Costela de boi no forno: Aprenda a receita que desmancha

A boa costela de boi no forno é aquela que desmancha na boca e que parece manteiga de tão macia. Você sabe o caminho certo para essa receita?

Provavelmente não existe um corte bovino tão apreciado quanto a costela. Isso porque dá para fazer na churrasqueira, no bafo, na pressão e, pasme, na airfryer, acredita? Porém, é uma carne com alguns segredos para ficar bem macia e suculenta.

Que tal conferir dicas diferentes de tudo o que você já viu por aí? Quer aprender a receita que derrete na boca? Então, abra a mente a novas possibilidades e vamos lá!

Costela de boi no forno: aprecie uma receita que desmancha na boca

A costela bovina se configura facilmente como uma das melhores carnes para churrasco, e isso é incontestável, concorda? Apesar de levar boas horas para ficar pronta, o resultado é pura satisfação, sabor, maciez e muitos elogios.

Por outro lado, o preparo no forno não fica atrás e, sabendo os macetes da receita, pode apostar, fica extraordinário. Dessa forma, acredito ter encontrado a receita perfeita, fácil, leva poucos ingredientes e o resultado é uma explosão de sabores.

Ingredientes

  • 4 kg de costela de boi (janela da costela);
  • Sal grosso a gosto;
  • Azeite para umedecer a carne;
  • Pimenta-do-reino, chimichurri, manjericão e páprica defumada a gosto.

Modo de preparo certeiro

  1. Retire a carne da geladeira com 30 minutos de antecedência e pré-aqueça o forno a 220°.
  2. Agora, seque a peça com papel-toalha para que o tempero seja absorvido com facilidade.
  3. Em seguida, faça cortes na parte alta da carne e repita no sentido oposto, criando um quadriculado.
  4. Depois disso, espalhe uma camada generosa de sal grosso apenas na parte de cima.
  5. Na sequência, besunte com bastante azeite para ajudar a dispersar os temperos.
  6. Feito isso, salpique o restante dos temperos e massageie a carne.
  7. Numa assadeira grande, posicione a costela no centro.
  8. Para finalizar essa etapa, enrole de 3 a 4 voltas de papel-alumínio.
  9. Então, leve a costela ao forno por 5 horas a 220°, pois falamos de uma costela de 4kg.
  10. Passado esse tempo, espete uma faca ou palito de churrasco antes de tirar o alumínio.
  11. Se a faca entrar com facilidade, a carne está no ponto, do contrário, deixe mais alguns minutos.
  12. Por fim, se abrir e notar que está pouco dourada, volte sem alumínio por mais 15 a 20 minutos.

Prontinho, depois de tanto tempo investido, é o momento de degustar uma carne que desfia e desmancha no paladar. “Tudo bem, mas por que essa receita faz a carne desmanchar, ou seja, por que é diferente das outras receitas?”.

SEGREDO REVELADO: veja como fazer a costela de boi desmanchar!

Acho fundamental e, sobretudo, interessante abordar o lado técnico das receitas, pois é entendendo a lógica que alcançamos os resultados. É o caso de quem sempre se pergunta quanto tempo demora para cozinhar costela de boi na pressão.

Em poucas palavras, há uma explicação plausível para demorar tanto tempo assim. No caso do forno, saiba que quanto mais tempo você deixar, principalmente com alumínio, mais macia a costela fica.

Vale ressaltar que não é para assar demais, mas sim acompanhar o cozimento que, na costela, é imprescindível ser longo. Quer encurtar o tempo? Então, ao invés da costela de 4kg, invista numa peça menor, digamos, com 2kg.

Nesse sentido, o tempo cai de 5 horas para 2 horas e meia aproximadamente. Inclusive, se você tiver tempo sobrando, é interessante cozinhar em temperatura menor e por mais tempo. Aí sim sua costela de boi vai ficar derretendo de macia!

DICA EXCLUSIVA: macete simples para evitar que o alumínio grude na carne!

Quem costuma fazer costela de boi vai se identificar com esse pequeno “problema” no preparo. Já aconteceu de você assar corretamente, mas o alumínio se “fundir” à carne? E depois é aquele sacrifício para tirar pedaço por pedaço?

Então, isso acontece porque a costela possui um nível de gordura elevado. Não à toa, é uma das melhores carnes para churrasco com gordura. Desse modo, a gordura acaba selando no alumínio e o acabamento não fica bacana. O que fazer?

  1. Em costelas maiores, como a receita anterior, provavelmente ficará parte da carne para fora da assadeira.
  2. Com isso, ao colocar o alumínio, ele acaba encostando na gordurinha e grudando.
  3. Para resolver isso, quebre um palito de churrasco grosso em três partes.
  4. Em seguida, espete na parte mais alta da peça, deixando um pedaço do palito sobressalente.
  5. Apenas com isso você evita que o alumínio grude na carne.

Como resultado, sua carne assada no forno ficará linda, além de deliciosa e livre de resquícios de alumínio, perfeito, né?

3 dicas que garantem a costela de boi mais macia que já experimentou

Certamente você sabe que cada receita guarda processos únicos que, combinados, favorecem carnes muito mais macias, não é? Por exemplo, agora você entende sobre o tempo em relação à temperatura.

Contudo, dentro disso há fatores mínimos que podem ser aprimorados, a exemplo do tempero ou da parte da costela escolhida. Sendo assim, vamos abordar rapidamente três pontos que vão turbinar ainda mais as suas receitas!

1. O que é bom para temperar costela bovina?

Sempre que eu mostro como temperar costela, normalmente é para churrasco, visto que é o método mais preparado. Em contrapartida, as pessoas ficam com receio de mudar ou tentar sabores novos, em especial no assado de forno.

Entretanto, a costela aceita bem os temperos naturais, ou seja, você não precisa ficar apenas no sal grosso básico. Pelo contrário, o ideal, na minha opinião, é escolher boas especiarias e condimentos, essencialmente ao comprar costela fresca.

Dessa maneira, estou falando de açafrão, páprica, ervas finas, manjericão, tomilho, alecrim, pimenta branca, alho em pasta e cebola ralada. Daí você pode misturar tudo com azeite ou com uma deliciosa colherada de manteiga!

2. Qual a temperatura do forno para assar uma costela fantástica?

costela de boi no forno

Na nossa receita, mostrei que a temperatura era de 220°, certo? Porém, essa temperatura funciona melhor com carnes pesadas, como a costela de 4kg. Já em cortes menores e mais leves, o ideal é diminuir a temperatura, veja uma comparação bacana:

  • Temperatura alta/tempo: aqui falamos de temperaturas que variam entre 220° e 250°. Tais temperaturas são mais recomendadas para costelas grandes, que devem levar entre 4 e 5 horas e meia.
  • Temperatura média/tempo: variando entre 190° e 210°, é a temperatura ideal para assar costela. Com isso, se a peça tiver 3kg, asse a 210° até ficar ultra macia e suculenta, cerca de 3 horas.
  • Assando em temperatura baixa/tempo: as temperaturas baixas são recomendadas para quem não tem pressa. Isso porque aumenta o tempo de cozimento, falamos de temperaturas entre 170° e 190°.

Uma coisa relevante, é que no alumínio todo preparo acaba se tornando costela no bafo, por assim dizer. Por conseguinte, uma cocção mais lenta tende a deixar a carne ainda mais macia, só leva mais tempo!

3. Qual é a melhor parte da costela para assar?

Hoje em dia encontramos nos açougues uma grande variedade de cortes. A começar pelos cortes de carnes americano, que regem o mercado brasileiro. E falo isso porque a costela é um dos cortes preferidos e que mais passa por transformações.

Em contrapartida, no tradicional açougue costumamos encontrar:

  1. Costela ripa: essa é a parte preferida e mais consumida. Chamada de janela da costela, se localiza no centro da costela, é macia, suculenta, tem fibras maleáveis e sabor incomparável.
  2. Costela minga: essa é a famosa ponta do peito, que é um corte mais alto e aparenta mais suculência. Entretanto, a carne é mais rígida e com fibras mais firmes. O tempo de cocção geralmente é maior.

A costela de boi no forno bem-feita consegue superar qualquer preparo!

Seguindo as dicas e colocando todo cuidado no preparo, tenha certeza de que a costela de boi no forno surpreende. Mas é aquele negócio, paciência é uma grande virtude no preparo, costumo dizer que é o ingrediente primordial.

Portanto, vá em frente, prepare sua versão de costela bovina assada e tenha uma refeição de comer de olhos fechados.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas que você acha que podem ajudar. Para isso, utilize suas redes sociais, tenho certeza de que você vai auxiliar alguém com a mesma dúvida. Até a próxima!