Hoje eu trago para você uma receita incrível de espetinho de carne empanado e várias dicas legais para quem deseja preparar esse petisco para consumo em casa ou até mesmo para vender e faturar aquela grana extra!
Faz pouco mais de 2 meses que foi inaugurado aqui na minha cidade um novo bar onde serve espetinhos, que é um lugar bastante aconchegante e tem o espetinho como o principal petisco do seu cardápio.
Mesmo sendo um apaixonado por esse tipo de alimento, eu ainda não havia frequentado o local e somente ontem pude ir até lá. Confesso que me surpreendi, principalmente por conta do espetinho empanado que encontrei por lá.
Sim, é espetinho de carne bovina empanado e não de frango. Esse é um tipo de petisco que eu ainda não havia encontrado em outros bares e restaurantes especializados em espetinhos e por isso gostei bastante, além da grande variedade de outros churrasquinhos.
Por isso decidi compartilhar algumas dicas sobre o churrasquinho de carne espanado!
Como fazer espetinho de carne empanado?
Eu já mostrei aqui anteriormente como fazer o espetinho de frango empanado e se você leu esse artigo anterior, pôde conferir como é fácil preparar esse tipo de alimento.
O espetinho de carne é exatamente igual e não há mistérios, pois tudo se resume em escolher uma carne de qualidade para usar, colocar nos espetos, fazer o empanamento e levar para fritar.
Mas afinal, qual a melhor carne para espetinhos empanados? A maioria das pessoas costumam utilizar a Alcatra, porém você poderá preparar seus espetinhos com qualquer outra carne macia, como o contrafilé, fraldinha ou outros tipos de carnes de boa qualidade.
Então confira os ingredientes e a nossa receita passo a passo:
- 1 kg de carne;
- 6 ovos;
- Palitos de churrasco;
- Sal;
- Farinha de rosca;
- Pimenta do Reino;
- Alho;
- Limão;
- Óleo para fritar os espetinhos.
Modo de preparo:
- Primeiramente você deverá cortar a carne em pequenos cubos e tempera-la com pimenta do reino, alho, sal e limão;
- Deixe a carne reservada por uns 20 minutos para absorver bem o tempero, pois isso vai garantir uma melhor qualidade do espetinho;
- Depois disso é só começar montar os cubos de carne nos palitos de churrasco. Geralmente vai dar algo em torno de 10 espetinhos caprichados com 1 kg de carne;
- Para empanar o espetinho de carne, você deverá bater os ovos em uma tigela, acrescentar um pouco de sal e pimenta do reino;
- Passe os espetinhos inicialmente na farinha de rosca, depois passe no ovo e por fim na farinha de rosca novamente;
- Depois disso é só colocar o óleo em um tacho e começar fritar seus petiscos, sempre deixando até dourar bem para garantir que a carne cozinhe por dentro e forme uma casquinha crocante por fora.
Da para fazer espetinho de carne empanado assado?
Como você pôde ver, nesta receita o espetinho é frito no óleo e não assado na churrasqueira, mas será que da para assar o espetinho empanado? Na verdade até daria para assa-los, porém com certeza a carne não ficaria com uma boa qualidade e o espetinho em si não ficaria com a mesma textura, então a melhor opção é justamente frita-los ao invés de assar.
Quando você faz esse tipo de espetinho frito no óleo, a carne consegue cozinhar por dentro e cria-se uma casquinha por fora, já na churrasqueira essa parte de fora irá torrar rapidamente e a carne ficará crua por dentro.
Então se você está querendo fazer espetinho de carne empanado assado, eu recomendo que faça frito, porque ficará muito melhor!
Como vender espetinho empanado de carne?
Se você possui um restaurante ou bar de espetinhos com estrutura para preparo dos petiscos (como uma cozinha), certamente conseguirá produzi-los facilmente para vender, já quem trabalha vendendo espetinhos na rua poderá ter mais dificuldades para preparar os espetinhos de carne empanados. Pois além de uma churrasqueira para produzir os demais petiscos, será necessário ter um fogareiro, um tacho e outros acessórios para preparar e fritar o churrasquinho empanado.
Por outro lado, este tipo de petisco pode ser um diferencial a mais no seu cardápio que vai agradar uma grande quantidade de pessoas que querem experimentar algo diferente, ao invés do tradicional espetinho de carne que já é vendido em todos os lugares.
Então em minha opinião, vale a pena começar produzir o espetinho empanado para venda, mas uma dica importante é procurar fazer o petisco assim que o cliente pedir, para garantir que ele será servido ainda quente e com muito mais sabor.
Portanto, é algo que da um certo trabalho a mais, porém você poderá conquistar muitos clientes por oferecer um churrasquinho de carne empenado que não é possível encontrar em todos os lugares.
Dicas para fazer espetinho de carne empanado
Cada pessoa costuma seguir uma receita de espetinho de carne empando diferente, portanto existem várias dicas que podem ser dadas e que vão funcionar muito bem.
Portanto, eu selecionei 4 sugestões simples para que você produza espetinhos de boa qualidade que vão encantar seus amigos ou clientes:
- Aqueça bem o óleo: Um dos segredos para conseguir fazer bons espetinhos empanados é só coloca-los para fritar depois que o óleo estiver bem quente. Então, aqueça sempre em fogo médio e coloque os espetinhos para fritar até ficarem dourados. Tome cuidado para não se queimar, portanto use um pegador para retirar os espetinhos do tacho.
- Coloque outros ingredientes: Algumas pessoas gostam de diferenciar ainda mais os seus espetinhos e colocam também outros ingredientes básicos no palito, como tomate cereja, cebola e pimentão. Depois é só empanar tudo e levar para fritar. Intercalar estes outros ingredientes poderá dar um sabor maior ainda para o churrasquinho.
- Cozinhe a carne primeiro: Uma outra sacada que vem sendo utilizada por alguns churrasqueiros é cozinhar primeiramente a carne para depois empanar. Basta colocar normalmente nos palitos, porém antes de empanar é só colocar dentro de uma panela e cozinhar por cerca de 5 a 10 minutos. Depois disso é só empanar e fritar, pois garante que a carne fique bem cozida e saborosa.
- Sirva com acompanhamentos: Comer apenas o espetinho empanado já é algo delicioso, porém você poderá ir além e oferecer também alguns acompanhamentos básicos. Os principais são os molhos, porém da para oferecer também acompanhamentos como arroz, farofa, mandioca cozida e outros mais.
Ao decorrer desse artigo eu procurei destacar algumas dicas e detalhes para você que ainda não sabe como preparar espetinho de carne empanado, mas que gostaria de experimentar esse novo tipo de petisco rápido.
Espero que tenha gostado de tudo e que volte mais vezes aqui no nosso blog para acompanhar as informações sobre o mundo do espetinho em geral!