Por mais que a gente frequente boas churrascarias, nada melhor do que saber fazer costela na churrasqueira em casa. Parece que fica com um sabor ainda mais delicioso, concorda?
O único problema nesse cenário perfeito é que a costela costuma ser uma carne mais desafiadora no churrasco. Tem a questão do tempo, temperatura, corte certo e, sobretudo, da técnica ideal para assados impecáveis.
Por que você não aproveita este guia completo sobre a costela assada de maneira profissional? Claro, tudo com facilidade através de ótimas dicas. Confira!
Como fazer costela na churrasqueira sem segredos ou complicações
Nenhuma outra carne representa tão bem o churrasco brasileiro quanto a costela assada, né? Você pode preparar picanha, fraldinha, maminha, cortes gourmets, alcatra ou contrafilé e tantos outros, dificilmente se iguala.
Prova disso é a quantidade de costelarias que encontramos em todos os lugares. Aqui na minha cidade mesmo tem ao menos dois restaurantes especializados nessa iguaria bovina.
O que eu vejo nesse contexto, é que os estabelecimentos se alastram pelo receio de as pessoas assarem essa carne. Não há como negar, tem cortes mais simples, como o patinho para churrasco. Mas será que chegam perto da costela? É improvável, por isso, fique com o guia feito para você!
1. Qual a melhor costela para assar na churrasqueira?
Depois que vi que é possível fazer coxão mole ou coxão duro na churrasqueira parecer picanha, nada me surpreende. Em outras palavras, sabendo fazer você pode escolher qualquer uma das partes da costela, seja do dianteiro ou do traseiro.
Apesar disso, sempre existe aquele corte mais procurado, né? Nesse caso, estou falando da costela minga, também conhecida como ponta de agulha. Entre as suas principais características, destaco:
- Corte mais alto que sai diretamente da parte posterior da caixa torácica.
- Um diferencial é a proximidade com o filé mignon, o que ajuda nas qualidades.
- Localizada na parte superior da ponta de agulha, é a região com mais carne.
- Além disso, apresenta ossos menores e mais finos, o que dá a impressão de levar mais carne à grelha.
- Maciez, sabor e suculência resumem a costela minga.
E é justamente a minga que mostrarei como assar na churrasqueira, podemos dizer que é a costela para iniciantes, certo? Por outro lado, caso prefira você pode escolher a costela de ripa, mas essa exige mais tempo e técnicas específicas.
2. Como temperar costela para churrasco? Quais os melhores temperos?
Todo churrasco sempre tem aquele assunto que gera discussão. Algumas vezes é a escolha das cervejas, em outros momentos são os acompanhamentos para churrasco que dividem opiniões.
Contudo, nenhum outro assunto cria tanta divergência quanto o tempero escolhido para a costela. Criou-se a ideia de que costela só fica boa com sal grosso e fogo e que o restante é dispensável.
Dessa forma, saber como temperar costela para churrasco é mais uma escolha pessoal do que racional e lógica. Por exemplo, se você gosta de alho na carne, nada impede de usar a pasta de alho e tempero verde.
SUGESTÃO EXTRA: a costela rojão, como a minga também é conhecida, tem um bom nível de gordura e colágeno. Só que para tirar proveito dessa qualidade, é necessário um cozimento lento. Então, faça uma pasta com manteiga, alho e temperos naturais, e passe na costela enquanto assa!
3. Como assar costela na churrasqueira e ficar macia de maneira simples
Existem “N” formas de se assar uma costela na churrasqueira e esse é o motivo que costuma afastar as pessoas. Quem nunca viu churrasco de costela levar 8 a 10 horas assando, né? Ou ainda, a costela no bafo na churrasqueira, deliciosa, mas demorada.
Então, matutei bastante até encontrar um preparo que fosse mais rápido, e acredito ter encontrado. Sendo assim, se você pensa em costela na churrasqueira quanto tempo leva, faremos em aproximadamente 4 horas, que tal?
- Primeiro de tudo, deixe a brasa constante, mas branda.
- Feito isso, tempere sua costela com sal de parrilla.
- Espalhe sal na parte superior e nas laterais.
- Já na parte inferior, passe sal apenas sobre a carne e não nos ossos.
- A etapa inicial de assamento consiste em assar a parte superior e inferior entre 15 e 20 minutos.
- Lembrando, brasa branda e distância de 20cm da brasa.
- Em seguida, retire a costela da churrasqueira e faça um embrulho com alumínio, dê ao menos 5 voltas.
- A jogada de mestre é assar na parte mais alta da churrasqueira, numa caloria de 7 a 8 segundos.
- O tempo aproximado é de 3 horas e meia.
- Por fim, abra e verifique a obra de arte que você acaba de assar.
A costela fica tão suculenta que chega a escorrer, quase desmanchando. Mas ao mesmo tempo, fica firme a ponto de proporcionar aquela mordida de encher a boca. É simplesmente um arraso de sabor, você vai esbanjar técnica depois dessa.
“Esses dias atrás eu vi uma tal de costela uruguaia, dá para fazer desse jeito?”. Infelizmente não, pois esse tipo de costela é um assado diferente, e tema para outras conversas. Acompanhe o vídeo do preparo da costela na churrasqueira com um especialista:
DICA EXCLUSIVA: nunca faça isso senão sua costela fica dura!
Para olhos inexperientes, pode parecer uma grande besteira colocar no papel-alumínio por 3 horas e tanto, né? Afinal, se nós aprendemos como selar a carne na churrasqueira, por que não terminar o preparo assim mesmo?
A costela minga, assim como a maioria dos cortes, possui uma grande quantidade de colágeno entremeado, que traz sabor fantástico. Entretanto, colágeno e alta caloria não são lá grandes amigos, se é que você me entende.
Assim sendo, se você assa a carne direto no fogo, principalmente em fogo alto, você literalmente mata o colágeno. Como resultado, ele enrijece e a partir disso é impossível reverter o processo. Logo, a costela fica mais firme que sola de sapato.
Portanto, inicie a cocção em brasa fraca e aumente apenas quando embrulhar no alumínio!
Como dar um sabor defumado à costela assada na churrasqueira?
Se a costela no churrasco já é maravilhosa apenas com carvão, imagine colocar a lenha certa para churrasco? Apenas quem já provou churrasco feito com lenha sabe como é sensacional o sabor de defumado alcançado.
“Nossa, mas onde vou arrumar essas lenhas todas especiais aí?”. Aí é que está o melhor da coisa, não é preciso nenhum tipo de lenha especial. Pelo contrário, a lenha de eucalipto, recomendada para iniciantes, é encontrada em todo lugar com bom preço.
No entanto, minha recomendação para você é usar pequenos pedaços de lenha de árvore frutífera, como a lenha da laranjeira. Esse tipo de lenha macia queima rapidamente e libera uma fumaça que aromatiza com a defumação perfeita!
Seu próximo churrasco terá uma deliciosa costela na churrasqueira
Vai dizer que você não tomou a iniciativa de preparar a costela na churrasqueira que faz inveja até no vizinho? Afinal, com a receita de hoje, mais as dicas para aprimorar o assado, duvido alguém não bater no seu portão.
Fico só no aguardo de que você consiga tirar o máximo de vantagens possível do conteúdo de hoje.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se foram valiosas para você, aproveite e compartilhe com pessoas próximas. Vai que surge um convite para aquele churrasco com os amigos, né? Até a próxima!