Conhecer os segredos da costela de porco assada no forno com papel-alumínio, não só permite criar receitas únicas, como economiza tempo nos preparos.
Devido ao ambiente propício criado pela alta temperatura e abafamento do alumínio, qualquer receita de costela pode chegar ao ponto de desmanchar e soltar dos ossos, mas para isso acontecer, existem certas “técnicas” que você precisa aprender.
Pensando nisso, selecionei dicas fantásticas e vou mostrar como fazer a costela perfeita aí mesmo em seu forno, é só acompanhar. Vamos lá?
Como fazer costela de porco assada no forno com papel-alumínio?
O primeiro passo é definir qual será a receita preparada, pois existem incontáveis formas de assar uma boa costela. Seja ao diferenciar nos temperos ou incluir componentes como batata e legumes, tudo vai muito bem no “vapor” do forno.
Dessa maneira, vou sugerir uma receita bem bacana, prática e com um sabor que marcará sua mente, veja os ingredientes:
- 1kg de costela;
- 2 colheres (sopa) de vinagre;
- 4 colheres (sopa) de mostarda;
- 5 dentes de alho processados;
- Sal, pimenta-do-reino e páprica a gosto;
- 1 cebola grande;
- 2 batatas cortadas em formato de barca (opcional).
1. Primeiros cuidados com a peça da costela
Por mais que você peça ao seu açougueiro ou tenha cuidado extra para escolher a costela, geralmente há “rebarbas” que precisam ser excluídas. Nesse contexto, a principal delas é a pele que envolve a parte do osso da costela.
E por que é importante você tirar? Bom, além de atrapalhar na hora de comer a costela, essa pele parece uma capa que impede a carne de absorver corretamente os temperos, pois atua como uma película.
Com isso, o ideal é tirar essa membrana, mas é fácil: com ajuda de uma faca de ponta fina, faça um pique no canto mais grosso da costela e vá puxando até sair por completo.
2. Preparando o tempero cremoso para besuntar a costela
Esse é um dos processos mais importantes, visto que é a mistura de sabores que irá preencher a carne com sabor e um gostinho de quero mais. Assim sendo, siga o passo a passo:
- Em uma tigela, coloque o vinagre e a mostarda, misture.
- Agora acrescente alho processado e misture
- Em seguida, junte pimenta-do-reino, sal e páprica.
- A textura precisa ficar cremosa no ponto certo, pois iremos passar esse mix em toda a superfície da costela.
Estas sugestões de tempero são inteiramente a gosto, isto é, você pode mudar, substituir, retirar e acrescentar quaisquer outros elementos que prefira.
Uma sugestão de ouro de tempero para carne de porco que cai como uma luva, é incluir o Lemon Pepper, a fim de conferir um sabor puxado ao cítrico.
3. Temperando a costela para máximo sabor
Antes de espalhar o tempero na costela, uma boa dica é espalhar suco de limão sobre a carne e marinar por alguns minutos. Essa estratégia garante que a carne vai puxar o restante dos temperos, além de aumentar a maciez.
Em seguida, pegue o tempero que misturou e espalhe pela costela. Deixe descansar novamente por alguns minutos.
DICA EXTRA: outro ponto que você deve considerar é fazer uma marinada mais longa. Para isso você também pode usar mais vinagre, suco de limão, cerveja puro malte ou preta, além de vinho branco. O certo é marinar por 2 horas.
4. Leve ao forno devidamente embalada pelo tempo ideal
Chegamos à parte boa, que é embrulhar e levar ao forno. Mas antes disso, forre o fundo da travessa com cebola em rodelas, formando uma cama. Coloque a costela sobre as cebolas, passe as batatas cortadas no restante do molho que sobrou e posicione-as nas laterais da carne.
Por último, embrulhe a forma no papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200° por 40 minutos. Depois desse tempo abra o alumínio, regue a carne com o caldo e leve novamente por cerca de 20 a 30 minutos, apenas para dourar.
Você sabe que está no ponto certo quando a carne se desprende com facilidade dos ossos. Se eu você fosse, não esperaria mais nenhum minuto para degustar essa delícia que derrete na boca! Acompanhe os detalhes da receita no vídeo a seguir:
6 receitas de costela de porco assada no papel-alumínio
Lembra que mencionei como este assado é prático? Então, para reafirmar isso, selecionei sugestões de receitas com outros temperos, acompanhamentos para carne de porco e métodos únicos, confira:
- Costela de porco ao molho barbecue com mostarda escura.
- Costela de porco assada no forno com marinada de cerveja preta e mandioca gratinada.
- Receita de costela suína assada no papel-alumínio temperada com vinho tinto e cogumelos.
- Receita de costela suína com tempero de mel e laranja + legumes grelhados no molho que sobrou do assado.
- Sugestão diferente de costela de porco com quiabo cremoso e milho assado.
- Sugestão de costela de porco no papel-alumínio com molho oriental de shoyu e gergelim.
A costela está descongelada e os temperos já estão na bancada? Que tal experimentar alguma dessas sugestões, a fim de preparar sua melhor versão de costela de porco assada no forno com papel-alumínio?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para auxiliar outras pessoas. Até a próxima!