O espetinho de língua é uma receita raiz de boteco, que acabou esquecida ao longo dos anos, mas com potencial para se tornar um grande diferencial no cardápio.
Contudo, é um corte de carne que exige alguns cuidados e um preparo bem atencioso, para resultar em um espetinho macio e suculento. Então, vou mostrar para você como deve ser o preparo e dar dicas incríveis para vender mais. Vamos conferir?
Como fazer espetinho de língua: 3 modos de preparo especiais!
Embora a maioria das pessoas ache que é um bicho de sete cabeças preparar o corte, saiba que seu preparo é até mais simples do que outros espetinhos.
Obviamente cada região tem técnicas diferentes na hora de lidar com a língua, mas selecionei 3 métodos bem distintos, de modo a facilitar o seu espetinho de língua.
1. Língua na panela de pressão facilita o processo
Essa é a técnica mais simples, rápida, segura e indicada. Dessa forma, coloque a língua na panela de pressão, cubra com água e acrescente 1 xícara (chá) de vinagre.
Assim que pegar pressão conte de 35 a 40 minutos, dependendo do seu tamanho. Em seguida, você vai retirar a pele externa que cobre a língua. Essa é uma tarefa bem simples, pois a pressão serve para isso.
Além disso, lembre-se de retirar um possível excesso de gordura. Agora, corte a língua em cubos do tamanho de costume para espetinho e reserve em uma tigela.
Por fim, o tempero fica a seu critério, mas prefira deixar marinando por pelo menos 30 minutos.
Para isso, use ½ xícara (chá) de vinagre, coloque especiarias como tomilho, chimichurri, colorau, açafrão, alho, cebola e sal a gosto.
Espalhe sobre os cubos de língua e depois é só montar os espetinhos para assar, lembrando que a carne não pode passar muito do ponto, senão acaba ressecada.
2. Preparo à moda bruta fácil
O preparo à moda bruta consiste em pegar a língua ainda com pele, rechear o meio com fatias grossas de bacon e levar à churrasqueira até assar por completo. Depois disso a pele ficará bem crocante, facilitando retirá-la por completo.
O próximo passo é avaliar como está o cozimento da parte interna da carne. Caso seja preciso, adicione especiarias da sua preferência e leve para assar por mais uns 20 minutos na brasa. O importante mesmo é retirar cada pedacinho da pele
DICA EXTRA: para agilizar o processo leve a língua ao congelador, assim que começar a congelar retire do congelador. Essa técnica faz com que a pele saia facilmente, favorecendo na hora de assar perfeitamente! 😉
3. Língua na panela de pressão e assada no alumínio
Assim como na primeira dica, cozinhe na pressão com vinagre e água de 35 a 40 minutos.
Logo após esse tempo, retire com facilidade a pele externa, tempere, coloque uma boa fatia de bacon no meio da peça, cubra com papel-alumínio e leve na churrasqueira até ficar bem macia.
Por último, tire o papel-alumínio, corte em cubos, espete e leve para finalizar. Experimente colocar cebola para assar junto, dá um toque ainda mais especial!
5 dicas de como escolher a língua ideal para espetinho
Bom, independentemente do método escolhido para preparar seus espetinhos, a etapa mais importante é a escolha da carne.
Por ser um corte que depende de boa procedência, tomar alguns cuidados ajuda a ter um resultado melhor, com uma carne mais macia, suculenta e realmente saborosa. Sendo assim, veja alguns pontos de atenção na escolha:
- Observe a coloração da língua e evite a carne escura, pois já não está tão fresca.
- Evite pegar línguas muito grandes, prefira as menores, pois é maior garantia de maciez.
- A coloração ideal é quando a língua está rosada ou avermelhada, indicando frescor do produto.
- Identifique também a carne com uma membrana (pele) mais fina.
- É amigo do açougueiro? Pergunte se o animal tem procedência e se é novo.
Seguindo estas dicas, a escolha certa está garantida e você pode oferecer um espetinho de língua confiável ao seu cliente!
Espetinho de língua: como vencer o preconceito e vender muito
Existe um certo preconceito no consumo da língua, assim como em tantos outros cortes. Quando você decide vender espetinho de língua, deve ter em mente que será um desafio a mais, mas totalmente possível de ser superado.
Então, procure focar na qualidade da carne, mostrando aos clientes que ela tem procedência, que foi comprada em açougues confiáveis e que o preparo foi dedicado e pensado na sua experiência.
Uma boa estratégia é incrementar os espetinhos com cenouras, abobrinhas, cebola roxa, bacon, entre outros. Além disso, ofereça molhos ideais para carnes e acompanhamentos para agregar mais valor ao espetinho.
Entretanto, não se esqueça da divulgação, que é a arma secreta de quem trabalha com espetinhos. Faça promoções e publicações nas redes sociais, de forma a mostrar para seu cliente o que ele está perdendo por não consumir seus espetinhos.
O que você está esperando para incluir esse espetinho em seu cardápio?
Viu só como o preparo da língua não tem segredo? Inclusive, esse espetinho pode ser apresentado como uma edição limitada de “Espetinhos de Boteco”, que é uma estratégia eficiente para atrair a atenção da sua clientela! 😉
Espero que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais para inspirar outras pessoas e até a próxima!