A costela de ripa é tão saborosa e suculenta, que você precisa aprender a fazer na churrasqueira, forno e pressão.
Dessa forma, dificilmente você terá desculpas para não preparar esse corte magnífico, faça chuva ou faça sol. Ainda que falemos da mesma carne, cada preparo deve ser executado de uma maneira bem única, para valorizar suas qualidades.
Sendo assim, descubra o segredo dos melhores preparos com costela, veja como aproveitar ao máximo suas receitas. Não deixe de acompanhar, está imperdível!
Costela de ripa: descubra o segredo para fazer na churrasqueira, no forno e na pressão
O ponto mais importante acerca do preparo da costela ripa é o tempo de cozimento, bem como temperatura. Diferentemente da costela minga, que fica mais macia em menos tempo, a ripa exige um preparo mais lento para amolecer suas fibras.
A razão para isso está na estrutura e nas suas características, visto que está localizada na parte superior do animal. Por conseguinte, sua proximidade com o dorso faz com a costela seja influenciada pela movimentação do animal.
Como resultado, encontramos uma carne com menos gordura, ossos maiores e ligeiramente firme. Entretanto, nada disso a torna ruim. Pelo contrário, é uma carne maravilhosa, mas que pede um “carinho” a mais no preparo.
Apenas como curiosidade, a ripa é considerada a parte mais nobre de toda a costela traseira. Dessa maneira, quando falamos em preparos diferentes, pode apostar que cada detalhe conta muito para um resultado satisfatório.
1. Como fazer costela de ripa na churrasqueira + dicas preciosas que fazem diferença
Tem gente que fala que enquanto você não prepara costela na churrasqueira, você não se consagra como um bom churrasqueiro. Isso porque costela é um dos cortes mais tradicionais, sendo uma das melhores carnes para churrasco.
- 1 costela ripa de 1kg aproximadamente
- Sal grosso a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeite para umedecer a carne (opcional, mas faz diferença)
- Espeto duplo ou simples (prefira o duplo para facilitar sua vida)
Modo de preparo rápido
- Primeiramente, coloque a costela numa tábua.
- Agora, entre com o espeto precisamente acima dos ossos.
- Com um movimento firme, pressione a parte superior da carne e force o espeto.
- É fundamental transpassar rente ao osso até varar do outro lado.
- Em seguida, adicione o azeite e espalhe o sal grosso, pode colocar bastante porque não fica salgado.
- Depois disso, salpique pimenta-do-reino e vamos assar.
- Nos primeiros minutos, coloque a carne próxima do braseiro forte com os ossos virados para baixo.
- A intenção aqui é selar e dourar, na sequência, vire a carne e sele do outro lado.
- Suba a carne para o braseiro fraco com os ossos para baixo.
- Por último, deixe assar lentamente até que os ossos comecem a aparecer, indicando que está chegando no ponto certo.
Essa é uma churrasqueada rápida, portanto, a peça precisa ser menor e o fogo pode ser um pouco mais agressivo. “Ah, mas eu queria a carne desmanchando, daquelas de churrascaria”. Sem problemas, basta colocar a carne no alto e deixar em fogo brando.
Por consequência, a costela assa lentamente e as fibras ficam mais macias, mas daí, pode reservar boas horas do seu dia. Afinal, esse tipo de assado demora bastante.
SUGESTÃO EXTRA E DIFERENTE: utilize alumínio e cerveja na sua costela!
Se você nunca fez costela, mas sempre quis usar alumínio, chegou o seu momento. Como na receita anterior nós assamos diretamente no fogo, por assim dizer, agora vamos de alumínio.
Dessa forma, você precisará de uma costela de 1,5kg, 1 lata de cerveja clara, sal grosso a gosto e papel-alumínio. Logo, espete a costela acima dos ossos e tempere com sal grosso a gosto.
Feito isso, enrole bem o papel-alumínio, tomando cuidado para fechar muito bem a base. Em seguida, despeje a cerveja e feche a parte superior da “embalagem” com a costela. Leve ao fogo médio com os ossos para baixo por 1 hora.
O segredo é virar a carne e assar por mais 30 minutos com a carne voltada para a brasa. Por último, retire o alumínio e asse apenas para dourar, olha que fácil, né? É porque você ainda não viu o resultado, fica irresistível.
DICA EXTRA: essa sugestão é parecida com a costela no bafo na churrasqueira, devido ao alumínio. E um bom acompanhamento nesse momento, é um delicioso arroz à grega, com cenoura, milho, ervilha e um toque de salsinha fresca!
2. Como preparar costela ripa no forno de forma suculenta e fácil?
Quem sou eu para dizer que o preparo na churrasqueira é trabalhoso, tendo em vista o resultado do assado. Porém, admito que muitas vezes opto pelo assado no forno, pois acredito ser menos trabalhoso, e a costela fica esplêndida.
Ingredientes
- 1 costela de 3kg
- 2 cebolas cortadas em rodelas grossas
- 200g de bacon em fatias médias
- Sal grosso a gosto
- Azeite e pimenta-do-reino a gosto
- Celofane próprio para assar de folha dupla (aquele plástico para assar carne)
Modo de preparo
- Abra o celofane numa bancada e coloque metade das rodelas de cebola formando assim uma cama.
- Em seguida, ajuste a carne sobre a cebola e espalhe sal grosso suficiente para pegar em tudo.
- Agora, arrume bem certinho o bacon sobre a carne, bem como o restante da cebola.
- Nessa etapa, o último passo é besuntar com azeite e salpicar pimenta-do-reino.
- O pulo do gato agora, é enrolar muito bem no celofane, de modo a formar um “bombom” com a costela.
- Feito isso, dobre e amarre as pontas, lembrando de pré-aquecer o forno por 10 minutos a 200°.
- Com isso, coloque o bombom numa assadeira e leve para assar a 200° por 3 horas.
- Após esse tempo, abra a embalagem e transfira para uma outra assadeira, passando junto a cebola e o bacon.
- Finalize por mais 1 horinha a 190° ou 200° até notar que ganhou aquela cor fenomenal de costela assada.
Portanto, é uma receita que leva 4 horas aproximadamente, mas que não dá trabalho algum. O ingrediente principal na costela de ripa no forno é a paciência. Paciência para suportar o aroma de carne assada que incendeia a casa, veja um vídeo bacana:
3. Como cozinhar costela de ripa na pressão + sugestões especiais para um cozimento perfeito
Alguma vez você já se perguntou qual a melhor carne para fazer carne de panela? Então, se você pensou em costela, saiba que acertou em cheio, pelo menos para mim. Não há nada mais satisfatório, rápido e saboroso do que a costela na pressão.
Entretanto, algumas pessoas têm medo de fazer, de ficar dura, de queimar, isso e aquilo. Porém, saiba que dá para fazer uma receita que não leva nem água, você acredita? E é justamente essa que mostrarei para você, já vai separando aí:
- 1kg de costela de ripa
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 6 cebolas cortadas em rodelas médias
- 5 dentes de alho grandes
- 1 pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes
- 4 batatas cortadas ao meio
- 6 dentes de alho em pasta
Olha só que facilidade, tempere a carne com sal, pimenta e a pasta de alho. Claro, você ainda pode escolher outros temperos naturais para carne, para dar aquele toque ainda mais caseiro. Lembre-se de espalhar bem os temperos na peça.
Em seguida, espalhe metade da cebola no fundo e coloque a carne com os ossos para baixo sobre a cebola. Depois é só complementar com o restante da cebola, alho, um toque de sal e a pimenta dedo-de-moça.
Por fim, ligue em fogo médio para alto e tampe a panela. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 40 minutos. Após esse tempo, abra, tire a carne e as cebolas, coloque batata e cozinhe na pressão por 4 minutos.
Viu só como é fácil fazer na pressão? Não tem preocupação sobre quanto tempo demora para cozinhar costela de boi na pressão, a receita está na mão.
Costela de ripa é pau para toda obra e agora você sabe diversificar os preparos!
Não importa o preparo, sempre que puder, aposte na costela angus para uma experiência única. A costela do gado angus consegue ser ainda mais saborosa do que o tradicional gado nelore.
Seja pela gordura entremeada, maciez diferenciada ou sabor incomparável, você precisa experimentar. Inclusive, agora você domina todos os preparos, menos costela de boi na airfryer, que fica para uma próxima oportunidade, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe-o nas redes sociais, combinado? Até a próxima!