Você já imaginou o tanto de gente que deve ter consumido quilos e mais quilos de bacon, mas ainda não sabe de qual parte do porco é o bacon?
A confusão começa quando trazemos a panceta e o toucinho para a mesma conversa, pois na teoria são “parecidos”. Mas para aproveitar o que cada corte oferece de melhor, você precisa saber a origem do bacon e como prepara-lo.
Quer sair daqui hoje com as dicas necessárias para aproveitar ao máximo esse corte que encanta a todos? Vamos conferir!
De qual parte do porco é o bacon?
Já ouvi dizer que o bacon vem da coxa do porco ou que é uma parte do lombo do animal. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Isso porque a parte que origina o verdadeiro bacon é a barriga do porco, por incrível que pareça.
“Como que vem da barriga do porco se quando eu compro é uma carne mais firme e com sabor acentuado?”. Pois bem, o bacon sai da barriga do porco e passa por alguns processos que resultam nos cortes que conhecemos:
- No primeiro processo a carne do bacon é salgada.
- Em seguida, há a etapa de cura, que é feita com grandes quantidades de sal, ou seja, a carne perde umidade e “resseca”.
- Por último, temos a defumação que dá aquele sabor característico de “fumaça” à carne.
Portanto, a composição ideal do bacon é de uma camada de couro, carne e gordura, todas em partes iguais.
O que muda de um produto industrializado para outro é a qualidade e tratamento que o porco recebeu, só isso. Ah, e também quanto aos processos que envolvem a salga, cura e defumação.
“Então quer dizer que todos os bacons que eu encontro por aí são todos da barriga do porco?”. Não necessariamente, pois alguns outros cortes suínos são aproveitados como bacon, mas poucos têm a mesma nobreza.
2 cortes de “bacon” retirados de outras partes
Costumo pensar que os frigoríficos não perdem nada, concorda? Então, era de se esperar que eles iriam bolar alguma coisa para baratear certos cortes e lucrar com isso.
Dito e feito, atualmente você encontra uma gama de diferentes bacons, vindos de cortes, como:
- Bacon da paleta/pernil: esse bacon tem pouca gordura e uma porcentagem maior de carne, ideal para quem prefere pedaços mais carnudos.
- Bacon de lombo: muito indicado para lanches e pratos leves, esse bacon é retirado do lombo suíno, ou seja, é uma carne nobre e de sabor suave.
Portanto, se você é amante do bacon pela saborosa gordura em grande quantidade, estes cortes acima podem não impressionar. Afinal, são carnes curadas e defumadas para preparos que exigem menos gordura!
Qual a diferença de pancetta e bacon?
Você já ouviu alguém se perguntando qual a diferença de pancetta e bacon? Não existe diferença alguma, pois o bacon é panceta por assim dizer, só que numa versão salgada, curada e defumada.
A panceta ou pancetta, como alguns chamam, é toda a área que compreende a barriga do porco. Diante disso, as empresas escolhem a melhor parte e processam a carne na cura e defumação, transformando assim no bacon.
Enquanto que a panceta é uma carne bem macia, suculenta, fresca e com uma boa camada de gordura.
Dica extra: pancetta para churrasco, não há carne mais saborosa! Vale a pena experimentar.
Qual a melhor parte do bacon?
Sabendo usar o bacon legítimo, qualquer parte se torna a verdadeira picanha suína, essa é a verdade. Porém, se você está pensando em como fazer bacon artesanal, pode ser interessante se atentar a alguns fatores cruciais.
O primeiro deles é quanto à escolha da parte perfeita de panceta. Isso porque tem que ter carne na medida, gordura exata e contar com um couro favorável para ficar bem curado.
Além disso, esse mesmo corte é aquele encontrado na maioria dos comércios, ou seja, você acaba não tendo muita escolha. O jeito é encontrar uma empresa confiável e adquirir o bacon que usamos em nosso dia a dia.
E outra, gosto é muito subjetivo e a parte ideal para uma pessoa não é a mesma de outra. Por exemplo, há que prefira utilizar tiras ou fatias de bacon, pois buscam pedaços com mais carne e uniformidade.
Já em outros preparos a pessoa escolhe o bacon manta, que é uma parte que tem uma proporção maior de gordura. Inclusive, aqui usa-se o bacon em cubinhos e toda a gordura é usada nas receitas. Vale dizer que fica incrível, mas com mais óleo!
Como saber se o bacon é de qualidade?
Você aprendeu como saber se a carne está estragada? Então vai ser moleza saber se o bacon é de qualidade e se está bom. Apesar do rigoroso processo de cura e defumação, o bacon tem validade.
Sendo assim, a forma mais prática de saber se uma peça tem qualidade e está boa para ser consumida é:
- Identifique a proporção de gordura, carne e couro, pois carnes mais gordurosas indicam que o porco tinha alimentação desbalanceada.
- Analise a coloração da carne, ela precisa ter tons rosados que indicam frescor.
- A gordura deve ser quase transparente, firme e sem aspecto de porosidade.
- É indicado que o couro tenha uma aparência de frescor, do contrário pode representar uma carne mais passada.
Além destas diretrizes, assim que abrir o produto – mesmo os embalados à vácuo de grandes empresas – tenha certeza pelo olfato. O bacon fresco tem um cheiro característico de carne de porco mesmo.
Em contrapartida, o bacon que está passado geralmente exala um odor forte, desagradável e em muitos casos pútridos!
8 receitas com bacon para todos os gostos
Uma coisa é saber a origem do bacon, mas conhecer as melhores receitas com bacon abre um universo de possibilidades.
Você pode usar como carne para tira gosto, pode incorporar em farofas, receitas com frango, macarronadas e até mesmo acompanhamento.
Se você ainda não comeu medalhão de frango com bacon, não sabe o que é sabor de verdade. E para mudar esse cenário, nada melhor do que conhecer 8 receitas com bacon:
- Macarrão alho e óleo com cheiro-verde e bacon frito triturado.
- Batata recheada com frango e requeijão + cubos de bacon carnudo.
- Macarrão com molho branco, legumes grelhados e bacon defumado.
- Caldinho de mandioquinha com vegetais e bacon assado no forno.
- Rocambole de carne moída recheado com muçarela, presunto e bacon.
- Suflê de espinafre e cenoura + cubos de bacon na manteiga.
- Couve-flor gratinada com creme de queijo e tiras crocantes de bacon.
- Risoto de alho-poró com bacon e queijo parmesão.
Viu só quantas receitas diferentes dá para fazer quando você sabe de qual parte do porco é o bacon? Agora só falta você entender como fritar bacon para criar as combinações mais sensacionais!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com aquelas pessoas que pouco sabem sobre o bacon e até a próxima!