Ao preparar o coxão duro na airfryer, você não só otimiza o tempo e reduz o uso de óleo, mas também consegue manter a suculência e o sabor da peça, só é necessário seguir algumas dicas.
De fato, a fritadeira elétrica se revela uma ótima aliada em diversas preparações culinárias, e ao contrário do que muitos pensam é possível criar pratos elaborados. Ela utiliza ar quente circulante para cozinhar os alimentos e, quando utilizada corretamente, cria uma crosta crocante enquanto mantém o interior suculento.
Além disso, com o coxão duro essa abordagem pode ser interessante, já que essa carne tende a ser mais dura devido à sua composição de fibras e o calor uniforme da airfryer ajuda a quebrar essas fibras, resultando em um corte mais macio.
Então, com um toque de criatividade nos temperos e acompanhamentos, você pode criar uma refeição completa, saudável e em um tempo reduzido. Quer saber como preparar? Continue a leitura.
Coxão duro na airfryer: Como fazer? Quanto tempo?
Nem todo mundo sabe, mas fazer o coxão duro na airfryer é uma ótima opção para obter um ponto mais rápido, com pouco ou nenhum uso de óleo, além de uma carne saborosa com uma crosta crocante.
Mas, vale importante ressaltar que os tempos e temperaturas podem variar dependendo do modelo do seu eletrodoméstico, do tamanho do corte e do ponto de cocção desejado.
Por isso, é sempre recomendável usar um termômetro de cozinha para garantir que a carne atinja o ponto ideal. Veja abaixo o passo a passo do preparo:
Ingredientes:
- Coxão duro (peça inteira ou em pedaços);
- Temperos de sua preferência (sal, pimenta, ervas, alho, etc.);
- Azeite ou óleo para regar a carne;
Observação: para esse preparo é recomendado o uso do papel alumínio. Mas é importante envolver a carne corretamente para garantir que o papel alumínio não se desprenda. Se isso acontecer pode danificar o seu aparelho, ou mesmo comprometer a sua segurança
Modo de preparo
- Inicialmente, comece temperando o coxão duro com sal, pimenta, outros temperos de sua preferência e regue com um pouco de azeite ou óleo. Em seguida, envolva a carne em papel alumínio. Deixe-o descansar por alguns minutos para absorver os sabores.
- Depois, ligue a airfryer e pré-aqueça a uma temperatura média-alta, geralmente em torno de 180-200°C. Após isso, coloque a carne na cesta. Deixe a carne cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos. O tempo de cozimento pode variar dependendo do tamanho e espessura da peça. É importante ir observando até chegar ao ponto de sua preferência.
- Após esse tempo, retire com cuidado o papel alumínio deixando mais 10 minutos, em média, para que a carne alcance uma crosta dourada. Lembre-se de virar a peça na metade do tempo de cozimento, para garantir um cozimento uniforme de ambos os lados.
- E se possível, verifique a temperatura interna da carne com um termômetro de cozinha. Se você preferir mal passado, uma temperatura interna de cerca de 57-60°C é ideal. Para bem passada, você deve atingir uma temperatura interna de cerca de 71-73°C
Sugestão de molhos
Apesar das muitas vantagens do uso da airfryer, é importante notar que ela pode deixar a carne um pouco mais seca se não for tomado cuidado. Uma estratégia eficaz para manter a suculência é fazer uso de molhos.
- Molho de Mostarda e Mel: Uma combinação de mostarda dijon e mel cria um molho agridoce que contrasta perfeitamente com a carne. O picante da mostarda se equilibra com a doçura do mel, adicionando um toque diferenciado à receita.
- Molho Chimichurri: Por sua vez, esse molho de ervas frescas, alho, vinagre e azeite traz uma explosão de sabor ao prato. Além disso, ele é cheio de aromas, adicionando um toque de frescor à carne.
- Molho Barbecue: Para quem ama esse clássico, saiba que ele também combina bem com o corte, acrescentando defumado e adocicado ao corte.
- Molho de Cogumelos: Outra opção é preparar um molho de cogumelos, utilizando cogumelos frescos ou secos, alho, creme de leite e temperos. Esse molho cremoso adiciona um toque especial ao prato.
- Molho de Vinho Tinto: Para uma escolha mais elegante, um molho de vinho tinto reduzido pode trazer uma sofisticação adicional ao coxão duro. Os sabores do vinho se combinam muito bem, criando uma combinação rica e deliciosa.
- Molho de Ervas Frescas: Um molho simples de ervas frescas picadas, azeite, alho e limão, também é uma ótima escolha. Vale a pena experimentar diferentes combinações de ervas, como manjericão, salsa, alecrim e tomilho.
- Molho de Alho e Limão: Por último, um molho de alho e limão pode adicionar um toque cítrico e picante ao preparo. Essa opção refrescante combina bem com o coxão duro.
Observação
Ao regar o coxão duro com um destes molhos antes e/ou depois do cozimento na airfryer, você pode garantir que a carne fique suculenta e repleta de sabor.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão:
Por fim, vimos que preparar o coxão duro na airfryer é uma excelente opção para economizar tempo, além de garantir o sabor e a suculência da carne. Também oferecemos sugestões de molhos que podem complementar muito bem o prato e fazer toda a diferença.
Com essas dicas em mente, não hesite em experimentar esse delicioso corte, acompanhado dos seus favoritos acompanhamentos e um molho que seja do seu agrado. Seja criativo ao personalizar o seu prato!
Gostaríamos muito de saber o que você achou dessa receita e das dicas. Por isso, compartilhe a sua opinião nos comentários abaixo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!