O cupim é uma carne muito fácil de se preparar, mas tem alguns pequenos detalhes que você deve se atentar na hora de fazer, ainda mais se o objetivo for o cupim na churrasqueira desmanchando, esse sim é a garantia de sabor e suculência.
Em boa parte das churrasqueadas, o pessoal passa longe do cupim. Dentre as principais reclamações estão que a carne resseca e que não tem sabor. É justamente por isso que a receita de hoje ensina o passo a passo para assar o cupim perfeito, aproveite!
Como fazer cupim na churrasqueira desmanchando: 3 etapas para a melhor carne da sua vida
A forma correta de assar cupim macio a ponto de desfiar, é limpar a capa externa do matambre, selar a peça na churrasqueira, besuntar com uma pasta de manteiga e ervas, envolver em bastante papel-alumínio e assar por cerca de 4 a 5 horas em braseiro médio.
Diferentemente de outros cortes de execução mais simples, preparar um bom cupim assado na churrasqueira é quase uma arte. Não que seja complexo, mas há uma série de detalhes que você não pode ignorar, especialmente se quiser que a carne desmanche.
1. Como limpar cupim para assar na churrasqueira
É pouco provável que você encontre um cupim 100% limpo. E quando eu falo limpo, me refiro às peles, pelancas e ao matambre. O matambre é uma película grossa que recobre o cupim, e você precisa descartar.
Acontece que o matambre pode ficar duro, dar resistência ao cupim e também queimar. Para isso é muito simples, basta puxar a ponta e passar a faca entre o matambre e a carne, precisamente nas fibras que separam ambos.
Depois é só retirar qualquer excesso de gordura ou pele mais dura e a primeira etapa está pronta. Quando você visualizar apenas a parte vermelha da carne, a limpeza estará concluída.
BÔNUS: devo jogar fora o matambre? De forma alguma, porque o matambre tem uma porção central de carne. Desse modo, você pode enrolar e assar na churrasqueira, rechear com fatias de muçarela e grelhar, enfim, muitas ideias criativas!
2. O que fazer para amolecer o cupim? Devo assar a peça inteira?
O cupim é uma peça grande de carne, robusta e irregular em sua maioria, pode pesar entre 4kg e 7kg. Por isso, não se recomenda assar a peça inteira, e isso é a melhor forma de amolecer a carne.
Caso decida assar inteira, corre o risco de o centro ficar malpassado, mas as pontas queimadas ou ressecadas. Sendo assim, corte a peça ao meio e retire as pontas mais finas, reserve para outras receitas, como carne para hambúrguer, fica divino.
Nesse momento, é onde muitos querem saber como amaciar o cupim. Precisa usar abacaxi? Ou deixar a carne no leite? E se eu usar bicarbonato, amacia?
Nada disso, olha só, cupim é rico em gordura e colágeno, duas qualidades naturais e suficientes para entregar alta maciez. Então, o segredo para a carne desmanchar é assar em temperatura baixa, cocção prolongada e úmida.
3. Qual o segredo para assar cupim na churrasqueira a ponto de desmanchar?
Agora que pré-preparou o cupim, vamos ao processo de cocção. Lembre-se apenas de adaptar a receita ao tamanho da sua peça e ao tipo de churrasqueira que pretende utilizar:
- Com a peça limpa, leve-a à grelha da churrasqueira em brasa quente.
- Se você tiver uma parrilla é ainda melhor, coloque na grade inferior.
- O objetivo é selar a carne de todos os lados, isso “prende” a umidade.
- Feito isso, faça uma pasta de manteiga com ervas.
- Você pode usar tomilho, alecrim, ervas finas e chimichurri.
- Depois, besunte o cupim para envolver a manteiga por toda a peça.
- Em seguida, embrulhe em alumínio sem economizar, faz total diferença.
- Agora, coloque o embrulho entre 40cm e 50cm da brasa.
- A temperatura precisa estar entre 7 e 8 segundos na palma da mão.
- É importante alimentar constantemente a brasa para manter estabilizar.
- O tempo médio é de 5 horas para chegar ao ponto fantástico.
Uma técnica para saber se está pronto, é atravessar um arame limpo, se a carne não apresentar resistência, finalizou. Sabe qual é o resultado deste preparo? Bem, você consegue desmanchar a carne com as mãos.
Quanto ao sal, você pode colocar antes, junto com a pasta de manteiga, ou salpicar depois com pimenta-do-reino, o que ficar melhor para você. Ah, quase me esqueci, após retirar da churrasqueira, deixe descansar de 5 a 10 minutos para não perder a suculência da cocção.
Alternativa criativa para assar cupim na churrasqueira desmanchando
Lembra que eu falei que dá para fazer cupim de tudo quanto é jeito? Então, se você quiser experimentar outra receita, você pode assar cupim no celofane. Para isso, faça os mesmos procedimentos, mas ao invés do alumínio, use celofane.
Inclusive, espete a peça de cupim com um espeto tradicional e dê 6 voltas de celofane. A ideia é fazer um embrulho como se fosse uma bala. Porém, o segredo é temperar e adicionar 350ml de cerveja dentro da embalagem.
Por fim, amarre bem as laterais e asse a 50cm da brasa em fogo brando por 3 a 4 horas. Fica muito bom também, mas na minha opinião, a receita anterior é o verdadeiro cupim na churrasqueira desmanchando, não tem comparação.
Não importa o método escolhido, cupim na brasa é uma carne que está em outro nível e agora você aprendeu os macetes, bom apetite. Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com os amigos e até a próxima!