”. E foi o que apresentei a você. Porém, você sabe que eu sempre tenho uma carta na manga, e hoje não é diferente.
Sendo assim, fique agora com 5 ideias rápidas de farofa para acompanhar pernil suíno assado que combinam maravilhosamente:
- Receita de farofa de ovo é simples, barata, rápida e deliciosa com pernil (prefira usar ovo mexido ao invés de cozido).
- Farofa de abacaxi com manteiga, cebola, cachaça, temperos e especiarias e hortelã (o segredo é caramelizar o abacaxi).
- Inconfundível farofa de banana com pimenta, pode ser uma opção bacana.
- Receita mista de farofa de bacon com calabresa, azeitona, milho e cebola.
- Sugestão de farofa de queijo coalho, banana, ovo e bacon puxado na manteiga.
Se você tem vontade de fazer farofa de abacaxi, mas tem medo de ficar doce ou azeda, acompanhe a receita:
2 truques exclusivos para deixar sua farofa molhadinha
Que tal conferir alguns macetes culinários, daqueles que ajudam seu churrasco ficar muito saboroso e prático de fazer? Nesse caso, fiz questão de selecionar algumas dicas e truques a respeito do preparo da farofa úmida.
A partir desses segredinhos você conseguirá fazer qualquer farofa que tenha vontade de experimentar!
1. Manteiga é um ingrediente indispensável para fazer farofa
Mesmo que use banha de porco e azeite, a manteiga é um dos poucos ingredientes que não podem faltar. Não bastasse todo o sabor maravilhoso que agrega à receita, sua gordura “impregna” na farinha e a deixa molhadinha. Posso dizer que o interessante é fazer uma mistura de azeite, manteiga e banha, aí sim fica perfeito!
2. Tenha os molhos para carne como bons aliados
Em um cenário hipotético, você já finalizou sua farofa. Porém, infelizmente ela acabou meio seca e não tem mais o que fazer. Saiba que tem sim, e uma alternativa é apostar na combinação de molho.
Pode ser o molho que usou para assar o pernil ou um molho para carne feito à parte. Por conseguinte, você acrescenta o molho na farofa aos poucos, tomando cuidado para umedecer apenas. Do contrário, pode se tornar uma maçaroca só!
É uma arte fazer farofa para acompanhar pernil assado e você está por dentro!
Para quem acha que somente molho para pernil depois de assado é o acompanhamento certo, é porque não combinou farofa. Uma vez que você se arriscar a fazer receitas suculentas e recheadas de sabor, nunca mais serve pernil sem farofa.
E nesse momento, você conhece muitas opções que poucas pessoas utilizam para combinar com carne de porco. Portanto, aproveite toda essa exclusividade e crie verdadeiras obras de arte em formato de farofa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, espalhe-as nas redes sociais, pois provavelmente alguém está buscando desesperadamente uma boa guarnição. Até a próxima!